Home / Animais / Aves que Habitam Manguezal: Principais Espécies

Aves que Habitam Manguezal: Principais Espécies

Há muito tempo é de conhecimento mundial que a natureza brasileira é extremamente rica e que o país possui uma grande diversidade de ecossistemas e, consequentemente, diversas espécies animais que se destacam por sua beleza. Por esse motivo, muitas vezes acabamos por não conhecer diversas áreas do nosso país e conhecemos menos ainda os animais que habitam essas áreas.

No Brasil, possuímos um ecossistema próximo ao litoral que possui uma natureza rica e diversos animais não muito conhecidos pelo brasileiro: o manguezal. O manguezal é um ecossistema de transição com características úmidas, que abrange a área litorânea do estado do Amapá até o estado de Santa Catarina.

Vamos nesse artigo falar um pouco mais sobre as características do Manguezal e também quais são as principais espécies de aves que habitam esse ecossistema tão rico e fértil, presente em uma boa parte do território nacional.

O Manguezal

Antes de falarmos um pouco mais sobre os animais que vivem nesse ecossistema, é interessante contextualizarmos como ele funciona e quais são as características naturais presentes no ambiente.

Nessa área, o mangue é formado pelo encontro de águas doces dos rios e da água salgada do mar; esse encontro acumula micropartículas no ambiente que, quando unidas ao solo, dão um aspecto lodoso e acabam formando os manguezais que conhecemos.

Além disso, o manguezal é conhecido como um ecossistema de transição pois ele está entre o ambiente terrestre e o marinho, o que dá um aspecto úmido. Por conta de toda essa umidade, o ecossistema do manguezal é constantemente chamado de “berçário da vida”.

Essa expressão berçário da vida é muito verdadeira, já que o manguezal é palco de reprodução de diversas espécies (aquáticas, marinhas e terrestres), amortecem o impacto das marés e ainda é economicamente rentável: as famílias que vivem na área se alimentam e também vendem tudo o que o manguezal pode proporcionar de bom.

Principais Espécies De Aves Que Habitam O Manguezal

Por ser considerado o berçário da vida, já é de se esperar que a diversidade animal no manguezal é muito grande. Lá, os animais podem possuir tanto hábitos terrestres quanto aquáticos; e por se tratar de um ecossistema de transição, ele é excelente para animais que possuem grande adaptabilidade.

Portanto, vamos listar agora algumas espécies de aves que habitam o ecossistema do manguezal, além de mostrarmos quais são suas características e hábitos.

Conirostrum Bicolor

Conhecida popularmente como Figuinha do Mangue, essa ave possui coloração azul clara e porte pequeno, já que pode chegar a medir  até 14 centímetros apenas. Além disso a espécie não apresenta dimorfismo sexual, o que significa que os machos costumam ser do mesmo tamanho que as fêmeas e eles não apresentam diferença de aparência.

Ela costuma se alimentar por meio de diversos insetos que encontra em folhagens e pode se alimentar sozinha ou em pares. A Figuinha também é vista em outras áreas litorâneas do Amazonas.

Coccyzus Minor

Conhecido popularmente como Papa Lagarta do Mangue, seu nome significa “ave que chora igual a um cuco” em latim e grego. Isso porque seu choro/grito se destaca entre o de outros pássaros.

O Papa Lagarta possui porte médio e pode chegar a medir 30 centímetros. Seu bico é comprido e possui uma leve curvatura, sendo que a cauda longa é uma característica visível do gênero Coccyzus. Além do manguezal, o pássaro pode ser encontrado também em países como Argentina e Estados Unidos, já que ele é um migrante sazonal.

Aramides Mangle

Conhecida popularmente como Saracura do Mangue ou Saracura da Praia, essa espécie pode ser encontrada não apenas no ecossistema do manguezal, mas também em diversas outras áreas de praia ao redor de todo o Brasil (o que explica muito bem o seu nome).

Essa ave possui porte médio (seu corpo pode chegar a medir 32 centímetros) e ela possui a parte superior das penas em tons de cinza, enquanto a barriga é constituído por tons de ferrugem e oliva, com um bico verde.

Nyctanassa Violacea

Conhecida popularmente como Savacu de Coroa, dorminhoco, matrião e muitos outros, essa ave pode ser considerada uma ave de grande porte, pois chega a medir até 70 centímetros de comprimento e pesar pouco mais de meio quilo, sendo a maior ave da lista até agora. Ela possui coloração cinza e branca por todo seu corpo, não sendo uma ave visualmente muito bonita.

Algo interessante sobre o Savacu de Coroa é que seu bico irá depender de seu habitat. Se o Savacu viver em áreas onde as presas são grandes, seu bico também será grande; se o Savacu viver em áreas onde as presas são de menor porte, seu bico também será menos desenvolvido. É tudo uma questão de adaptabilidade e seleção natural.

Phalacrocorax Brasilianus

Conhecida popularmente como Biguá, essa ave é o exemplo perfeito do manguezal: com hábitos aquáticos, ela passa grande parte do seu tempo na água e tende a mergulhar para conseguir pegar os peixes que servem de alimento a maior (senão toda) parte do tempo. Quando o Biguá voa, ele pode ser considerado um pato, já que voa em V e sempre está perto da superfície da água; porém, é importante destacar que a ave está longe de se assemelhar aos patos.

Além de tudo, é interessante notarmos que o Biguá costuma andar em bandos, tanto quando voa quanto quando está em ambiente aquático, e esses hábitos prevalecem também na hora da caça, pois quanto mais biguás caçando, mais fácil e rápido será pescar muitos peixes. Considerado o maior animal de nossa lista, ele pode chegar a medir 80 centímetros e pesa pouco menos de 1,5kg.

Esses são apenas alguns da extensa lista de aves presentes no ecossistema do manguezal. Por ser muito rico e extremamente diversificado, poderíamos ficar horas (ou até mesmo alguns dias) listando todos os animais que vivem nesse ecossistema!

Infelizmente, não podemos fazer uma lista tão extensa; mas você quer saber um pouco mais sobre o manguezal e todos os diversos animais que vivem nele? Tudo bem, o conhecimento não para por aqui! Leia também: Principais espécies animais da fauna do Manguezal com fotos

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *