Home / Animais / Qual é o Órgão Responsável Pelo Canto das Aves?

Qual é o Órgão Responsável Pelo Canto das Aves?

Os pássaros e aves canoras desenvolveram uma caixa de voz especializada em dois lados, chamada syrinx, que lhes permite realizar feitos impressionantes de performance vocal – incluindo a capacidade única de vocalizar dois tons não relacionados ao mesmo tempo.

O Canto dos Filhotes

Como filhotes, a maioria dos pássaros canta músicas da vizinhança, ouvindo atentamente e memorizando-as. É só mais tarde, depois de terem fugido, que os pássaros jovens começam a praticar. As músicas dos primeiros treinos são bagunçadas e desestruturadas, muito parecidas com o balbucio de uma criança pequena. Após muitos meses de prática, os pássaros cantam refinam suas músicas e se estabelecem em um repertório, que geralmente permanece fixo pelo resto de suas vidas.

Na prática, é possível comparar as tentativas de prática de jovens pássaros canoros com as performances perfeitas de adultos – e verificar quanto trabalho é necessário para se tornar uma estrela.

Por Que os Pássaros Cantam?

Para um pássaro, cantar pode ser desgastante. É energeticamente caro e alerta predadores. Então, por que os pássaros cantam? As evidências sugerem que, em parte, é proclamar e defender seus territórios . Estudos também mostraram que as músicas desempenham um papel crucial na atração e na impressão de companheiros em potencial e podem sinalizar a saúde geral do cantor. Como nos humanos, cantar nos pássaros é muitas vezes uma chance de se exibir.

Qual a Diferença Entre Canto e Chamada?

Normalmente, uma música é definida como uma vocalização relativamente estruturada produzida enquanto atrai um companheiro ou defende um território. As chamadas tendem a ser sons mais curtos e menos rítmicos usados ​​para comunicar uma ameaça próxima ou a localização de um indivíduo. Cada espécie e indivíduo possui uma variedade de canções e chamadas usadas em diferentes contextos que juntos formam seu repertório . Embora a distinção entre chamadas e músicas nem sempre seja clara, pode ser bastante aberto para explorar os repertórios completos de seus pássaros favoritos.

Pássaro Cantando
Pássaro Cantando

Só os Machos Cantam – Verdade ou Mentira?

Provavelmente, quando você ouve um pássaro cantando, é um macho. A maioria das aves canoras femininas em zonas temperadas usa chamadas mais curtas e simples , enquanto os machos produzem as vocalizações mais longas e complexas que consideramos como música . A história é diferente nos trópicos, onde as mulheres costumam cantar, e muitas espécies se envolvem em duetos .

Qual é o Órgão Responsável Pelo Canto das Aves?

Ao contrário dos seres humanos, os pássaros produzem sons vocais usando um siringe (sirinx) , um órgão localizado onde a traqueia se divide em dois tubos brônquicos. Nos pássaros canoros, cada lado da sirene é controlado de forma independente, permitindo que os pássaros produzam dois arremessos não relacionados ao mesmo tempo. Alguns pássaros até têm a capacidade de cantar simultaneamente notas ascendentes e descendentes, como o tordo-da-madeira (Hylocichla mustelina) em seu trinado final. Podemos apenas imaginar quais as alturas musicais que os vocalistas humanos poderiam alcançar com habilidades como essa.

O órgão sirinx torna possível a ginástica vocal – por exemplo, o Cardeal do Norte (Cardinalis cardinalis) é capaz de varrer mais notas do que as de um teclado de piano em apenas um décimo de segundo. Como cada ramo do syrinx dos pássaros canoros é controlado individualmente, o cardeal pode começar suas notas arrebatadoras com um lado do syrinx e alternar facilmente para o outro lado sem parar para respirar, tornando-os invejosos por vocalistas humanos em todos os lugares.

Desenvolvimento do Canto

Os pássaros jovens tentam replicar as canções que ouviam no ninho, praticando até que correspondam à música do tutor . Alguns pássaros cantores, como os thrashers e zombadores, aprendem a imitar outras espécies – sapos, gatos e até alarmes de carros.

Assim como os humanos têm sotaques regionais, algumas espécies de aves desenvolvem dialetos distintos e específicos de cada área . Essa variação na música geralmente ocorre quando populações da mesma espécie são isoladas por características geográficas, como montanhas, corpos d’água ou extensões de habitat inadequado. Esses dialetos locais são então repassados ​​para a próxima geração de pássaros jovens, que ouvem as músicas sendo tocadas por seu pai e outros machos locais. Depois de muitas gerações, os pássaros de uma área podem parecer bem diferentes daqueles da próxima montanha.

Dois Pássaro Cantando
Dois Pássaro Cantando

Por Que os Pássaros Cantam de Manhã?

Os pássaros costumam acordar antes do amanhecer cantando seus corações e acrescentando suas vozes ao coro do amanhecer . Mas por que muitas espécies cantam mais intensamente ao amanhecer do que em qualquer outra hora do dia? Acredita-se que muitas das músicas ouvidas ao amanhecer funcionem como avisos dados por pássaros machos em defesa de seu território e companheiro. Embora o coro do amanhecer seja um fenômeno comum onde quer que os pássaros vivam, pouco se sabe sobre por que os pássaros concentram seus esforços nessas primeiras horas.

Qual é o Órgão Responsável Pela Fala do Papagaio?

Papagaios são especialmente hábeis em imitar sons e linguagem humana. Ao contrário dos pássaros canoros, que produzem sons por membranas vibratórias em duas sirenes diferentes, os papagaios têm apenas uma sirene, localizada na parte inferior da traqueia. Isso é um pouco semelhante aos humanos, que também têm apenas um órgão produtor de som, a laringe. Papagaios também têm línguas longas e musculares que podem ser usadas na modificação de sons. Os papagaios também têm áreas do prosencéfalo envolvidas no aprendizado vocal e no controle da vocalização que não são encontradas em outras aves.

Como É a Audição dos Pássaros?

Orelhas de pássaros mostram considerável uniformidade na estrutura geral e são semelhantes em muitos aspectos aos dos répteis. O ouvido externo consiste em uma passagem externa curta, ou meato, normalmente escondida sob as penas ao lado da cabeça. A maioria das aves possui um músculo na pele ao redor do meato que pode fechar parcial ou completamente a abertura.

Como outros animais, os pássaros usam a audição para alertá-los sobre inimigos e outros tipos de perigo. Em um grau dificilmente igualado nas espécies mais baixas, eles também usam a audição nas relações sociais e na comunicação. Muitos pássaros machos cantam para manter seus territórios e atrair parceiros. Alguns pássaros também usam vocalizações para identificar seus companheiros ou membros do grupo. Durante o período de reprodução do pinguim-imperador , por exemplo, o macho deixa sua companheira para uma jornada que leva muitos dias para obter comida. Ao retornar à área geral onde seu companheiro permaneceu com um maço de centenas de pássaros, o macho é capaz de localizar e reconhecer seu parceiro através de um intercâmbio de chamadas.

Pássaro Cantando Em Cima da Árvore
Pássaro Cantando Em Cima da Árvore

Há boas razões para acreditar que certas aves, incluindo as aves de rapina ( Collocalia ) da Ásia e Austrália, as aves aquáticas ( Steatornis ) da América tropical e possivelmente algumas outras, podem usar a ecolocalização quando voam nas cavernas escuras que habitam. . Além disso, está bem estabelecido que muitas corujas localizam e capturam suas presas por sinais auditivos. Em uma noite escura, uma coruja empoleirada em uma árvore pode ouvir os sons de farfalhar feitos por um rato na grama e folhas no chão abaixo; localizando com precisão esse sinal, ele pode atacar e capturar a presa sem qualquer auxílio visual.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *