Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Leonberger: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Leonberger: Características e Fotos

Hoje trouxemos mais uma raça de cachorro bem legal para vocês, cheio de características únicas e muitas curiosidades. Portanto se você adora conhecer novas raças de cães e muito mais fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Raça Leonberger

Nossa estrela de hoje é o Leonberger, um cão muito amigável, muito carinhoso e gentil, eles adoram crianças e vão protegê-las com muito afinco quando tiver algum laço profundo com ela. É um cão bem tranquilo e relaxado, adora descansar esticado por aí, mas quando a tarefa é brincar ele desperta muito rapidamente. Muito leal a sua família, ele consegue se adaptar com facilidade a mudanças. Ficar sozinho não é uma opção para ele, ele tem necessidade de estar em companhia sempre, ele demanda bastante atenção do seu dono. Treinar essa raça nunca será um problema, é muito dócil e obediente. Como um bom cachorro grande que se preze é sempre muito amoroso, mas saiba que assim como muitas raças ele tem fases de comportamentos que podem precisar de mais atenção. Ele assim como nós humanos vai passando por algumas fases depois da infância, assim como um bom “aborrecente” nessa fase ele pode apresentar um comportamento mais teimoso, e nesse período também pode acabar destruindo alguns objetos, mas isso passa com a chegada da maturidade. Quando ele ainda é apenas um filhote, vai apresentar uma tendência de mastigar seus objetos favoritos como sapatos por exemplo, mas por conta do seu porte ele pode atacar móveis por exemplo que outros cachorros menores não conseguiriam. A dica é sempre repreender imediatamente, quando não estiver em casa não deixe nada disso disponível para ele, essa fase vai passar. É um animal cheio de energia, por isso precisa de atividade que o mantenha ocupado, passeios e etc podem ajudar bastante. A dica é nunca deixar ele sem nada para fazer em nenhum momento, pois ele pode recorrer a atividades nada interessantes para você.

Leonberger
Leonberger

Essa raça é um ótimo cão de companhia, de toda a família de forma geral. É um animal cheio de pontos positivos e muito amado, algumas pessoas podem não se adaptar a um cachorro de grande porte que demanda tantas atividades e atenção, pois se não cuidar, ele vai destruir algo e isso pode gerar frustração. Assim como outras raças desse tamanho, tem uma expectativa de vida menor do que a gente gostaria, ela gira em torno de 6 a 9 anos de vida, além de ter genética para diversos problemas de saúde comuns em raças grandes.

Ele gosta de se exercitar, isso em toda a sua vida, quando apenas um filhote então é ligado no 220v. Pense bem se passeios diários e atividades longas estão disponíveis em sua agenda, por isso não deve ser negligenciado. Agora se você gosta de correr e se exercitar, vai ter um ótimo companheiro para te acompanhar. Lembre-se que passeios na rua exigem sempre a utilização de guia para evitar acidentes, ele pode instintivamente querer brincar de perseguir algum animal que passar.  Faça uma lista de brincadeiras e atividades que vocês possam realizar juntos.

Saiba que este cão gigante vai querer estar dentro de casa, se bobear dormir na sua cama, ficar no quintal sozinho não é uma opção. Ele precisa ficar sempre próximo a sua família.

Características da Raça Leonberger

Vamos conhecer agora algumas características dessa raça. Para começar vamos falar outra vez da expectativa de vida dele, que costuma viver entre 6 e 9 anos. Ele é alto, mede entre 65 e 80 cm de altura. Consequentemente bem pesado, ele pesa entre 45 e 77 kg, já pensou?

Agora algumas de suas características físicas, possui a cabeça alta e bem alongada, seus olhos são entre castanho e preto e não são pequenos, mas também não são grandes. Já suas orelhas caem confortavelmente na lateral da cabeça e são de tamanho mediano. Seu pescoço é levemente projetado para frente, corpo forte e bem desenvolvido, as suas patas também são bem fortes, as de trás tem um franja formada por sua pelagem pesada. Seu rabo fica relaxado e caído, somente quando ele sai do relaxamento ergue a cauda munida de pelagem.

Aliás seu pelo é denso e macio, e em alguns mais duros, ele tem comprimento mediano e é liso e de corte reto. A coloração pode ser castanha mais puxada para o amarelo, ou para o ruivo ou para o preto, a face sempre tem a coloração preta.

Falando um pouco sobre os filhotes, quando chegar com o pequeno em casa já pode iniciar os treinamentos pois assim tudo ficará mais fácil. Você pode testar em casa alguns truques,  oferecer um elogio ou um petisco como reforço positivo, inclua brincadeiras divertidas e desafios para que ele se interesse, e sempre muita paciência. Seja sempre bastante firme e não desista fácil, pois você vai precisar repetir tudo isso todos os dias da vida dele por pelo menos 2 anos de vida. Assim você fica tranquilo a respeito do aprendizado dele, pois ele não vai esquecer o que lhe foi ensinado. Caso você tenha dificuldade, contrate um profissional.

Outro ponto importante nessa fase é apresentar o pequeno para pessoas desconhecidas e outros animais, pois assim ele não se sentirá amedrontado quando passar por isso mais tarde seja com pessoas os animais. Algumas pessoas preferem essa interação apenas depois dos 6 meses de vida, mas não recomendamos esperar para que ele não apresente comportamentos desagradáveis depois.

Caso você more em espaços pequenos pode esquecer a ideia, um cão desse porte precisa de espaço. Eles adoram crianças, mas prefira a interação de crianças maiores para evitar acidentes, e sempre fique de olho. Lembre-se que ele não gosta de ficar só em casa e isso pode gerar comportamentos destruidores. Latir não será um problema caso ele seja treinado desde cedo, se você for uma pessoa alérgica a pelos de animais também deve repensar a ideia.

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.