Home / Animais / Como Saber se a Calopsita Não Gosta do Dono?

Como Saber se a Calopsita Não Gosta do Dono?

 Se você tem uma calopsita em casa pode ser que em algum momento tenha surgido essa dúvida. Esse pássaro tem se tornando cada vez mais comum como pet na casa das pessoas. É uma espécie nativa da Austrália, são pequenos e não ultrapassam 30 cm, a expectativa de vida desse pássaro é de cerca de 25 anos. Os machos são mais mansos e tranquilos, já as fêmeas embora mais quietas podem ser mais bravas, os dois são capazes de assobiar de sua forma. Existem alguns que são capazes de falar, mas isso é bem raro diferente de outras espécies. Eles são ótimos companheiros, adoram estar entre as pessoas e são bastante carinhosos. Hoje trouxemos alguns pontos que podem te ajudar a descobrir se sua calopsita se simpatiza contigo.

Como Saber se a Calopsita Não Gosta do Dono?

Mais importante que isso é identificar quando ela demonstrar gostar de você, confira nossas dicas.

Calopsita
Calopsita
  • Esses animais se comunicam através da vocalização, ouça com atenção. Uma calopsita feliz vai cantar com frequência, assobiar bastante e gorjear frequentemente, isso é um bom sinal. Ranger o bico também é um bom indicativo. Por outro lado, se atente a sinais como: uma espécie de chiado quando você se aproxima, isso pode indicar que talvez ela não nutra bons sentimentos sobre você. Calopsitas podem gritar esporadicamente para despertar sua atenção, mas se isso é recorrente pode demonstrar algum tipo de desconforto com a sua presença.
  • Outra dica é tocar as patinhas do seu animal, se sentir que estão aquecidos, isso é um ótimo sinal se que ela está feliz com sua presença. Se eles estiverem gelados, pode ser que ela esteja tensa e triste, ou esteja com alguma doença.
  • Outro ponto interessante são os movimentos do seu pássaro quando você chega perto, note se ela se afasta do contato com você, pois caso isso ocorra quer dizer que ela não se sente segura com você. Outro ponto de atenção é caso o pássaro levante uma das patinhas, isso indica que está irritada e pode até te atacar. Por outro lado, se ela corresponde a aproximação, ou não se afasta quer dizer que aprecia a sua presença. Curiosamente outro bom indicativo é quando ela está de cabeça para baixo em seu poleiro, isso demonstra segurança e bom humor. Outras demonstrações de carinho são abrir as suas asas e abanar a sua própria cauda.
  • Outro detalhe visual importante está na crista. A aparência dessa parte deve ser descontraída, precisa estar caída em direção a parte de trás da cabeça. Se apenas metade está tensa pode demonstrar curiosidade. Mas por outro lado se toda a crista está de pé quer dizer que está brava e insegura. Nesse caso a sua presença pode estar estressando o animal.

Com Cuidar Bem de Uma Calopsita

Agora que você já aprendeu a identificar os sinais se a calopsita gosta ou não de você, é mais importante ainda descobrir que um animal bem cuidado, saudável e feliz certamente irá amar o seu tutor. Por isso, separamos diversas dicas importantes para você aplicar no seu dia a dia que vão melhorar o relacionamento entre vocês.

  • Sabemos que esse é um animal cheio de personalidades, apesar de ser um animal de pequeno porte sabe muito bem o que quer. Uma das coisas que ela gosta bastante é de espaço para se divertir, por isso pense muito bem antes de levar uma para casa, invista em um bom espaço só para ela. Quando for escolher uma gaiola na loja, se certifique de escolher uma gaiola bem grande para que o pássaro possa brincar e gastar energia sem ficar se sentindo espremido. Espaço suficiente para que ela possa voar um pouco para se sentir livre. Se estiver com dúvida no tamanho, escolha a maior para não cometer erros. Principalmente se você mora dentro de apartamentos ou casas muito pequenas, ofereça um local de qualidade para o seu pet.
  • A alimentação é fundamental, invista em uma boa qualidade de alimentos. Muita gente pensa que basta comprar algumas sementes qualquer para servir ao pássaro e está tudo resolvido. Não é bem assim que funciona. Profissionais do ramo já demonstraram através de estudos que essas sementes não são o suficiente para suprir todas as necessidades do animal. Quando for comprar ração, escolha uma mistura própria para essa espécie, pois só assim você garante que ela estará bem nutrida.
  • Quem não aprecia um agrado de vez em quando? Um furo na dieta aqui e ali? Mesmo que as próprias misturas ofereçam tudo o que elas precisam, um petisco vez ou outra pode alegrar o dia delas. Inclusive elas podem ser oferecidas durante treinamento, em uma forma de reforço positivo. Assim fica até mais fácil amansar o animal. Os petiscos indicados são algumas sementes, legumes, verduras e algumas frutas. Por segurança confirme com o veterinário quais alimentos estão liberados para serem oferecidos, se estiver com dúvidas pode comprar alguns petiscos próprios em lojas especializadas.
  • Nunca se esqueça de água, afinal elas precisam consumir líquidos também. Nunca pode faltar água fresca com fácil acesso ao pássaro. Eles precisam de água fresca e limpa diariamente, e isso precisa sim ser trocado todos os dias. Ao menos uma vez na semana, separe um tempo para limpar o bebedouro, o pote de ração e a gaiola. Utilize água e sabão neutro, nada mais que isso.
  • Saiba que as calopsitas adoram uma boa ducha. Elas gostam muito de tomar banho, mesmo quando criadas ao ar livre, sempre buscar algum lugar com água para que possam se banhar. Deixe sempre um recipiente com água limpa próximo dela, vez ou outra elas podem querer dar um mergulho. Um recipiente com cerca de 1 ou 2 dedos de água bem rasinha é o suficiente. Saiba que as calopsitas se banham apenas com água, não são necessários nenhum tipo de produto. Jamais tente utilizar shampoos ou produtos parecidos.

Veja também

Cachorros Passeando na Praia

O Que Acontece se Não Levar o Cachorro para Passear?

Você leva seu pet para passar diariamente? Saiba que isso é super importante para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.