Home / Natureza / Qual a Utilidade do Basalto Para o Ser Humano?

Qual a Utilidade do Basalto Para o Ser Humano?

As rochas são parte fundamental da estrutura da Terra, já que compõem toda a superfície do planeta e, seja lá para onde quer que olhemos, ali haverá a presença de rochas. Dessa maneira, é interessante analisar como as rochas podem ser diferentes entre si, a começar pelo seu processo de formação.

Logo, há aquelas rochas que se formam a partir da junção de outras rochas, que se quebram e voltam a se acumular. Nesse caso, essas rochas são um grande acúmulo de outras rochas e materiais, recebendo o nome de rochas sedimentares.

As rochas sedimentares estão presentes em todo o mundo e costumam ter origem recente; de uma maneira geral, calcula-se que as rochas em questão sejam responsáveis por compor 80% de todo o território do planeta. De toda maneira, as sedimentares não são o único tipo de rocha que se tem no mundo.

Isso porque as rochas podem ser, também, metamórficas. Nesse caso, a produção dessas rochas se deu através de uma alteração natural que alterou uma rocha já existente. Pode ser a pressão, a temperatura ou o volume, podendo ser alterados pelo vento, pelas chuvas ou por qualquer outro fator ambiental.

Assim, a nova rocha alterada é diferente daquela antiga, com detalhes novos e características diferentes. Em todo caso, é importante notar como esse tipo de rocha costuma ser antigo, estando, por vezes, em condições imutáveis há milhares de anos. Por fim, há também um outro tipo de rocha, as rochas magmáticas.

As rochas magmáticas se formam a partir do resfriamento do magma, o que faz com que a rocha logo se torne dura e sólida. Porém, as rochas magmáticas são as mais antigas de todo o mundo e possuem muitos detalhes interessantes a analisar. Um exemplo de rocha magmática, portanto, é o basalto.

Conheça o Basalto

Basalto
Basalto

Assim, o basalto é uma rocha magmática ou ígnea, formada a partir do resfriamento do magma. Essa é uma rocha escura, com detalhes mais acentuados para a cor negra, além de ter granulação bastante fina e ser bastante popular em quase todo o mundo. O basalto, além disso, também é conhecido por ter elementos como titânio e óxido de ferro em sua composição, sendo uma grande junção de diversos minerais que se agruparam no momento da solidificação do magma.

O material costuma ser muito utilizado para a produção da construção civil, já que se mostra muito resistente e, assim, acaba por ser bastante forte. Além disso, o basalto ainda é muito encontrado nas calçadas de muitas casas de todo o Brasil, pois, além de ser bastante resistente, o material ainda dá um belo revestimento a qualquer local.

Já a produção de fibras de basalto é uma indústria em plena construção, que cresce bastante no Brasil e já se mostra muito maior do que há 20 ou 30 anos. Um fato muito interessante é que o basalto é tão popular que está até mesmo fora dos limites do planeta Terra. No caso, a rocha também pode ser encontrada na lua e em Marte, além de poder ser vista em Vênus e em uma série de meteoritos.

Origem do Basalto

Origem do Basalto
Origem do Basalto

A origem do basalto não é exata, mas há algumas teorias mais fortes em relação a ela. O grande caso é que, atualmente, as pessoas sabem que existem uma série de rochas que apresentam a composição necessária para que, se aquecidas e combinadas a temperaturas muito elevadas, produzam o magma basáltico.

Dessa forma, o mais provável é que o magma basáltico tenha surgido pela primeira vez quando duas dessas rochas se combinaram e se derreteram em magma, dando origem a uma das rochas mais famosas de todo o mundo. De toda forma, o basalto costuma ser muito produzido nas erupções de vulcões pelo mundo, sendo que, por esse motivo, o processo que dá origem ao basalto é de característica extrusiva.

Nesse caso, o resfriamento do magma é rápido, o que faz com que o material rapidamente se torne rocha e possa estar pronto para compor a superfície do planeta. De toda forma, o basalto é uma das rochas mais famosas de todo o mundo e aparece com frequências nas vidas de todos os brasileiros.

Uso do Basalto

O basalto pode ser utilizado para diversos fins, embora seja mais comum ver o material na composição de peças para material de construção. Logo, em casas de alvenaria é impossível não ver a presença do basalto.

Um detalhe interessante sobre o basalto é que esse material aquece bastante, não sendo indicado para locais onde a incidência de sol é frequente. Portanto, se você deseja comprar um piso de basalto para qualquer local em que haja muito sol, é mais do que interessante repensar essa possibilidade. Por outro lado, esse tipo de material é muito eficiente quando se trata de resistência ao choque mecânico, o que faz com que seja positivo ter o basalto em ambientes que receberão grandes quantidades de material pesado.

Uso do Basalto
Uso do Basalto

Um ponto muito interessante sobre o basalto é que esse material é impermeável, mas ainda assim não se recomenda o uso para obras hidráulicas. Isso acontece pelo fato de o basalto sempre ostentar pequenos espaços entre as placas da rocha, o que faz com que a água possa passar por ali. Por fim, há novas técnicas de cultivo do solo que fazem uso do basalto para fortificar esse solo, deixando-o mais preparado e resistente.

Basalto Na Construção Civil

Um dos locais em que o basalto mais é valorizado é a construção civil, já que o mineral acaba por ser muito utilizado como composição para a produção de uma série de coisas.

Assim, o basalto pode ser usado para a construção, acabamento, estrutura, revestimento e muitas outras opções. Um dos motivos para o uso tão contínuo do basalto é o fato de o material ser muito resistente, o que o torna um verdadeiro queridinho dos profissionais da construção civil. Além disso, a coloração também pode ser adaptada e oferece muitas opções para quem constrói com o basalto, o que faz com que seja ainda mais interessante utilizar esse material.

Veja também

Fazer Amaciante Com Sabonete

Como Fazer Amaciante de Roupa Com Sabonete?

A natureza é capaz de oferecer muitos artifícios para que as pessoas possam produzir praticamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *