Home / Animais / Tudo Sobre a Barata: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Barata: Características, Nome Científico e Fotos

Quem nunca esteva em algum cômodo da casa e acabou se deparando com uma barata andando por aí? Apesar da cena ser realmente repugnante, essa é a realidade de muitas pessoas que vivem em zonas urbanas, principalmente porque a barata é considerada uma praga urbana que está por todos os lugares.

Mesmo assim, a verdade é que as pessoas não conhecem muito bem as baratas, apenas sabem que elas são nojentas e que causam um certo medo, mas não sabem exatamente quais são as características dela enquanto ser vivo, e esse com certeza é um dos problemas que podemos levar em consideração.

Isso porque a barata está presente em todos os lugares, e quanto mais as pessoas saibam sobre ela mais elas saberão como combater esse problema, mesmo que às vezes pareça impossível combater o problema.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a barata. Continue lendo o texto até o fim para entender um pouco mais quais são as características desse ser vivo, qual é o seu nome científico e também ver algumas fotos dela, mesmo que isso pareça nojento!

Nome Científico Da Barata

O nome científico é um excelente artifício para aprender mais sobre uma espécie apenas observando algumas palavras de maneira simples, já que por meio dele podemos obter muitas informações interessantes sobre todos os seres vivos que existem no mundo.

É sempre bom lembrar que o nome científico é um termo binomial, e isso significa basicamente que ele é sempre formado pela união do gênero com a espécie do animal, sempre nessa ordem. Assim, isso basicamente faz com que todos os seres vivos tenham no mínimo 2 nomes, sendo que 3 nomes são empregados quando falamos de subespécies especificamente.

No caso da barata essa classificação fica mais difícil, pois existem diversos gêneros e espécies de baratas por aí, mesmo que a maioria das pessoas pense que todas as baratas são a mesma.

Porém, podemos dizer que ela vai até a ordem Blattodea e depois se divide em diversos gêneros e espécies diferentes que acabarão formando novos termos binomiais que servem para identificar animais diferentes.

Portanto, podemos citar alguns exemplos de nomes científicos de baratas existentes em todo o mundo: Blatella germanica, Blatta orientalis, Periplaneta americana, Periplaneta fuliginosa e muito mais. Viu como todos os nomes científicos são formados por dois nomes? É exatamente por isso que a ciência considera que todos o seres vivos possuem um termo binomial para se identificar.

Características Físicas Da Barata

A verdade é que muitas pessoas não sabem disso, mas as baratas também podem ser muito diferentes quando o assunto é as características físicas delas. Isso porque tudo irá depender da espécie que está sendo levada em consideração; porém, vamos ver agora algumas características em comum que praticamente todas as baratas possuem.

Em primeiro lugar, a parte externa do corpo delas é feita de quitina, um tipo de polissacarídeo que faz com que o corpo da barata seja bem duro e firme, e é exatamente por isso que ela faz uma espécie de barulho quando pisamos nela.

Em segundo lugar, para sermos mais específicos podemos dizer que as baratas possuem 6 pernas, 2 asas e 2 antenas, sendo que algumas espécies podem ter mais ou menos do que isso dependendo das características.

Barata Fotografada de Frente
Barata Fotografada de Frente

Em terceiro lugar, as baratas podem trazer muitas doenças para o ser humano justamente porque elas servem como hospedeiro para diversos seres vivos, como por exemplo os fungos, o que acaba fazendo com que elas fiquem infectadas com o passar do tempo.

Por fim, podemos dizer que na grande maioria das vezes esse inseto possui uma cor escura, sempre mais puxada para os tons de marrom.

Portanto, essas são apenas algumas características físicas sobre a barata que você provavelmente ainda não conhecia!

Curiosidades Sobre Baratas

É claro que aprender um pouco mais sobre o reino animal pode ser uma maneira excelente de ampliar seus horizontes e também aumentar os seus conhecimentos sobre Biologia, mas também é um fato que ler textos científicos com grande frequência pode acabar se tornando algo chato e maçante para muitas pessoas.

Por esse motivo, as curiosidades podem ser consideradas uma excelente maneira de se estudar sobre um ser vivo, já que dessa maneira você aprende sobre ele sem precisar ler textos que não te agradam.

Logo, vamos ver agora algumas curiosidades interessantes sobre a barata que você provavelmente ainda não sabia!

  • As baratas conseguem passar um prazo de 1 semana sem beber água, e também longos dias sem comer nada;
  • Elas realmente viveram na época dos dinossauros, o que significa que conseguiram sobreviver ao Big Bang;
  • Só 1% das espécies de baratas são realmente prejudiciais para o ser humano, apesar de pensarmos que todas elas são prejudiciais;
  • Na China as baratas são utilizadas até mesmo para produções na medicina;
  • Já dissemos anteriormente que a barata possui 3 pares de pernas, mas a novidade é que com essas 6 pernas ela consegue se movimentar em uma velocidade de até 80cm/s.

Logo, essas são apenas algumas curiosidades sobre baratas que você provavelmente ainda não sabia! Nos conte um pouco mais sobre outras curiosidades que você sabe.

Barata – Classificação Científica

A classificação científica é um excelente modo de aprender sobre um ser vivo de maneira mais específica e baseado principalmente na Ciência, e é exatamente por isso que agora falaremos um pouco mais sobre a classificação científica da barata.

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattodea
Subordem: Blattaria

Como podemos observar, todas as baratas são iguais com relação à classificação científica até a subordem, já que depois disso elas acabam se diferenciando em diversas famílias, gêneros e, principalmente, espécies.

Portanto, agora você já sabe também é classificação científica da barata e com certeza percebeu que na realidade não é tão difícil assim aprender sobre as classificações, não é mesmo?

Quer aprender ainda mais coisas interessantes e de muita qualidade sobre diversos assuntos que estão relacionados à Ecologia, mas ainda não sabe onde encontrar bons textos? Confira também aqui em nosso site: Borboleta Branca da Madeira – Características, Habitat e Fotos

Veja também

Papa-Léguas Correndo no Chão

Quais São os Predadores do Papa-léguas e seus Inimigos?

Com velocidades acima de 40 quilômetros por hora, os corredores de estrada definitivamente ganham seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *