Home / Natureza / Qual é a Maçã Mais Doce que Existe? Como Escolher o Tipo?

Qual é a Maçã Mais Doce que Existe? Como Escolher o Tipo?

As variedades de maçãs que existe no mundo é enorme, e seus gostos variam das mais azedas até as mais doces e das mais crocantes até as mais farinhentas, e algumas dessas maçãs nem são comercializadas mundialmente devido ao fato de muitas serem frutas de épocas, isto é, as árvores só dão frutos em determinados meses do ano, o que deixa seus preços caros até para os comércios regionais, e seu valor para importação ultrapassariam os limites dos consumidores.

Para se ter ideia, existem maçãs vendidas nos Estados Unidos, que fora de época alcançam os 3 dólares, ou seja, cada maçã custaria mais de dez reais se importadas para o Brasil.

Por isso, as maças consumidas no Brasil são produzidas dentro do território nacional, ou importadas da América do Norte ou países vizinhos da América do Sul, com a Argentina, um forte expoente mundial em plantação de maçãs, da onde vem a nossa chamada maçã importada, que é reluzente e bem avermelhada.

No Brasil, as maças mais consumidas são as maçãs Fuji e as maças Gala, consideradas as melhores pelos seus consumidores, pois apresentam um gosto adocicado, que só é combatido pela acidez das mesmas. A maçã importada, apesar de conter baixa acidez, não é tão doce quanto as nacionais.

Conheça a Maçã Sweetie, a Maçã Sweet Tango, a Maçã Kiku e a Maçã Ambrósia

Essas quatro variedades de maçãs são consideradas as maçãs mais doces que existem no mundo, e quando se fala em doce, não se trata de exagero, e sim de um gosto descomunal proporcionado pela natureza. A maioria delas é cultivada nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, produtores mundiais de maçãs, mas uma delas tem origem asiática.

Esses cultivares de maçã são regionais e por isso não é possível encontradas essas maçãs em gôndolas do supermercado, e a única forma de adquiri-las seria indo até um mercado nos Estados em que são produzidas, como Ontário e Washington, no mês correto, e compra-las, ou importar algumas sementes pela internet, por exemplo.

Maçã Sweetie
Maçã Sweetie

A Maçã Sweetie, é uma variedade apresentada pela First Fruit Farm, uma região de cultivares presentes em Maryland, nos Estados Unidos da América.

Maçã SweetTango
Maçã SweetTango

A Maçã SweetTango também tem origem norte-americana, e é uma fruta híbrida criado por estudantes biólogos da Universidade de Minessota, e também é conhecida pelo nome de Minneiska, que se refere ao nome da universidade.

Maçã Kiku
Maçã Kiku

A Maçã Kiku tem origem no Japão, onde foram cultivadas as sua primeiras raízes, e essas maçãs são consideradas como sendo uma das mais doces que existem.

Maçã Ambrósia
Maçã Ambrósia

Por fim, temos a Maçã Ambrósia, que tem esse nome baseada na “ambrosia”, um doce consumido pelos Deuses gregos. Seu nome vem especificamente pelo fato de ser uma maçã doce. Gostaria de conhecer mais sobre a maçã Ambrosia? Acesse Maçã Ambrosia: Benefícios, Calorias, Preço e Fotos

Como Faço Para Comprar o Tipo de Maçã Mais Doce que Existe?

Muitos cultivares de maçãs doces não são feitos no Brasil, e por esse fato é raro que exista comércio das mesmas em nosso território, especialmente porque os tipos de maçãs mais doces, como pode ser visto, crescem em locais com um clima diferente do clima tropical do Brasil, pois Canadá, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia são locais onde o inverno, por exemplo, é altamente rigoroso.

É possível que algumas pessoas possam ter cultivares das maçãs mais doces que existe no quintal de casa, mas não o usam para comércio, e apenas consumo próprio, dessa forma, só se é possível obter as maçãs mais doces que existem comprando-as no País de origem ou regiões próximas.

Alguns sites americanos fazem a venda dessas variedades, mas compra-las de outro País não é viável, pois as mesmas apodreceriam encaixotadas e com pouco oxigênio. Por isso, o ideal a ser feito é comprar as sementes ou raízes de tais plantas e tentar plantá-las.

É Possível Cultivar as Maçãs Mais Doces que Existe no Quintal de Casa?

É sabido pelos agricultores, que a maçã só se desenvolve no clima frio, e por isso no Brasil apenas o Sul é detentor da produção de maçãs, mas estudos vem sendo feitos para fazer com que o Norte também venha a produzi-las.

Em síntese, é complicado criar maçãs em climas como o do Brasil, a não ser que sejam plantadas nos invernos em regiões do Sul, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, pois o Paraná não é tão frio quanto esses dois outros Estados.

Não obstante a dificuldade em cultivar as maçãs mais doces que existem, cultivar maçãs comuns já é um passo complicado, onde muita atenção e cuidado deve ser tomado com a macieira, mesmo as que se adaptam ao clima tropical do Brasil, isto é, quanto mais exótica a maçã, menos provável é de que seu cultivo seja inviável em climas temperador e altamente quentes do Brasil.

Lembrando que as maças mais doces que existem tem alto desempenho em produção em Países como o Canadá, que faz fronteira com o Alaska e a Groenlândia, o que justifica a dificuldade de criação em terras brasileiras.

Conheça a Maçã Mais Doce que Existe no Brasil

Atualmente, a maçã pingo-de-mel, é uma variedade de maçã produzida no Sul do País, no Estado de Santa Catarina, uma das poucas regiões do Brasil que consegue ter um clima apto o suficiente para produzir macieiras.

A maçã pingo-de-mel é uma variedade exclusiva da maçã Fuji, conhecida amplamente no Brasil, no entanto, para que a Fuji seja da variedade da pingo-de-mel, é necessário cuidados cultivares exclusivos no pomar, além de um processo bem minuciosos após a colheita, que gerará o combate ao ácido e ressaltará o doce da fruta.

Além de tudo, a maçã pingo-de-mel só é produzida durante alguns meses de frio no País, entre Agosto e Outubro.

O segredo que faz com que a maçã pingo-de-mel seja mais doce do que as outras, e ainda mais suculenta, é o fato de sua colheita ser feita após o prazo estipulado, mas por outro lado, a expiração delas no comércio é mais curta, ou seja, devem ser consumidas dentro de pouco tempo, caso contrário, acabam estragando facilmente.

Veja também

Diferenças Entre Coiote, Lobo e Raposa Vermelha

O coiote (Canis latrans), o lobo (Canis lupus) e a raposa vermelha (Vulpes vulpes) são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *