Home / Animais / Principais Espécies de Animais da Fauna do Manguezal com Fotos

Principais Espécies de Animais da Fauna do Manguezal com Fotos

As principais espécies de animais da fauna dos manguezais são, como podemos ver nessas fotos, basicamente moluscos, crustáceos e peixes.

Um manguezal pode ser definido como um limite entre o ambiente terrestre e o marítimo, e entre a água doce e a salgada; e que, de certa forma, guarda ambas as características.

Além disso, é um dos ecossistemas mais ricos em nutrientes da biosfera terrestre, dada a quantidade de micro-organismos capazes de transformar restos vegetais e animais em matéria orgânica.

Além das espécies citadas acima, também é possível encontrar nos manguezais diversos outros tipos de animais de maior porte, como alguns répteis, roedores, aves, cobras, entre outras variedades que preferem usufruir das excelentes características desse tipo de ecossistema.

São características como: um curioso regime de marés, quase nenhuma agitação, grande diversidade de espécies, rico em nutrientes, transição entre o ambiente terrestre e o marinho, e ente a água doce e a salgada, entre outras características.

Essas são singularidades que tornam os manguezais ambientes preferidos por espécies ainda em fase de desenvolvimento ou por aquelas que necessitam de um ambiente menos agitado e conturbado para pôr os seus ovos.

Os manguezais são, verdadeiramente, ecossistemas à parte! Na maré baixa, eles apresentam determinadas características singularíssimas, enquanto na alta, surge praticamente um outro ecossistema, com todas as peculiaridades que o caracterizam.

Se no primeiro caso, temos baixa umidade e pouco material orgânico, no segundo, as espécies que ali habitam encontram mais umidade, o aumento da salinidade e um verdadeiro refúgio durante as suas fases reprodutivas.

É lá que o martin-pescador ou as curiosas garças encontram lugar propício para repousar durante as suas migrações. Os guarás e os sanhaços-cinzentos têm ali um local ideal para a deposição dos seus ovos.

Já as lontras – animais extravagantes – , juntamente como o Trichechus manatus manatus (o peixe-boi marinho), também encontram um abrigo confortabilíssimo para as suas fases reprodutivas.

Além de várias outras espécies; da mesma forma originais e extravagantes; animais que fazem parte dessa rica e exuberante fauna dos manguezais! – como podemos ver nessas fotos e em alguns exemplos que serão listados logo abaixo.

1.Ostras

As ostras mais comuns nos manguezais brasileiros são as Crassostrea brasilianas. A sua preferência é pelos mangues, mas também por áreas entre marés de costões e bancos de areias, onde desenvolvem-se fixas às plantas aquáticas.

A espécie pertence à família Ostreidae, da classe Bivalvia. Ela possui uma estrutura na forma de uma carapaça calcária; e como típicos animais “filtradores”, alimentam-se de zooplanctons e de fitoplanctons após a filtração de até 100 litros de água por dia.

2.Aratu

O aratu, ou “aratus pisoniis, é um dos principais animais da fauna dos manguezais, e como podemos ver nessas fotos, possui uma aparência bastante característica.

Ele possui um corpo mais para o acinzentado e achatado, além de ser um animal ágil e arisco, capaz de escalar qualquer tipo de árvore em um manguezal durante os seus períodos reprodutivos ou apenas para encontrar alimentos.

Eles podem ser definidos como espécies de caranguejos, com as suas características próprias, inclusive, com um formato de carapaça bastante original.

3.Guaiamu

O guaiamu é o Cardisoma Guanhumi, uma espécie hoje considerada “em risco de extinção” pela IUCN (União Internacional Para a Conservação da Natureza), graças à sua pesca desenfreada.

É também uma variedade de caranguejo apreciadíssima, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Lá eles surgem, extravagantes, exibindo a sua coloração toda azulada – que é o que o diferencia dos caranguejos – , para fazer a festa dos pescadores entre os meses de maio e agosto.

4.Mexilhão

O Mytilus eduli, ou simplesmente “mexilhão”, é outra das principais espécies de animais da fauna dos manguezais, e pelo que podemos ver nessas fotos, bem que poderiam ser listados entre os mais singulares e originais desse ecossistema.

Membros da família Mytilidae, eles são parentes próximos das ostras – espécies bivalves – , e da mesma forma filtradores.

O seu nome, mexilhão, é uma denominação sem valor taxonômico, que pode servir para identificar diversas espécies, inclusive essas que vivem em manguezais.

5.Camarões (Estágio Juvenil E Larvar)

Os manguezais são os ecossistemas escolhidos por diversas espécies de camarões para o desenvolvimento dos seus filhotes durante toda a fase larvar – e, logo após, quando atingem uma fase bentônica ou juvenil.

Com não mais do que 2 ou 3 cm, os camarões são apenas alguns dos vários representantes desse monumental filo dos Artrópodes, da classe dos crustáceos.

E são também animais filtradores, mais conhecidos por serem iguarias das mais saborosas e um dos principais representantes do segmento da pesca em praticamente todo o mundo.

6.Siri

Os siris são animais curiosíssimos, que também figuram aqui nessa lista com as principais espécies de animais da fauna dos manguezais.

Como vemos nessas fotos e imagens, os siris até parecem que foram feitos para viver nesse ambiente rico, porém desafiador, dos mangues!

Isso porque eles possuem, como uma das suas principais características, um último par de pernas em forma de nadadeiras (ou remos), que os permitem demonstrar a mesma desenvoltura, tanto em terra quando no ambiente aquático.

Para muitos, trata-se apenas de um “caranguejo em miniatura”, porém com características únicas! Como por exemplo, uma carapaça bem mais achatada, com bordas e espinhosas extravagantes, além de ser bem menos volumoso do que os caranguejos.

7.Lontra

A lontra longicaudis é uma daquelas espécies de animais da fauna dos manguezais, que os visitam apenas em momentos específicos.

Diferentemente do que ocorre com algumas espécies de caranguejos, siris, ostras, mexilhões, entre outros animais, eles não fazem do manguezal a sua morada; eles apenas o utilizam no período reprodutivo ou para a busca de alimentos.

As lontras dificilmente ultrapassam 1,3 m, possuem uma singular estrutura aerodinâmica (que as torna nadadoras profissionais), um crânio pequeno (e até mesmo desproporcional ao corpo), pelagem densa, além de pesarem entre 30 e 40kg.

8.Garças

As garças também estão entre essas espécies que não são endêmicas dos manguezais. Elas os procuram para fins de acasalamento, durante o período reprodutivo, justamente pelo fato de serem os mangues espécies de abrigos ou refúgios com importante função protetora para algumas espécies.

E entre essas espécies estão as garças (ou as “Adeidae”), uma variedade de animal que caracteriza-se pela elegância do seu porte, capaz de atingir até 1,4 m de altura, em uma bela e vistosa plumagem branca.

Também em épocas de escassez de alimentos, os mangues tornam-se excelentes refúgios para esses animais, que lá encontram diversas espécies de peixes e anfíbios, que constituem a sua principal fonte de alimentação.

Caso queira, deixa as suas impressões sobre esse artigo por meio de um comentário. E não deixe de compartilhar os nossos conteúdos.

Veja também

Furão do Ártico: Curiosidades, Peso, Tamanho e Fotos

O Furão-do-ártico, ou Doninha-do-ártico (a melhor definição), é a Mustella nivalis nivalis, um carnívoro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *