Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Tosa Inu: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Tosa Inu: Características e Fotos

Hoje vamos falar de mais uma raça de cachorro, tenho certeza que vocês vão se encantar com o pet de hoje. A estrela do dia é o Tosa Inu, vamos conhecer as suas características, a sua personalidade e muito mais. Então fique até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Raça Tosa Inu

Esse cão é originário do japão, assim como o seu povo ele é corajoso, lutador e destemido, uma raça cheia de pontos positivos. Ele é extremamente observador, está sempre atento e de olho em tudo que acontece em volta.

Citamos que ele é um cão lutador, e essa é uma forte característica dele, por isso não espere que ele seja zen em todas as situações. Isso porque essa raça foi durante anos treinada exatamente para ser um lutador, aliás essa é considerada a maior raça de cães do país. Algumas dessas características o acompanham até hoje, por exemplo o desejo de proteger o seu território e o alerta constante.

Características da Raça Tosa Inu

Tosa Inu
Tosa Inu

Esse é um cachorro realmente imponente, um animal robusto de grande porte. Ele tem o rabo longo e fica suspenso enquanto ele caminha. Tem as patas grandes e as pernas compridas e fortes, dessa forma ele se torna ainda mais alto.

As suas orelhas são caídas na lateral da sua face, possui um focinho de tamanho médio. Ele tem olhos pequenos e discretos, tem uma coloração castanha puxada para o vermelho.

Essa é uma raça de grande porte, e apesar de ser grande diferente de outros cães do mesmo tamanho, ele não tem tanta necessidade de gastar energia. Por isso, se você não é uma pessoa muito ativa, saiba que um passeio bem feito já é o suficiente para ele e já cumpre sua cota de atividade física. Em alguns momentos ele aprecia correr.

Mesmo não sendo excessivamente ativo, por conta do seu tamanho precisa de um lugar espaçoso, se você tem um quintal grande em casa já é o suficiente. Como dissemos, de vez em quando ele gosta de correr, então se ficar em um local apertado não vai se sentir confortável. Por outro lado, ela também gosta de ficar perto da sua família, por isso certamente vai querer ter acesso a parte de dentro da casa sempre que sentir saudade dos seus tutores.

A expectativa de vida da raça Tosa Inu é de 12 anos. A média de altura desta raça é de 58 cm e a média de peso fica em 70 Kg.

Curiosidades da Raça Tosa Inu

  • É uma raça rara de ser encontrada por aí, por isso caso encontre você tem sorte,
  • Essa raça asiática pode ser confundida com o Mastim inglês por algumas pessoas, mas basta prestar atenção no seu comportamento para tirar essa dúvida.
  • Curiosamente o Tosa Inu no Japão onde foi criado é um pouco menor que no Ocidente. Isso acontece pois fora do Japão a raça foi misturada com outras,
  • A raça é proibida em alguns países, isso pois nesses lugares  “brigas de cães” são comuns e ele seria um candidato perfeito, por isso acharam melhor proibir.
  • Por conta do seu tamanho e sua característica de lutador ele virou símbolo dos lutadores de sumô, por isso sempre faz uma presença vip em lutas clássicas.

História e Origem do Tosa Inu

Como sabemos a origem deste cão é do Japão, ele surgiu entre os anos de 1868 a 1912. Ele nasceu na cidade de Tosa e por isso levou esse nome, foi criado com a intenção de ser um cão perfeito para uma rinha de cães.

Algumas raças fazem parte da sua ascendência, como o shikoku inu que foi cruzado com raças do ocidente como o dogue alemão, são bernardo, buldogue-inglês e o Bull terrier inglês.

O Tosa Inu já sempre foi uma raça rara, no período entre 1939 e 1945 ela desapareceu, pois seus donos a esconderam até que a guerra terminasse.

O FSS reconheceu a raça Tosa Inu no ano de 1997, esse é um grupo da AKC que reconhece e registra raças de cães raras como a nossa estrela de hoje.

Personalidade do Tosa Inu

Para pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de cão, lidar com um Tosa Inu pode ser não ser muito simples. Ele é calmo e tranquilo, mas tem personalidade forte e por isso precisa de um tutor que seja firme ao treiná-lo. Se você não souber lidar com isso pode ter problemas com o seu comportamento e não será um cão obediente.

Ele quer defender a família que ama, por isso ele tem um forte instinto de proteção, ele é um cão discreto quando a questão é demonstrar afeito. Por outro lado ele tem um comportamento bem tranquilo e dócil geralmente.

A convivência dele com outros cachorros da casa pode ser um pouco turbulenta por conta de defender seu território, não esqueça que esse é um cão lutador. Por isso o recomendado é que desde filhote ele se acostume com os outros.

Ele não gosta nada de ficar solitário, por isso ele vai sempre procurar estar próximo das pessoas da família. Por isso não deixe ele só por muito tempo, ele não sabe lidar com isso e pode ter comportamentos agressivos.

A socialização dele com outros animais é importante, mas também é importante fazer essa socialização com outras pessoas para que não ele não estranhe ninguém. A mesma coisa vale para crianças, lembre-se que ele é grande e na brincadeira acaba machucando sem querer.

A dieta dele é uma questão bem importante, pois ele tem tendência à obesidade. Por este motivo a alimentação deve ser balanceada e nas quantidades corretas para preservar a saúde do pet, converse com o veterinário para fazer estes ajustes. Além de investir em alimentação de qualidade, deixe água limpa e fresca sempre disponível para ele.

Veja também

Suricatos no Zoológico

Como Ficam os Animais no Zoológico?

Hoje vamos abordar um tema bem polêmico mas necessário, muitas pessoas querem entender melhor sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.