Home / Animais / Tipos de Jandaia Ave no Brasil e no Mundo

Tipos de Jandaia Ave no Brasil e no Mundo

A fauna mundial é extremamente diversificada, o que faz com que diversos gêneros de animais acabem gerando um grande número de espécies em todo o mundo. Isso com certeza é um grande estímulo para quem quer aprender sobre os animais, já que a aprendizagem nunca para.

As aves com certeza fazem parte desse grupo de animais que possuem diversos exemplares diferentes para o mesmo gênero, e esse é justamente o caso da jandaia ave. A jandaia é uma ave que possui três variações de espécies com várias diferenças entre si, e por isso pode ser muito interessante estudar esse animal.

Caso você se interesse e se questione quais são os tipos de jandaia existente e onde elas habitam, continue lendo para saber mais!

Onde Habita a Jandaia?

Apesar do título, a verdade é que a jandaia pode ser encontrada muito mais facilmente em terras brasileiras, já que ela é uma árvore nativa de nosso país e não foi levada em praticamente nenhum número para outros continentes, nem pela natureza e nem pelas mãos humanas; tendo uma pequena aparição apenas na Venezuela.

Com isso, podemos dizer que a jandaia pode ser encontrada no Brasil e a região irá depender da espécie que está sendo estudada, mas de forma geral podemos dizer que essa ave habita principalmente os estados que fazem parte da região nordeste do Brasil, apesar de poder ser encontrada por todo o país mesmo assim.

Portanto, já percebemos que essa é uma ave que gosta de temperaturas tropicais e quentes, não poderia ser mais brasileira!

Vamos ver agora quais são os 3 tipos de jandaia existentes no mundo atualmente, assim você entenderá de maneira ainda mais profunda esse animal.

Jandaia Verdadeira (aratinga Jandaya)

Essa jandaia é conhecida cientificamente como Aratinga jandaya, que quer literalmente dizer “periquito barulhento”. Logo você entenderá porque o termo “periquito” está sendo empregado em seu nome científico.

Essa espécie faz parte da família Psittacidae, a mesma família a que animais como a calopsita, o papagaio, a aratinga e o periquito pertencem, o que explica um pouco mais profundamente seu nome científico.

  • Habitat

A jandaia verdadeira pode ser encontrada por todo o país, porém ela existe em maior número e está concentrada na região Nordeste, principalmente porque gosta de climas mais quentes e tropicais.

  • Características

Ela é um pássaro de porte pequeno, medindo no máximo 30 centímetros, pesando no máximo 130 gramas e sendo pouco menor do que o papagaio.

Quanto à sua cor, as penas tendem a ser amarelas na região da cabeça, enquanto a barriga se aproxima do vermelho e o resto do corpo e as azas possuem coloração verde; por fim, em volta do olho sua pelagem tem coloração vermelha e seu bico é preto, podemos dizer que ela é uma ave bem colorida.

Além disso, podemos dizer que essa ave se alimenta principalmente de frutos e insetos, basicamente por conta de seu porte pequeno. Ela pode ser ameaçada de extinção por conta da caça ilegal, já que é uma espécie muito atrativa para criação em cativeiro por conta do temperamento dócil e da beleza.

Jandaia Amarela (aratinga Solstitialis)

A jandaia amarela é conhecida cientificamente como Aratinga solstitialis, sendo que o termo significa literalmente “pássaro do verão”, o que representa bem essa espécie.

Assim como a jandaia verdadeira, a variação amarela também faz parte da família Psittacidae e divide diversas características físicas e comportamentais com esses animais.

  • Habitat

A jandaia amarela pode ser encontrada por toda a extensão territorial do Brasil, mas seu verdadeiro habitat (ou seja, onde ela existe em maior concentração) pode ser considerado a região Norte do Brasil e até mesmo algumas partes da Venezuela.

  • Características

Assim como a jandaia verdadeira, esssa espécie possui porte pequeno e chega a medir apenas 30 centímetros no máximo. Ela pode criar muita confusão com relação ao periquito por conta de sua aparência: suas penas são em sua maioria amareladas, sendo que a asa e o rabo são verdes; enquanto isso, suas costas também é laranja, assim como o caso da jandaia verdadeira.

Além disso, podemos dizer que essa ave também se alimenta principalmente de frutos, mas principalmente de coco, já que ele é uma fruta muito presente na região em que ela habita.

Por fim, devemos considerar que a jandaia amarela também está ameaçada de extinção assim como a jandaia verdadeira e pelo mesmo motivo: a constante caça ilegal do animal para venda com destino a cativeiros.

Jandaia De Testa Vermelha (aratinga Auricapillus)

Essa variedade de jandaia é conhecida cientificamente como Aratinga auricapillus, sendo que seu nome significa literalmente “pássaro com cabelo de ouro”, e isso será explicado mais para frente quando falarmos sobre as características dessa ave.

  • Habitat

Essa jandaia também está presente apenas em território nacional, assim como a jandaia verdadeira. Porém, essa variedade habita as regiões que englobam da Bahia até a parte norte do Paraná e também os estados de Minas Gerais e Goiás (mais especificamente o sul).

  • Características

A jandaia de testa vermelha possui características bem parecidas quando comparada com as outras duas espécies de jandaia existentes.

Ela possui porte pequeno, também medindo ao máximo 30 centímetros. O que muda são as cores: a testa possui coloração vermelha assim como seu abdômen (motivo do seu nome), além disso as asas são verdes com alulas em tons de azul; enquanto isso sua coroa possui um tom amarelo brilhante.

Por fim, podemos dizer que diferente das outras duas espécies, essa variedade de jandaia não se encontra em perigo de extinção, já que não sofre com a caça ilegal e não é considerada interessante para ser criada em cativeiro, o que a deixa em uma situação bem tranquila.

Você já conhecia todos os tipos de jandaia existentes? Sabia as diferenças existentes entre as espécies e onde cada uma habitava? Com certeza após esse texto seu conhecimento expandiu muito, não é mesmo? Isso que é interessante em estudar os animais!

Quer saber um pouco mais sobre outros tipos de aves? Nós temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Aves que Habitam Manguezal – Principais Espécies

Veja também

Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Enérgico, curioso e perspicaz, tem muita gente que considera o pinscher uma raça divertida. Sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *