Home / Natureza / O Que Quer Dizer IVAS? Como Ela Acontece?

O Que Quer Dizer IVAS? Como Ela Acontece?

Elas estão presentes na vida de todas as pessoas, entretanto, poucos sabem o que significa IVAS.

IVAS é a abreviação para Infecções das Vias Aéreas Superiores. Se caracteriza por uma série de doenças e sintomas na respiração. 

Veja a seguir quais são as principais doenças das IVAS, como acontecem e saiba como combatê-las. 

Ivas: Entenda O Que São

As IVAS nada mais são do que doenças causadas na via respiratória. Elas podem ter origens de diferentes maneiras, isso porque a respiração e as decorrentes infecções são causadas por inúmeros motivos. 

Provavelmente, todas as pessoas já passaram pelas IVAS, pois é algo comum e as doenças podem muito ou pouco graves.

Elas ocorrem sobretudo nas vias respiratórias, ou seja, engloba todos o sistema respiratório, desde o nariz, a laringe, faringe, garganta, etc.

Vale lembrar que as doenças são causadas sobretudo por vírus, bactérias, que estão presentes no ar e são contraídos pelo organismo, causando infecção e mal estar.

Muitas vezes, uma pequena doença, pode ser o início de algo mais grave. Sendo assim, independente do grau da infecção, ela deve ser tratada e de preferência, com urgência. 

Seja com medicamentos, tratamentos, ajuda de especialistas, enfim, o ideal é não deixar que a doença se agrave e torne-se algo mais prejudicial ainda. 

As IVAS (Infecções das Vias Aéreas Superiores) podem ocorrer tanto em adultos, quanto em crianças. Nos pequenos, algumas vezes, elas possuem até um certo grau de benefícios, pois ajudam e auxiliam a eliminar outras bactérias. 

As doenças ocorrem sobretudo na época de frio e vento, onde um maior número de bactérias são encontradas no ar e são contraídas com mais facilidade. Ou seja, aqui no Brasil, o período de maior contração de IVAS é entre os meses de Maio, Junho e Julho. 

Sendo assim, é preciso ficar atento aos decorrentes sintomas e sempre evitar que eles ocorram, por isso, em épocas mais friorentas, é preciso se agasalhar muito bem, evitar ficar molhado e sempre que possível, evitar sair de casa. 

E se contrair qualquer doença das IVAS, o ideal é que busque por ajuda de especialistas e não hesite em ir ao médico para evitar que o quadro da doença piore. 

Mas afinal, quais são as doenças caracterizadas como IVAS? Veja abaixo e saiba se você já contraiu ou não alguma delas.

Quais as Doenças IVAS?

As doenças classificadas como IVAS são muitas, elas podem ser desde uma simples gripe, um incômodo resfriado até algo mais sério e grave, como é caso de meningites. 

Veja a seguir quais são as doenças: 

Gripe

Quem nunca pegou uma gripe? É um incômodo, o nariz escorre, as vias nasais ardem, o corpo fica quente, com febre, ocorre tosse e espirros frequentes. 

A principal causa da gripe é um vírus denominado como Influenza, ele age no organismo humano e faz um “estrago” por onde passa. A pessoa fica sem motivação, mole, com a cabeça pesada, sem conseguir sair da cama. 

Vale lembrar que a gripe é um sintoma comum, assim como o resfriado, porém, eles são diferentes.

Gripe
Gripe

A gripe pode ser resolvida com medicamentos, cuidados específicos e repouso. Mas não hesite em procurar por ajuda de especialistas, pois uma simples gripe pode tornar algo maior e mais prejudicial. 

Resfriado

Muitos confundem o resfriado com a gripe, isso porque os sintomas são parecidos. Porém, o resfriado apresenta sintomas como: espirros frequentes, coriza, febre e dor de garganta. 

Muitas vezes ele é menos prejudicial do que a gripe e pode ser resolvido com medicamentos, limpeza nasal, consumo de líquidos, água, etc.

Resfriado
Resfriado

Laringite

A Laringite é a inflamação que ocorre na Laringe e deve ser tratada com urgência para evitar que o quadro se agrave. 

Ela ocorre sobretudo em crianças, que possuem o sistema imunológico mais vulnerável e estão mais propensas a contraírem determinadas doenças. 

Os principais sintomas são: rouquidão, obstrução das vias aéreas e desconforto na respiração.

Laringite
Laringite

Os principais causadores da Laringite são os vírus Parainfluenza I, Parainfluenza II e o vírus sincicial.

Amigdalite

A amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ela causa muito desconforto na hora de engolir, desde alimentos até líquidos, também febre, mal estar e dores de garganta.

Amigdalite
Amigdalite

Se não for tratada com urgência e rapidez, pode resultar em febre alta, calafrios, dores de garganta, etc. 

Ao aparecerem os primeiras sintomas, o ideal é que busque por um médico para saber qual doença está se manifestando pelo corpo. 

Otite

Otite
Otite

A Otite manifesta-se sobretudo no ouvido, e majoritariamente em crianças. Existem diferentes sintomas que podem representar a manifestação de Otite. 

Desde inflamações no ouvido, dores frequentes ao mamar e choro constante. O indicado é busque sempre por médicos para evitar que o quadro se agrave. 

Apesar de ser mais comum em crianças, a Otite se manifesta também em jovens e adultos. 

Rinossinusite

Rinossinusite
Rinossinusite

A Rinossinusite apresenta muitos sintomas semelhantes ao resfriado e gripe. Febres, dores de cabeça, dores no corpo, secreções, etc. 

Ela manifesta-se nos pequenos intervalos de tempo, em apenas 5 dias se não for tratado pode piorar o quadro e aumentar a intensidade dos sintomas. 

Assim como as outras doenças, o mais indicado é que procure um especialista e realize um diagnóstico para saber qual de fato é a doença contraída. 

Como Acontecem as IVAS?

Agora que você já sabe quais são as principais doenças IVAS e o significado delas, está na hora de saber como elas ocorrem e se manifestam no corpo humano. 

As IVAS são contraídas sobretudo pelas vias nasais e respiratórias, de modo que quando a pessoa afetada respira um ar de má qualidade está propensa a contrair as doenças. 

As principais causas das IVAS são: 

  • Frequentar lugares aglomerados, com muitas pessoas;
  • Fumaça do cigarro;
  • Contato frequente com animais;
  • Exposição a poluição;
  • Frequentar creches ou lugares com outras crianças doentes.

É claro, não existe um consenso e uma causa específica para as doenças IVAS, são muitas as maneiras de contraí-las e por isso é preciso cautela, cuidado e muita atenção. 

Em qualquer sintoma, seja em adulto ou criança, não hesite em buscar ajuda de especialistas e realizar um diagnóstico. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *