Home / Animais / Traça Ornamentada: Características, Nome Cientifico E Fotos

Traça Ornamentada: Características, Nome Cientifico E Fotos

As traças são um tipo de inseto. São comuns e é muito fácil de encontrar. Elas são minúsculas e praticamente inofensivas, porém elas podem causar muitos danos e prejuízos a produtos e roupas. Existem diferentes espécies de traças. Traças podem ser encontradas em muitos lugares diferentes, seja em áreas urbanas ou áreas rurais, é possível encontrar traças corroendo diferentes coisas. Quando há uma boa movimentação de moveis e limpezas recorrentes, é mais difícil encontrar, porém quando algo é deixado por muito tempo em determinado lugar, há possibilidade de aparição e proliferação de traças. As traças são consideradas pragas e podem ser um grande problema para lojas de estofados, tapeçaria, roupas, couro, ou qualquer armazenamento. Vamos entender melhor sobre as traças e suas características.

Traça em Casa
Traça em Casa

Traças de Roupas

Como mencionamos, existem diferentes espécies de traças. É possível identificar a espécie de acordo com o lugar em que elas são encontradas. Isso porque as diferentes espécies se instalam em locais específicos. As traças das roupas são da ordem Lepidoptera. São pequenas, possuem um par de antenas, um par de asas, escamas e patas. A cor predominante é marrom ou bege. São todas pequenas, mas há variações entre seus tamanhos. Basicamente quase nenhuma chega a passar de 2 centímetros. O tamanho médio dessa espécie é 0,60 centímetros.

Essas traças se alimentam de roupas, isso mesmo. Diferente de qualquer outro inseto ou ser vivo, elas se alimentam de tecido, cabelos e também é a espécie encontrada em armazenamento de grãos como soja, feijão ou milho. Elas se escondem em cantos de paredes, em locais escuros e úmidos como depósitos.

Um fato curioso, a ordem lepidóptera é a mesma ordem das mariposas e borboletas. Muitos consideram essas traças pequenas mariposas. Elas possuem o mesmo ciclo de vida que elas, a maior diferença das outras espécies de sua família é o fato de que elas se alimentam de coisas inusitadas que as borboletas e mariposas não comem. De qualquer forma elas são da mesma família e há grandes semelhanças.

Traças de Livros

As traças que se alimentam de livros são uma espécie diferente. Apesar de serem parecidas, elas podem fazer parte da mesma família, porém são de ordens diferentes. No caso dessa que vamos apresentar agora, ela faz parte da ordem Thysanura. Diferente da outra espécie que já citamos, essa não possui asas e não se trata de uma espécie diferente de mariposa. Essa espécie é facilmente reconhecida e caracterizada como traça mesmo, pois é a mais comum. São chamados também de tisanuros, traça de livros, bicho de prata, entre outros nomes que variam de acordo com a região. Eles são responsáveis por páginas comidas, capas estragadas, entre outros. O terror das bibliotecas e livrarias. Eles possuem antenas, seu corpo é achatado e alongado, suas patas são tão claras que quase não são vistas. Eles são em mais de 150 espécies variando entre tons neutros desde os mais claros aos mais escuros. Eles vivem grudados em paredes, móveis, estantes, lugares escuros, secos ou úmidos. São muito encontrados em armazéns. Eles vivem de quatro a sete anos, uma vida longa para um inseto. São conhecidos desde os tempos antigos pois é responsável pela degradação de diversos escritos. Eles possuem em sua boca uma espécie de mastigadores que os auxiliam em sua alimentação que é baseada em itens de casa como sacos de farinha, grãos, papeis e tecidos.

Traça Ornamentada: Como combater

Normalmente não é comum se ter um problema muito sério com tratas pois a reprodução e proliferação dificilmente chega ao nível de uma praga que se de algum tipo de grande prejuízo, normalmente, ao notar a presença de traças em sua residência, porão, armazém ou estoque, uma boa limpeza é capaz de eliminar as traças e limpezas periódicas podem evitar que elas retornem. De qualquer forma, as traças podem atrapalhar, e caso uma faxina não resolva o problema, conte com o auxilio de naftalinas e venenos específicos para esse tipo de inseto.

Como Evitar as Traças

É muito provável que você nunca tenha tido nenhum tipo de problema com as traças, e antes de ter um, deseje evitar que isso aconteça. Para isso, vamos dar algumas dicas de como manter esse tipo de inseto longe de suas coisas. Essas dicas também servem para ácaros!

Diariamente, com um espanador, retire o pó acumulado de livros e objetos. Abra as gavetas, e passe o espanador lá também.

Semanalmente, use um pano úmido com um produto de limpeza da sua escolha para limpar seus armários, gavetas e estantes.

Arraste os móveis de lugar para passar a vassoura onde ela não alcança, lembre-se de passar a vassoura nas paredes e nos cantos! Esses lugares que são inacessíveis são onde as traças mais se escondem!

Depois da vassoura, passe um pano com alvejante ou outro produto de limpeza de sua preferencia.

Abra portas e janelas para que o local fique arejado. Caso não tenha essa possibilidade, conte com a ajuda de um ventilador ou circulador de ar.

Depois que o ambiente estiver limpo, você pode utilizar aromatizadores de ambiente. As traças ficam atordoadas com alguns cheiros. Quanto mais forte for, menos possibilidade de ter sua casa invadida pelas traças. Desse modo, você se livra das traças e já garante um ambiente limpo e cheiroso.

Como Essas Traças Entraram Aqui?

Muitas vezes é difícil entender como um inseto chegou exatamente onde ele queria, ainda mais quando esse lugar não é nem aberto. No caso das traças, elas entram através dos ovos das mariposas e se desenvolvem dentro do local. Algumas também chegam com os objetos trazidos, por exemplo, caso você compre um livro de um sebo, você pode estar trazendo uma traça junto com ele, sem perceber!

Um alivio sobre isso tudo é que apesar de serem invasoras e não convidadas, as traças não causam nenhum dano a saúde, elas são simples insetos que querem se alimentar, e elas também não são atraídas pela sujeira, mas caso elas estejam confortáveis, significa que o local já precisa de uma faxina. Simples limpezas diárias ja podem espantar esse inseto.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *