Home / Animais / Porque os Cães Cavam a Terra? Qual o Objetivo Deles?

Porque os Cães Cavam a Terra? Qual o Objetivo Deles?

Uma das imagens mais recorrentes que vêm à nossa mente quando pensamos nos cães é algum deles cavando uma terra qualquer. Só que o que muitos talvez não saibam é que esse hábito um tanto peculiar tem um propósito bem definido. Vamos saber qual é?

Pra falar a verdade, praticamente todas as raças de cães existentes hoje em dia possuem o hábito de cavar buracos. Uns mais, outros, menos. Isso porque alguns tipos precisaram se especializar nessa técnica, e se tornaram experts nessa atividade que deixa todo e qualquer dono deles de cabelos em pé.

São raças que foram naturalmente ou artificialmente selecionadas com o intuito de caçar e encontrar presas entocadas em locais de difícil acesso, e quanto, mais entocadas, mais esses cães cavavam, e por isso, desenvolveram muito bem essa atividade.

Entre os campeões de escavamento, podemos citar aqui o Yorkshire Terrier, o Dachshund, o Huskie siberiano e o Beagle. Todos ótimos e habilidosos escavadores, mas, que podem causar prejuízos aos donos caso não seja feito algo que minimize o impacto dessa atividade.

Instinto Herdado dos Antepassados

Quando estão em um ambiente abertos, os cachorros, em geral, adoram cavar buracos na terra, e mesmo em casa, ele vivem cavucando móveis como sofás, como se, de fato, eles estivessem cavando algo. Mas, por que isso?

Bem, muito provavelmente, esse costume surgiu lá nos primórdios, com os antepassados diretos dos cachorros, que são os lobos, e que depois veio a ser bastante reforçado com certas raças específicas de cães, especialmente aquelas destinadas à caça.

Contudo, outras raças que não necessariamente fizeram parte de atividades como caça em sua história evolutiva podem ter adquirido o hábito de cavar buracos em qualquer lugar por outros motivos. Um bom exemplo disso é que alguns tipos de cachorro cavam buracos para fugir dos climas mais quentes, refrescando um pouco o corpo ao entrar em contato com uma terra que seja mais úmida, e, portanto, mais fria.

Lobo Cinzento

Outro motivo muito comum que leva cães a cavarem buracos é o fato deles simplesmente quererem guardar algum objeto, seja aquele brinquedo de borracha que você o presenteou, seja um osso daquela parte do seu almoço que você ofereceu a ele. Tais objetos podem não parecer interessantes para o animal naquele momento, mas ele “entende” que podem ter alguma utilidade num futuro próximo. Porém, e é bom ficar claro, nem sempre um cão desenterra o que enterrou. Às vezes, ele simplesmente se esquece ou não tem mais interesse naquilo.

Outros Motivos que Levam um Cachorro a Cavar Buracos

Fora esses motivos que citamos anteriormente, existem outras causas que levam o seu cãozinho a fazerem isso. Uma delas, por exemplo, é porque simplesmente eles estão imitando o seu tutor. Sim, é verdade. Em muitos casos, depois do seu dono adubar a cultivar em seu jardim, é comum que o animal vá lá e simplesmente o imite, começando a cavar. Nesse caso, o mais recomendável é fazer qualquer atividade em seu jardim sem que o seu cachorro está lhe observando.

Também é é comum que os cães cavem buracos com a intenção de investigar algo. Isso se deve porque esse animal possui um olfato bastante aguçado, sentindo cheiros de muito longe, mesmo que este venham de debaixo da terra. Ou seja, ele simplesmente pode cavar um buraco qualquer para “conferir” de que se trata aquele odor estranho (não é à toa que certas raças de cães são usadas pelas autoridades para conseguir identificar entorpecentes em lugares escondidos).

Sim, e ainda existe a possibilidade do seu pet estar fazendo isso para chamara a sua atenção. Isso vai certamente acontecer se ele não estiver fazendo atividades adequadas às suas necessidades (ver o próximo tópico). É preciso que esse animal gaste energia e passe o tempo de maneira que ele possa se entreter sem precisam fazer algo de errado. Ou seja, ele pode estar querendo apenas chamar a sua atenção. Pode ter certeza de que essa atividade tão destrutiva de cavar buracos seria esquecida com certas atividades extras, e é o que falaremos a seguir.

Mas, Então, o que Fazer para Acabar com esse Hábito?

Aí está o problema: estamos falando de instintos e costumes adquiridos e desenvolvidos durante milhares e milhares de anos. É complicado. Punir e reprimir o animal não adianta, pois, além dele não abandonar esse hábito, ele ainda se sentirá triste e deprimido.

O que você pode fazer de maneira prática é tentar “redirecionar” as atividades cotidianas do seu cachorro para que ele não tem hábitos, digamos, tão destrutivos assim. Você pode condicionar esse comportamento, por exemplo, colocando uma caixa dessas de papelão com um monte de areia dentro, pois, dessa forma, ele poderá cavar à vontade, e deixará a casa e o seu jardim intactos. Para atrair o animal, você pode usar a tática de mostrar a ele que existe algum brinquedo ou osso enterrado ali, naquela areia.

Cachorro Cavando a Terra

É importante fazer isso, pois, de qualquer jeito, todos os cachorros, independente da raça, precisam gastar energia (em especial, os mais jovens). Caso o seu pet fique confinado dentre de casa, ou em apartamento, é natural que chegue uma hora em que ele extravase essa energia, e, inevitavelmente, faça algo de errado. Por isso, é necessário que, diariamente, você passeie com seu cão, e o mantenha entretido com algumas atividades em algum momento do dia. Dessa forma, ele será um animalzinho bem mais saudável.

Conclusão

Não dá simplesmente para você “tirar” o instinto do animal, mas dá pra, pelo menos, redirecionar sua energia e suas atividades diárias. Na prática, todos os cães, independente da raça, precisam de atividades corriqueiras, como caminhar, brincar, etc. Quanto mais realizarem essas atividades, mais eles não precisarão cavar nenhum buraco, seja por instinto de pregar uma presa, seja apenas para chamar a sua atenção.

Atenção, essa, que precisa ser dada ao seu pet, pois ele vai precisar dela para se desenvolver bem, e se tornar um animal saudável e feliz (e sem destruir sua casa ou seu jardim).

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *