Home / Natureza / Em que Ano Surgiu a Ferradura? Qual a sua Origem e História?

Em que Ano Surgiu a Ferradura? Qual a sua Origem e História?

Muito antes da invenção do motor a vapor ou das rodas giratórias, havia uma invenção humana que revolucionou os antigos meios de comércio, transporte e guerra: a ferradura.

De fato, a invenção da ferradura veio da necessidade. Aproximadamente na mesma época em que os humanos descobriram a domesticação dos cavalos, eles imediatamente entenderam a necessidade de proteger os pés do animal. O objetivo era aproveitar ao máximo o passeio.

Se você quer embarcar nessa interessante história, leia o artigo até o final e descubra coisas inimagináveis sobre esse objeto!

Um Pouco da História da Ferradura

As formas mais antigas de ferraduras podem ser encontradas já em 400 a C. Os materiais utilizados variavam entre plantas, couro cru e engrenagens de couro, chamadas de “hipposandais” pelos romanos.

Na Ásia antiga, os cavaleiros equipavam seus cavalos com sapatos feitos de plantas trançadas. Os sapatos não eram apenas para proteção, mas também para aliviar os ferimentos existentes que o cavalo poderia ter sofrido em suas atividades.

Primeira Ferradura da História
Primeira Ferradura da História

Em várias partes do norte da Europa, conhecidas por seu clima frio e úmido, os animais achavam difícil chegar ao terreno. Isso deu origem ao artesanato de pregar sapatos de metal nos séculos VI e VII.

Essas evidências arqueológicas encontradas em todo o mundo apontam para o fato de que civilizações antigas estavam cientes da necessidade de equipar os cascos de seus cavalos com algum tipo de equipamento de proteção. Esses protótipos de engrenagens para os pés se tornaram o precursor dos calçados modernos usados ​​hoje em dia para proteger os cascos de equinos.

O Motivo da Invenção

A invenção da ferradura resultou de animais de trabalho, como cavalos, sendo expostos a condições adversas diariamente. Isso levava a quebras ou danos excessivos em seus cascos. Ao fornecer proteção suficiente contra objetos pontiagudos no solo e o estresse constante de viajar centenas de quilômetros todos os dias, os animais se tornaram mais utilizáveis ​​por períodos mais longos.

Produção de Ferraduras
Produção de Ferraduras

Outra razão pela qual a invenção das ferraduras se transformou em um momento crucial na história é o fato de que os cavalos equipados com equipamentos de proteção para os pés correm mais rápido do que os em estado selvagem. Por exemplo, foi comprovado que a ferradura de alumínio alivia o peso de mover os pés.

Ela protege os pés das quebras e permite que o bicho se mova alguns segundos mais rápido. Isso pode significar a diferença entre ganhar e perder em um evento de corrida.

Mais Informações Acerca do Histórico do Objeto

A história das ferraduras é uma narrativa complicada, pois os historiadores acham difícil concordar com vários relatos de quando elas surgiram. Ferraduras de ferro fundido são particularmente difíceis de datar, especialmente quando esses materiais eram geralmente reaproveitados para criar armas e outras formas de artesanato em metal.

Isso resultou em achados arqueológicos tão escassos que o início de tal prática se tornou difícil de provar. Até a história da domesticação de animais da espécie é um assunto complicado. O consenso em curso é que os equinos foram montados pela primeira vez por volta de 3500 a C.

Ferraduras em Cavalos de Guerra
Ferraduras em Cavalos de Guerra

Por volta de 2500 a C, os cavalos de guerra normalmente amarrados em carros eram amplamente utilizados. Eles tinham que ser equipados com algum tipo de equipamento de proteção para os pés feito de couro.

De qualquer forma, a prática da ferradura tornou-se difundida em 1000 d C, principalmente na Europa. Os sapatos foram feitos de ligas de bronze leves, caracterizadas por uma estrutura de forma recortada e seis orifícios para as unhas.

Com o tempo, essa forma desapareceu gradualmente. Dois furos de unha foram adicionados ao design. Isso resultou em uma estrutura mais ampla e pesada. Até o século XIV, ferraduras tornaram-se uma mercadoria comum. Começaram a ser vendidas em grandes quantidades na Europa medieval. Os sapatos especializados foram projetados para cavalos usados ​​em diferentes situações, como comércio, transporte ou guerra.

A Produção e o seu Auge

Não foi até o início da Revolução Industrial que a produção da ferradura atingiu seu auge. O século XIX viu o surgimento de máquinas capazes de produzir ferraduras em massa que davam uma enorme vantagem na guerra. E em 1835, uma máquina de fabricação de ferraduras foi patenteada pela primeira vez nos Estados Unidos. A máquina era capaz de produzir 60 unidades por hora.

Durante a Guerra Civil Americana, a produção de ferraduras acabou sendo uma vantagem significativa para a vitória dos exércitos do norte, quando adquiriram uma máquina de produção.

Cavalo de Guerra - Ferradura e Equipamentos de Proteção
Cavalo de Guerra – Ferradura e Equipamentos de Proteção

Cavalos devidamente equipados com equipamentos de proteção tiveram um desempenho melhor no campo de batalha. Isso se comparados cavalos sem a ferradura. Tal ação levou à derrota das forças do sul na década de 1850.

No início dos anos 1900, as ferraduras equestres tornaram-se um sucesso comercial, devido a um mercado estável trazido pelo surgimento da equitação como esporte. Foi durante os Jogos Olímpicos de 1900 que o hipismo foi introduzido no mundo como um esporte competitivo. Uma nova era surgiu para ferraduras e uso de equinos em geral.

Os Materiais da Ferradura

Desde essa época, uma grande variedade de materiais tem sido usada em ferraduras. Mas, ao longo da história moderna, elas foram feitas em grande parte de aço e alumínio.

Verificou-se que as ferraduras feitas de aço são mais duráveis ​​e mais baratas em comparação com as de alumínio. Com o surgimento do esporte equestre, e as corridas de cavalos, surgiu a necessidade de objetos mais leves. Isso permitiu que os cavalos se movessem mais rapidamente, oferecendo proteção suficiente contra a quebra dos cascos.

Os cavalos usados ​​em hipismo são melhores com ferraduras de alumínio, pois o material permite uma ação de varredura maior. Por outro lado, é melhor usar o material aço em cavalos usados ​​nos eventos de desempenho. No entanto, algo importante a ser ressaltado é que qualquer tipo de material afeta significativamente o comprimento e a suspensão da passada.

De fato, a história da ferradura passou por grandes momentos. Demonstra o escopo da engenhosidade humana e prova que a necessidade é a mãe de toda invenção.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *