Home / Animais / Tudo Sobre O Tritão: Características, Nome Científico E Fotos

Tudo Sobre O Tritão: Características, Nome Científico E Fotos

Fala a verdade, você pensou que Tritão fosse uma espécie de peixe não é mesmo?! Se isso aconteceu contigo, não se envergonhe, pois ocorreu comigo também!

Tritão é na verdade um lagarto pra lá de esquisito, mas não se surpreenda com isso pois qualquer anfíbio tem a estranheza como uma das suas características principais.

Se algum dia você desejar ver este animal é só ir rumo a direção norte do continente africano, na América do Norte, Ásia ou Europa. Em todos estes lugares é possível encontrar esta curiosíssima espécie!

Vamos a matéria!

Características E Nome Científico Do Tritão

Você gosta dos anfíbios? Nem todo mundo é fã destes bichos, isso porque muitos deles não são animalzinhos fofinhos e felpudos como os cães por exemplo, pelo contrário, são bichos extremamente estranhos!

O que você gosta de comer? Existem pessoas que comem de tudo e também há aquelas que preferem uma alimentação mais balanceada!

Nosso lagarto Tritão é um animal totalmente carnívoro, gosta muito de insetos variados e somente isso.

Apesar de ser uma espécie de lagarto este animal não é nada comum, seu corpo é alongado, sem escamas e com quatros patas. As esquisitices começam a partir daqui!

Características do Tritão
Características do Tritão

O anfíbio Tritão é um bichinho que pode viver tranquilamente tanto na água quanto na terra, lembrando que é somente em água doce.

Há um fato bem curioso que ocorre com este animal, no período de reprodução ele começa a sofrer mutações morfológicas que o tornam mais atraente para as femêas, as cores do seu corpo mudam para tons mais vistosos e que chamam mais atenção do sexo oposto.

Lembrando que as mutações ocorrem também dentro do organismo deste animal, mas não vou citar todas elas, pois acredito que você não está tão interessado(a) assim em assuntos de biologia que somente estudiosos iriam entender.

Para conquistar as femêas o Tritão faz uma serie de exibições, são movimentos aleatórios que representam um sinal de força e predominância entre os demais de sua espécie.

Não posso me esquecer de lhe dizer que o nome científico deste animal é Notophthalmus viridescens.

Uma característica bem peculiar neste animal é a sua capacidade generativa, além de poder regenerar a sua cauda, também possui a capacidade de regenerar seus órgãos.

Você sabia que existem Tritões capazes de produzir toxinas maléficas a outros animais e também pessoas? É isso mesmo, estes bichos em si não são venenosos, mas existem, determinadas espécies que possuem toxinas usadas como forma de defesa!

Os Tritões capazes de produzir toxinas expelem tal substância através da própria pele, portanto, acredito que tocá-los não seja algo muito legal de se fazer.

A espécie Taricha é um tipo de Tritão que ao produzir uma certa quantidade de toxina, possui a capacidade de levar um ser humano a óbito, este animal pode parecer pequeno e inofensivo, mas não se deixe levar pela aparência singela dele.

Espécie Taricha
Espécie Taricha

Geralmente os tritões são animais que não passam dos 20cm, não há como medi-los de uma forma precisa, também não é possível descrevê-los de uma maneira concreta, estes bichos podem nascer com uma série de cores e detalhes diferentes, tudo o que se sabe é que o corpo deles é longo, a pele é mole e sem escamas.

Quer saber sobre alguns hábitos do Tritão? Então vamos lá!

É como eu disse anteriormente, descrever o Tritão é algo extremamente problemático, pois trata-se de um animal bastante flexível e com características e hábitos bem variados.

Para você, o Tritão é um animal de hábitos noturnos ou diurnos? Bom, na verdade as duas opções estão corretas, pode haver espécies que caçam a noite e outras que mantem suas atividades durante o dia!

As cores do Tritão podem significar muito mais do que simples detalhes corporais, quanto mais significativas e intensas forem as cores deste animal, mais tóxico ele é, esta característica também vale para algumas espécies de sapo, lembrando que ele também pertence a classe dos anfíbios.

Sabia que existe um caso de um homem que comeu uma espécie de Tritão venenoso e acabou morrendo por causa da toxina presente nele? Este animal é realmente perigoso, pelo menos as espécies que possuem a capacidade de produzir toxinas!

E aí, gostou de conhecer o Tritão? Espero que sim, mas não vá embora ainda, pois quero lhe mostrar outros anfíbios como este que também possuem toxinas nocivas a nós humanos!

Sapos Totalmente Perigosos

Estes anfíbios são sem dúvidas um dos animais mais perigosos que existem por ai, pois como se tratam de bichos aparentemente inofensivos, pode ser que ao vê-los nós os confundimos com simples bichinhos.

Você conhece um lugar aqui do Brasil chamado Serrapilheira? É exatamente neste lugar que existe o nosso sapo apelidado de Ponta-de-flecha, não sei ao certo o porquê ele possui tal nome, mas certo é que a sua periculosidade é eminente.

O problema deste animal é que a sua aparência é extremamente atraente, ele é todo negro com manchas bastante coloridas e florescentes, isso pode fazer com que os leigos se sintam atraídos a capturá-lo sem saber que ao fazerem isso estão colocando a própria vida em risco.

O Sapo-Ponta-de-Flecha é um bicho que possui toxina em sua própria pele, sendo assim, se você apenas o tocar levemente já corre o risco de morrer. Não estou exagerando, estes sapos que estou lhe mostrando são bem perigosos mesmo!

Acho difícil você conseguir pronunciar ou então memorizar o nome deste sapo, Adelphobates galactonotus , este é um daqueles nomes que não ficam na nossa memória por muito tempo não é mesmo?!

Só lembrando que uma das características deste animal também é a sua cor exuberante e completamente chamativa.

Ameeraga Berohoka
Ameeraga Berohoka

O próximo sapo venenoso que irei lhe apresentar é o Ameeraga berohoka, este é mais um daqueles animais super coloridos que você vai querer pegar para ver de perto, mas não lhe aconselho a fazer isso, se contente apenas em tirar uma foto dele, não se esqueça de ficar um tanto distante dele.

Para o seu azar este animal também se encontra em terras brasileiras, mas não fique tão preocupado(a), pois ele está sempre em regiões de mata que na maioria das vezes é inacessível para nós humanos.

Enfim meu(a) amigo(a) leitor(a), chego ao fim de mais uma matéria, espero que você tenha gostado!

Até a próxima!

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.