Home / Animais / Periquito Jandaia Curiosidades e Fatos Interessantes

Periquito Jandaia Curiosidades e Fatos Interessantes

O periquito jandaia é conhecido popularmente como jandaia estrela, maracanã da testa amarela, jandaia coquinho, aratinga estrela e muitos outros; enquanto o seu nome científico é Eupsittula aurea, formado por seu gênero e pela sua espécie.

Esse animal é uma espécie muito famosa em território nacional, já que possui as cores de nosso país (verde e amarelo) e faz parte da família de aves típica do Brasil, sendo uma ave ave psittaciforme. Apesar de não estar ameaçado de extinção, essa espécie não existe mais na Argentina.

Apesar de todos os dados científicos, é mais interessante aprender sobre um animal por meio de fatos e curiosidades, não é mesmo? Pensando nisso, este artigo tem como foco falar sobre o periquito jandaia por meio de curiosidades e fatos interessantes sobre o animal!

Portanto, continue lendo o texto para saber tudo sobre essa espécie tão presente no nosso país de uma maneira descontraída, dinâmica e muito didática!

Curiosidade 1: A Forma De Se Alimentar

Antes de mais nada, devemos citar que essa espécie se alimenta principalmente de frutos e pequenos insetos, sendo uma ave bem versátil quando o assunto é os alimentos que ela consome, principalmente por estar muito presente em países tropicais.

O periquito jandaia possui uma forma de se alimentar bem peculiar, e por isso resolvemos citá-la como uma curiosidade interessante, já que ela é diferente da forma de se alimentar da maioria dos animais, principalmente quando levamos em consideração as aves.

Quatro Piriquitos Jandaia se Alimentando em Uma Baia de Bambu
Quatro Periquitos Jandaia se Alimentando em Uma Baia de Bambu

Na hora de comer, o periquito jandaia usa seus pés para segurar a comida e se apoia em seu bico, que acaba passando a ter uma função de terceiro pé! Isso é muito interessante, já que ele precisa ter muito equilíbrio para se apoiar no bico e comer pelos pés.

Portanto, essa é a primeira curiosidade sobre esse animal: ele se apoia no bico para comer e utiliza a pata dos pés para segurar a comida. Com certeza essa é uma informação que você ainda não sabia, né?

Curiosidade 2: Os Casais

No reino animal é muito comum existirem espécies que vivem a vida inteira com hábitos solitários e não se misturam com outros exemplares, como é o caso do urso panda e até mesmo de muitas outras aves que possuem características próximas às do periquito jandaia.

Casal de Periquito Jandaia
Casal de Periquito Jandaia

Porém, esse animal tende a possuir uma curiosidade interessante e se destaca quando o assunto é a forma de vida. Essa é uma espécie que, diferente da maioria do reino animal, possui hábitos de vida monogâmicos.

E dizemos isso  porque o periquito jandaia tende a passar a vida toda em casal, o que significa que o macho e a fêmea se encontram e permanecem juntos até um dos dois morrerem, algo muito raro para o reino animal, onde o mais comum é um macho acasalar com várias fêmeas e depois largar-las durante o período de gestação.

Portanto, podemos dizer que a segunda curiosidade existente sobre o periquito jandaia é que ele passa a vida toda ao lado do seu cônjuge e tende a se separar apenas com a morte.

Curiosidade 3: Preço de Venda

Periquito Jandaia Dentro de um Viveiro
Periquito Jandaia Dentro de um Viveiro

Apesar de sermos contra a compra de animais, o preço de venda do periquito jandaia mostra como ele é um animal considerado raro, já que além de não ser encontrado em alguns países (como a Argentina) ele é vendido por preços altíssimos.

Um periquito jandaia pode chegar a custar 800 reais, um valor bem considerável se tratando de um pássaro que existe em abundância em nosso país.

Obs: lembre-se de que o periquito jandaia é um animal silvestre, e isso significa que você com certeza irá precisar de uma autorização para poder tê-lo em casa.

Curiosidade 4: Expectativa de Vida

Periquito Jandaia Fotografado em Cima da Árvore
Periquito Jandaia Fotografado em Cima da Árvore

Quem gosta de criar pássaros e pensa em ter um periquito jandaia em casa com certeza iria amar ter um animal dessa espécie, já que a sua expectativa de vida é bem alta para o reino animal.

Isso porque a expectativa de vida desse animal (quando em cativeiro) está entre 25 e 30 anos de idade; ou seja, um tempo bem longo se tratando de um pássaro.

Curiosidade 5: O Canto Do Periquito Jandaia

O canto dos pássaros é muito adorado por diversas pessoas, sendo até mesmo considerado um hobbie ouvi-los. Diversos estudos mostram que eles inclusive possuem o poder de acalmar as pessoas, interessante né?

Caso você seja uma daquelas pessoas apaixonadas por canto de pássaros, vale a pena conferir o canto do periquito jandaia, já que ele é bem famoso e por isso muito divulgado na internet.

E essa é exatamente a curiosidade: se você pesquisar mais sobre o periquito jandaia, verá que existem diversos sites (incluindo o Youtube) divulgando o canto do pássaro!

Curiosidade 6: Animal Silvestre

Por fim, devemos destacar que o periquito jandaia se trata de um animal silvestre. Isso significa que ele tem sua existência monitorada pelo IBAMA e não deve ser mantido em cativeiro ou domesticado sem a autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), ou então a pessoa que o tiver estará cometendo um crime.

Devemos deixar isso avisado pois comprar animais silvestres é crime, e por esse motivo o preço do periquito jandaia é tão alto na internet! Portanto, caso a sua vontade seja ter um periquito jandaia, lembre-se de pedir autorização ao Ibama com antecedência.

Por fim, é importante seguir todas as dicas existentes na internet relacionadas à criação de periquito jandaia, dessa forma você estará dando o melhor lar possível para o seu pássaro.

Características como alimentação, hábitos de banho, ambiente ideal e muitas outras coisas precisam ser levadas em consideração!

Quem diria que um único animal poderia ter tantas curiosidades interessantes a seu respeito, não é mesmo? Agora pelo menos você sabe muito mais informações sobre o periquito jandaia, e aprendeu todas elas de maneira simples e didática!

Quer saber um pouco mais sobre outras aves e não sabe onde procurar por informação de qualidade e confiável na internet? Sem problemas, nós temos o texto certo para você! Para isso, continue lendo também em nosso site: Tipos de Jandaia Ave no Brasil e no Mundo

Veja também

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *