Home / Animais / Porque o Papagaio Fala Como a Gente?

Porque o Papagaio Fala Como a Gente?

Se você como a gente é cheio de curiosidades a respeito dos animais, com certeza vai gostar do assunto de hoje. Você gosta de papagaios? Já parou para pensar por qual motivo esses animais são capazes de falar como os humanos? Pois é, hoje vamos esclarecer uma série de dúvidas sobre esse assunto. Vem e fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Para começar vamos conhecer melhor esse animal, a estrela de hoje é o papagaio, que pode ser popularmente conhecido por inúmeros outros nomes como louro, ajuru e muitos outros.

A expectativa de vida desse animal em cativeiro é de até 80 anos de idade, curiosamente são animais monogâmicos e por isso quando escolhem seu par os leva para vida inteira. As principais características dele é seu bico encurvado, sua coloração varia de acordo com cada espécie.  Saiba que algumas dessas espécies podem imitar alguns sons, entre eles palavras conhecidas por nós humanos. Foi eleito um dos animais mais inteligentes do planeta, juntamente com o corvo. Infelizmente esse animal vem sendo comercializado indiscriminadamente de forma criminosa, e isso vem ameaçando a sua espécie.

Papagaio
Papagaio

Um papagaio adulto mede em torno de 35 a 37 cm no total de comprimento, e não deve pesar mais do que 400g. Por padrão eles possuem a cabeça de cor amarela, suas bochechas e face puxam para um azul meio esverdeado, o nariz é mais escroto, seus ombros possuem a cor vermelha contornados por um amarelo vivo, suas asas tem regiões vermelhas e outras azul escuro. Todo o restante de seu corpo é da cor verde escuro, na barriga e nas perninhas é mais claro. Possui uma sonoridade inconfundível. É famoso por gostar de imitar palavras. Infelizmente diversas espécies ou se encontram na faixa de perigo de extinção ou já foram completamente extintas.

As aves nos encantam por seu canto, mas os papagaios nos conquistam por sua capacidade de falar intrigando todo mundo.

Cada animal tem seu próprio tipo de comunicação, que podem ser pelo olhar, por vibrações, por vocalizações entre outras. Agora um animal que literalmente fala causa muita confusão na nossa cabeça. Como é que esses animais conseguem falar como os humanos? É isso que nós vamos descobrir aqui hoje.

Porque o Papagaio Fala Como a Gente?

A primeira coisa que devemos entender é se realmente esses animais têm a capacidade de falar. O que vemos nesse animal é a capacidade de reproduzir nossos sons, com isso as palavras acabam se formando. Por esse motivo este animal não é capaz de falar. Na realidade, a capacidade do papagaio é de repetir o som que ouviu. Ainda assim, isso é tudo muito incrível. Infelizmente até hoje não conseguiram explicar de fato como é que esse animal consegue imitar nossas palavras de forma tão perfeita.

O que alguns estudiosos acreditam é que o papagaio consiga reproduzir esses sons graças a um órgão que fica no fim de sua traqueia bem onde inicia seus brônquios, esse órgão se chama siringe que conseguiria imitar as cordas vocais humanas. O que não seria uma boa explicação já que qualquer ave canora possui o mesmo órgão.

No ano de 2015 nos EUA alguns cientistas que pesquisam sobre o assunto sugeriram que na verdade o diferencial do papagaio está em uma parte do seu cérebro apelidada por eles de núcleo vocal, essa parte é muito mais desenvolvida que em outras espécies de pássaros. Complementam ainda que na parte de fora dessa região existe ainda uma parte chamada concha que pode auxiliar o animal a emitir os sons humanos. E essa estrutura não é encontrada em outras aves canoras. Conseguiram concluir ainda que quanto maior é essa estrutura, maior é a capacidade de repetição de sons deste animal.

Por qual Motivo os Papagaios Imitam as Palavras Humanas?

Essa é uma pergunta bem completa, por que será que o papagaio sente necessidade de repetir nossos sons. Infelizmente a resposta perfeita ainda não existe, da mesma forma que não sabemos explicar o canto dos pássaros.

Tudo o que se sabe são sugestões, acredita-se que os papagaios são naturalmente muito comunicativos. Eles aprendem desde filhote a se comunicar através da repetição, ouve os sons de seus pais e repetem a fim de se comunicar com eles e com quem ele convive.

Quando esses animais vão para nossa casa perdem o contato com outros papagaios na maior parte das vezes, mas tem grande necessidade de se comunicar. Por esse motivo eles imitam os sons de seus tutores a fim de compensar essa falta de comunicação. Acredita-se também que nossos sons sejam similares aos do papagaio.

São Todos os Papagaios que Falam?

É importante saber que não são todas as espécies de papagaios que imitam sons humanos. Todos eles possuem uma inteligência acima da média, mas alguns deles têm maior facilidade para se comunicar dessa forma.

A espécie que está no topo da lista dos mais falantes chama-se papagaio verdadeiro, popularmente apelidado de louro. Depois temos o papagaio do mangue, apelidado de Curica. Aliás, essas são as espécies mais criadas como animal de estimação, pois são liberadas pelo Ibama.

Como Estimular seu Papagaio a Falar Mais?

  • Tenha uma boa relação com seu papagaio, não deixe ele sozinho, converse com ele todos os dias e ofereça muito carinho e atenção. Compre brinquedos que eles gostem.
  • Ofereça uma gaiola bem espaçosa, onde ele possa brincar, possa abrir as asas e andar de um lado para o outro confortavelmente. Ninguém vive feliz espremido.
  • Procure conversar com ele, com outras pessoas quando estiverem perto dele. Utilize frases curtas e palavras repetitivas.
  • Quando for dar algum alimento, diga comida para que ele associe a palavra a ação. Faça a mesma coisa com a água, cumprimente quando chegar por exemplo.
  • Em primeiro lugar não force o animal a nada, tenha paciência e respeite o tempo dele. Tudo leva tempo, a repetição e o reforço positivo são as chaves do sucesso.

Veja também

Cachorros Passeando na Praia

O Que Acontece se Não Levar o Cachorro para Passear?

Você leva seu pet para passar diariamente? Saiba que isso é super importante para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.