Home / Animais / Tucano Throated: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Tucano Throated: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje, você irá conhecer o Tucano Throated, uma das mais belas espécies de ave, que têm um canto incomum que a deixou famosa onde vive.

Você irá conhecer as características gerais de todas as aves e algumas outras espécies importantes de Tucano.

Preparado(a)? Vamos lá então.

As Aves

Antes de você conhecer os Tucanos Throated, é necessário que você conheça primeiro as aves, suas características gerais e o que as diferem de todas as outras espécies.

As aves formam uma classe de animais única dentro da natureza. Estes são animais vertebrados e  cobertos de penas.

Toda esta classe de animais possui algumas características em comum, como: eles são ovíparos, bípedes e homeotérmicos.

Além destas características, existem outras particularidades que são comuns a maioria das espécies de aves existentes, como:

  • Vôo: esta é uma capacidade utilizada para caçar, buscar alimentos, fugir de predadores, para migrações e habitar uma maior variedade de ambientes;
  • Penas: é o que permite o vôo, é usada como camuflagem e um grande atrativo sexual;
  • Canto: habilidade utilizada como atrativo sexual e para marcação de território e comunicação. As aves somente são capazes de cantar, graças a um órgão fonador chamado Siringe;
  • Temperatura corporal: os pássaros são animais endotérmicos, o que os possibilita manter uma alta temperatura corporal constantemente. Para isso, eles dispõem de metabolismo acelerado.

Descendentes diretos dos Dinossauros que foram extintos há aproximadamente 65 milhões de anos, estes animais foram incrivelmente adaptáveis e desenvolveram ótimas ferramentas de sobrevivência. Um exemplo disto, é sua capacidade de voar.

Atualmente, são conhecidas 9 mil espécies diferentes de aves que variam de tamanhos e formas por causa de extensa variedade de espécies.

Usualmente sua alimentação é baseada em: sementes, grãos e frutos.

Se quiser saber mais sobre as aves e todo seu fenótipo de forma mais aprofundada, acesse este texto do Blog Toda Matéria.

Tucano

Antes de conhecer definitivamente o Tucano Throated, é importante você conhecer e entender todas as características gerais de todas as espécies de Tucanos que existem.

Estes, que são animais de grande importância ambiental para os ambientes em que habitam. O Tucano pertence à ordem Piciforme e a família Ramphastidae, sua família possui 33 espécies diferentes de aves.

A principal particularidade de qualquer espécie de Tucano, é seu grande bico que mede em média 23 centímetros, enquanto eles atingem até 66 centímetros de altura.

A cor de sua plumagem e de seu bico varia de acordo com as suas espécies, isso acontece devido a sua larga distribuição geográfica, sua diversidade de espécies, entre outros.

Normalmente eles se alimentam de frutos, porém, eles chegam a se alimentar de insetos, pequenos répteis e ovos de outras aves.

As fêmeas botam de 2 a 4 ovos normalmente, que são eclodidos depois de 18 dias. Tanto a fêmea quanto o macho desta espécie cuidam deles. Sua maturidade sexual é atingida durante seu terceiro ano de vida.

Eles são originários tanto da América do Sul quanto da América Central, habitando desde o Sul da Argentina, até o México.

Sua grande importância ecológica se encontra no seu papel de dispersor de sementes, sendo considerados os maiores dispersores de sementes de toda a América Central.

A América Latina não fica de fora, o Tucano possui grande papel no equilíbrio do ecossistema de florestas em todo o continente.

Tucano Throated

Este Tucano também é conhecido como: Tucano de papo Branco, Tucano de garganta Branca, Tucano Cantador e Quirina.

Este é um habitante da floresta amazônica e de acordo com o G1, el dispõe de um dos cantos mais conhecidos de toda a floresta tropical.

Ele mede em torno de 55 centímetros, contudo, chega a altura de 58 centímetros durante sua idade adulta.

Seu bico tem coloração vermelha que se eleva até a cor alaranjada em sua plumagem, a parte de baixo de sua área nasal é azul, enquanto a parte de cima é amarela. Na parte de cima de seu bico, você encontra uma linha amarela esverdeada.

Sua garganta é branca com alguns tons de vermelho e sua face é azul ou verde-azulada, a parte de cima de sua cauda caminha entre o amarelo esbranquiçado e amarelo avermelhado, o resto de seu corpo é preto e a íris de seus olhos é marrom.

Seu habitat se encontra principalmente na Floresta Amazônica, contudo ele vive em florestas úmidas, em suas bordas e até em ambientes de capoeira alta. Ele também é encontrado na Bolívia, Venezuela e nas duas Guianas.

Assim como os outros Tucanos, sua alimentação é baseada em frutos, pequenos animais como lagartos e cobras, pequenos filhotes de outras aves e ovos.

Ele vive em pequenos grupos. Seu canto se tornou famoso nas regiões em que habita, por ele ser parecido com o latido de um cão, o que acabou o levando a ser conhecido como “cachorro”.

Se quiser conhecer mais algumas particularidades únicas sobre esta ave, acesse este artigo da Wikiaves

Outros Tucanos

Como o assunto de hoje são os Tucanos, nada melhor do que conhecer algumas algumas  de suas outras espécies:

  • Tucano de Bico Verde: eles tem média de 48 centímetros e habitam principalmente a Mata Atlântica no Brasil, além disso ele é encontrado em todo o Sul e Sudeste do país, e algumas áreas do Paraguai e Argentina. Esta espécie vive em grupos;
    Tucano de Bico Verde
    Tucano de Bico Verde
  • Tucanuçu: seu grande bico chega a medir até 23 centímetros, ele possui em média 55 centímetros. Vive no Paraguai, Bolívia, Argentina, na Amazônia e na região Central do Brasil, porém ele não chega a habitar o litoral nordestino. Ele se destaca por ser considerado o maior de todos os Tucanos;
  • Tucano de Bico Preto: têm somente 12 centímetros de bico e 46 centímetros de comprimento. Habita as duas Guianas, Bolívia, Venezuela e grande parte do Brasil. É uma ave endêmica da América do Sul.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Tucano, algumas espécies do mesmo e o “Tucano Cachorro” ou melhor, o Tucano Throated.

Se você gostou do artigo de hoje e é apaixonado(a) pela natureza, continue em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima

-Diego Barbosa.

Veja também

Anêmona: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A anêmona do mar faz parte do filo cnidaria, como as águas vivas, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *