Home / Natureza / História do Macaco e Origem do Animal

História do Macaco e Origem do Animal

Pode ser considerado macaco todos os animais que fazem parte da superfamília Homonoidae. Isso significa dizer que podemos considerar macacos desde o gibão até os gigantes gorilas. Esse tipo de animal possuem cérebros grandes e uma distinta habilidade para se movimentar nas árvores.

Os traços característicos do macaco incluem cérebros grandes e membros longos  geralmente adaptados para subir em árvores. Vamos conhecer mais detalhes sobre esse animal tão popular?

Origem do Macaco

Os macacos vêm de uma evolução dos chamados Macacos do Velho Mundo. Mesmo possuindo características físicas e de organização diferentes, os animais que hoje conhecemos evoluíram de primatas que costumavam viver em árvores. Herdou de seus antepassados a visão em cores que também é comum nas abelhas e em outros tipos de animais.

Esse animais passaram por um processo de evolução há mais de 20 milhões de anos atrás nos continentes africano e asiático. Começaram a frequentar os demais locais do planeta com a migração do homem para a Europa, o que aconteceu 90 mil anos atrás.

Para se ter uma ideia, a linha que originou os humanos produziu diversas espécies, dentre elas, o Homo Erectus. Eles já utilizavam o auxílio de ferramentas e habitavam o que hoje é território indiano e chinês.

Boas partes dos macacos não humanos encontram-se ameaçados de extinção. A destruição do seu habitat natural e caça predatória são os motivos que estão fazendo os macacos desaparecerem da natureza. O último século apresentou uma diminuição significativa no número de macacos no mundo.

Características dos Macacos

Os macacos são onívoros e se alimentam tanto de vegetais, quanto de pequenos animais como insetos. Alguns indivíduos da espécie costumam andam em grupos que podem ter mais de 100 membros.

A Esperteza dos Macacos
A Esperteza dos Macacos

São animais espertos e costumam se sair muito rápido da ação de predadores. Eles confiam na sua expertise para fugir dos seus inimigos e frequentemente utilizam a habilidade que possuem para subir nas árvores para se salvar.

Os macacos são os  animais vivos mais próximos dos seres humanos. Algumas espécies como os chimpanzés compartilham 98% do seu DNA com os humanos. Os macacos não possuem cauda e os seu focinho pode variar de acordo com a espécie.

Habitat

Os menores costumam vivem nas florestas e pântanos tropicais. No continente americano costumam frequentar as florestas úmidas da região. Já as espécies de grande porte  são encontrados na África e Ásia, preferindo as regiões montanhosas e savanas.

Habitat do Macaco
Habitat do Macaco

Os macacos não humanos são divididos em macacos grandes e macacos menores. Como representantes do primeiro grupo temos: chimpanzés , os gorilas, os bonobos e os orangotangos.O maior macaco conhecido é o gorila que pode medir quase 1, 70 metros e pesar mais de 200 quilos. Já os orangotangos, são os maiores animais que vivem em árvores e podem chegar a medir até 1, 30 metros.

Curiosidades Sobre os Macacos

Mesmo sendo um animal relativamente popular, a verdade é que não conhecemos nem metade dos mistérios que essa espécie tem. Preparado para conhecer mais algumas curiosidades bem interessantes sobre o animal?  Vamos lá!

Curiosidades Sobre os Macacos
Curiosidades Sobre os Macacos
  • O nome “Macaco” vem de uma expressão em banto africana “Makako” e se refere aos primatas antropoides e símios em geral.
  • Sempre que pensamos nos macacos nos vem na mente a imaginem de um gorila grande e forte, não é verdade? Mas o menor macaco do mundo possui o tamanho de um dedo dos seres humanos.
  • Um fato muito inusitado envolvendo um macaco aconteceu nos Estados Unidos. Da para acreditar que o animal foi levado a julgamento por esta fumando em um local proibido?
  • Macacos são sempre conhecidos por adorar bananas, não é verdade? Mas saiba que eles descascam a fruta, pois a casca pode deixar seus olhos e línguas verdes.
  • O sexo do chimpanzé dura apenas três segundos. Já os macacos Bonobos costumam aproveitar bem esse momento íntimo.
  • Os chimpanzés dormem aproximadamente metade da sua vida. É ou não muito sono?
  • Se os seres humanos apertam as mãos para fechar algum acordo, os babuínos possuem um jeitinho bem diferente para selar as suas parcerias: eles apertam as partes íntimas uns dos outros. E acredite, essas é uma forma de demonstrar que um pacto entre eles deve ser seguido em harmonia! Imagina só se essa moda pega entres os humanos?
  • Algumas espécies de macaco podem enxergar colorido e identificar até três cores. Entretanto, essa não é uma característica de todas as espécies.
  • Assim como os humanos os macacos também possuem um conjunto de impressões digitais.
  • O orangotango costuma ter apenas uma cria em toda a sua vida. E como filho único, esse filhote costuma ser muito mimado já que permanece com a mãe até os seis anos de vida.
  • Alguns macacos utilizam pedras como ferramenta para abrir e descascar frutas. Uma habilidade muito evoluída que não costuma ser observada em outros animais.
  • Essa curiosidade não é indicada para aqueles que possuem um estomago fraco. Você sabia que o cérebro de macaco é comido  em alguns locais dos continentes africano e asiático?  E aí, você encararia um cérebro de macaco ao molho?
  • Alguns macacos foram usados como teste e viajaram para o espaço.

Para encerrar o nosso artigo confira a Ficha Técnica do macaco e sua classificação completa:

Classificação

Classificação do Macaco
Classificação do Macaco

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclass: Eutheria
Ordem: Primatas
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Expectativa de Vida: Bonobo: 40 anos, Chimpanzé-comum: 50 anos, Pongo pygmaeus: 35 – 45 anos
Período de Gestação: Bonobo: 240 dias

Se desejar conhecer mais sobre as espécies de macaco é só continuar acompanhando os nossos artigos. Não se esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *