Home / Animais / Traça de Farinha de Índio: Características, Nome Cientifico e Fotos

Traça de Farinha de Índio: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os animais podem ser muito diversos e surpreendentes, sendo capazes de ter inúmeras características especiais que os diferem uns dos outros. Dessa maneira, muitos dos animais podem ser considerados belos, fortes e ganhar destaque por tudo o que fazem. Entretanto, nem sempre é esse o caminho natural dos animais, que, por vezes, são tidos como pragas pelas pessoas e recebem avaliações negativas por parte de toda a sociedade.

Assim, esse é o caso de muitos animais que vivem perto dos campos de todo o mundo, sendo que, em geral, os animais mais próximos às fazendas e outros terrenos agrários acabam por ser subjugados como pragas ou infestações.

Esse é o caso da traça-indiana-da-farinha, um tipo de animal muito conhecido por quem trabalha e vive nas zonas rurais de todo o mundo, já que esse tipo de mariposa é conhecida por ser um grande problema em locais que tenham produtos de diversas origens.

Esse tipo de mariposa teve origem na Europa, mas, com o tempo e com a miscigenação entre os povos, rapidamente ganhou todo o mundo e se transformou em um animal famoso em todo o planeta.

Dessa maneira, a traça-indiana-da-farinha acaba por receber até bastante destaque por parte de quem vive no campo, mas não é exatamente um destaque positivo. Isso porque as pessoas já elaboraram variadas maneiras de fazer com que a traça-indiana-da-farinha suma das suas terras, embora nem sempre isso seja tão simples.

Dessa forma, há muitos planos de como acabar com o problema, sendo que a grande maioria simplesmente não funciona como deveria.

Além disso, o mais comum é que a traça-indiana-da-farinha seja vista perto de grãos ou cereais, o que pode fazer com que o problema se torne ainda mais grave, já que as culturas relacionadas aos grãos costumam ser inúmeras nas fazendas, seja pelo cultivo dos cereais ou mesmo para a alimentação de outros animais.

Conheça a Traça-Indiana-da-Farinha

A traça-indiana-da-farinha é um tipo de praga muito comum para quem trabalha ou vive no campo, sendo anormal que uma pessoa que habita uma zona rural jamais tenha visto a traça-indiana-da-farinha. De qualquer modo, é interessante notar como essa mariposa faz parte de uma família de animais tidos como pragas, não sendo a única a dar indícios de que pode ser um fator bastante complicador para o trabalho no campo.

Em relação ao nome da traça-indiana-da-farinha, há algumas teorias envolvendo a nomenclatura, que é a mais comum para o animal, mas a corrente mais sólida indica que a mariposa em questão gostava bastante de injetar os seus ovos no fubá.

Mariposas - Como Pragas
Mariposas – Como Pragas

Assim, como o fubá era tido como comida indiana em quase todo o mundo, rapidamente surgiu o nome da traça-indiana-da-farinha, que também pode ter outros nomes ligados às suas origens indianas.

Contudo, diferentemente do que se possa imaginar, a Índia não é o local de origem desse animal. Isso porque a Europa aparece como o centro originário da traça-indiana-da-farinha, algo que, com o tempo e pelo fato de a mariposa viajar para todo o planeta, acabou se perdendo.

Características da Traça-Indiana-da-Farinha

A traça-indiana-da-farinha está entre os animais mais indesejados do mundo para agricultores e donos de fazendas, já que a sua fama de “praga dos grãos” se espalhou muito rapidamente por todo o mundo. De toda maneira, ainda assim é muito interessante analisar como vive essa mariposa. Medindo entre 8 e 10 milímetros de comprimento, além de 16 a 20 milímetros de envergadura, a mariposa não é muito grande para os padrões gerais das espécies semelhantes, mas, justamente por ser pequena, pode se tornar um problema grandioso.

Características da Traça-Indiana-da-Farinha
Características da Traça-Indiana-da-Farinha

Assim, a traça-indiana-da-farinha é capaz de penetrar em espaços pequenos, minúsculos, sendo muito difícil conter uma praga desse animal avançando sobre os grãos e demais cereais sob seu domínio. Já sobre o ciclo de vida da espécie, a traça-indiana-da-farinha pode variar entre 30 a 300 dias de vida.

As fêmeas costumam colocar uma série de ovos de uma só vez, número que pode chegar de 60 aos 400; além disso, as larvas levam de 2 a 14 dias para deixarem os ovos, com o ciclo restante de vida levando de 2 a 41 semanas. Como se pode notar, porém, o espaço amostral das mariposas avaliadas ainda é muito pequeno, o que cria distorções e números muito distantes entre si.

Traça-Indiana-da-Farinha Como Praga e Como Acabar Com a Mariposa

A traça-indiana-da-farinha é uma praga e, como tal, exige algumas prevenções importantes para se manter afastadas dos grãos. Dessa forma, há muitos planos de acabar com a mariposa, embora nem todos sejam tão eficientes. Algo bastante importante a ser feito, assim, é acabar com todas as fontes de contaminação em potencial presentes na sua casa, já, desse modo, será possível evitar que ovos tenham sido deixados pela traça-indiana-da-farinha mesmo após a sua morte.

Portanto, alimentos contaminados sequer podem ser considerados, pois certamente possuem centenas de ovos e poderão ser um problema ainda maior em caso de descarte irregular ou negligência. Ademais, como esse tipo de animal costuma ser complicado de eliminar, é muito positivo que todo o terreno seja analisado de forma igual, já que a presença da traça-indiana-da-farinha pode se dar até mesmo nos menos buracos possíveis.

Além disso, há também algumas armadilhas que podem ser usadas para acabar com o problema da mariposa em questão, algo que, apesar de não ser tão eficiente quando se trata de muitas centenas de animais, ode ser útil para, ao menos, diminuir o problema.

Principais Culturas Afetadas Pela Traça-Indiana-da-Farinha

A traça-indiana-da-farinha é um animal bastante agressivo, que pode se aproveitar de oportunidades para aumentar a sua espécie a partir da disseminação de ovos. Dessa forma, é importante saber quais são as culturas favoritas da traça.

Traça-Indiana-da-Farinha e seus Perigos
Traça-Indiana-da-Farinha e seus Perigos

No caso, arroz, cacau, aveia, fumo, feijão, trigo, soja e milho estão entre as principais culturas almejadas pela traça-indiana-da-farinha. Naturalmente, para evitar que essa praga se aproxime da sua casa, é interessante manter esses alimentos muito bem vedados e armazenados em locais seguros e limpos, onde seja impossível a entrada da mariposa. Além disso, como os grãos são o alimento favorito desse tipo de mariposa, pode ser interessante, também, não manter todos os grãos em um único local.

Veja também

Dragão-de-Komodo: Curiosidades e Fatos Interessantes

O dragão-de-komodo é um animal que causa curiosidade em muitas pessoas. Isso se deve principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *