Home / Animais / História do Vira Lata, Personalidade e Origem da Raça

História do Vira Lata, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre os cães chamados de “vira – latas”, assim popularmente conhecidos. Sabemos que esses cachorros vão parar na rua por pessoas irresponsáveis, cruzas descontroladas, cães não castrados e que acabam sendo abandonados à própria sorte por seus tutores. Seja por não ter mais condições de cuidar, seja porque teve muitos filhotes, porque não tem espaço, ou porque tem crianças alérgicas, as desculpas são inúmeras. Se as pessoas fossem mais conscientes conseguiríamos reduzir esses números drasticamente, apenas tomando medidas simples de controle como a castração por exemplo. Mas deixando essas questões sociais de lado, sabemos também que existem pessoas que têm e amam incondicionalmente seus “vira latas” e podem relatar histórias incríveis sejam de resgate ou de adoção. 

Afinal cães são animais muito inteligentes e super capazes de aprender tudo o que você estiver disposto a ensinar para ele, para isso você pode contratar um adestrador para realizar essa tarefa ou você mesmo pode pesquisar um pouco no youtube e pegar muitas dicas de como ensinar seu cão da melhor forma. Como é sabido esses cães podem chegar para você com alguns problemas comportamentais a serem resolvidos, ou simplesmente chegarem filhotes o que facilita ainda mais todo o processo, pois esse é o melhor momento de treinar o seu mais novo melhor amigo.

O que sabemos é que esses peludos merecem todo o nosso amor e carinho, assim como estão sempre prontos para nos retribuir todo esse carinho com muitas lambidas. Nos conte depois a sua experiência com o seu pet “ vira lata.”

História e Origem do Vira Lata

Cachorro Vira Lata
Cachorro Vira Lata

A realidade é que o famoso cão sem raça definida não tem uma história, ele surgiu naturalmente através de cruzas não controladas de raças diferentes. Por isso cada um deles tem a sua própria história, pois possuem ancestralidades diferentes e na maioria das vezes nunca iremos descobrir. Mas de uma maneira geral, pode-se afirmar que esse animal tem exatamente a mesma origem de qualquer raça, pois assim como eles descendem dos lobos e tem parentesco com as raposas.

Mas essa mistura de raças descontroladas ocorre há muitos anos na natureza, quase impossível de se controlar, mas hoje temos ferramentas para isso. Por isso, as reproduções planejadas são importantes, pois assim é possível conhecer todo o histórico do cão.

Agora a história do nome vira lata é bem simples, algumas vezes chamados também de tomba lata esse nome surgiu por conta de na maior parte das vezes esses animais viverem abandonados na rua, e para não passar fome remexem lixos e viram latas para conseguir comida, por isso o nome.

O nome vira-lata também é utilizado na linguagem popular do brasileiro como um termo pejorativo, nasceu então o conhecido termo “complexo de vira lata” que indica uma pessoa que tem sensação de ser inferior a outros. Mas isso não manchou nunca a imagem do nosso símbolo nacional, o vira-lata, e por isso eles são super queridos por nós brasileiros. Por isso nunca mexa com o nosso cristal Brazuca.

Curiosidades Sobre o Vira Lata

Vira Lata Caramelo
Vira Lata Caramelo

A primeira coisa da lista é com certeza o olfato super aguçado desse animal, por isso eles conseguem sentir cheiros de longe e ainda identificar alimentos, tudo isso por muitos deles terem vivido em situação de abandono e vasculhar lixo atrás de comida era bem comum no dia dia.

Conforme dissemos, esse animal é patrimônio do Brasil, essa mistura enorme só acontece dessa forma por aqui. Em alguns outros países podem até ser encontrados animais resultados de cruzas inusitadas, mas isso acontece com bem menos frequência que aqui. Além disso, tendem a parar depois do primeiro caso e costumam ser mais acidentais.

Saiba que esse é o cão mais famoso do nosso país, está a frente de diversas outras raças conhecidas.

São encontrados por aí na maior parte das vezes animais com idade girando em torno de 2 e 4 anos de vida.

Personalidade do Vira Lata

Filhote de Vira Lata
Filhote de Vira Lata

A personalidade dos cães de maneira geral é única, mas no caso do vira-lata isso se torna ainda mais imprevisível pois é uma mistura tão grande que acaba se tornando uma caixinha de surpresas. Por isso aplicamos uma ideal geral que costuma funcionar, cachorros grandes adultos costumam ser mais tranquilos e calmos, por outro lado cães menores tendem a ser mais agitados, mesmo quando adultos. Os filhotes de maneira geral são sempre mais agitados. Importante frisar que não é regra.

A realidade é que prever a personalidade deles é quase impossível, por isso esteja preparado para tudo. Mas eles costumam ser muito ativos e espertos e estão sempre atentos. Como não é possível saber sobre o seu temperamento antes de levar para casa, entenda que adotar um filhote vai facilitar muito as coisas. Pois ele ainda não tem vícios e está totalmente aberto a aprender qualquer coisa, além de não carregar comportamentos ruins aprendidos na rua. Mas quando você escolhe um cão adulto fica mais difícil de fazer com que ele mude, mas não é impossível melhorar alguns comportamentos ruins, apenas vai ser mais dispendioso e exigir mais paciência. Não são cachorros com nenhum tipo de frescura, além de serem bem mais resistentes.

Algumas pessoas podem ter a sorte de conhecer ao menos os pais daquele cão, dessa forma você tem a chance de imaginar como será a personalidade do filhote de acordo com o comportamento deles. Se ambos os pais forem tranquilos e pacíficos, existem grandes chances do filhote nascer com as mesmas características. Caso os pais sejam daqueles bem encrenqueiros, você poderá ter um problema. Mas isso é apenas uma ideia, porque ter certeza mesmo não dá. O que sabemos por experiência é que na maioria das vezes esses cães costumam ser muito dóceis e tranquilos e não estão muito afim de briga.

Veja também

Mula

Por Que a Mula é Estéril?

Hoje vamos trazer um pouco mais de informações para vocês a respeito das mulas, muitas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.