Home / Animais / Sauim, Choim, Ou Choim-Preto: Características, Habitat E Fotos

Sauim, Choim, Ou Choim-Preto: Características, Habitat E Fotos

Sauim ou sagui é um animal que pode ser encontrado na Amazônia. Assim como vários animais da sua região, vem se tornando raro de se encontrar, pois está ameaçado de extinção devido a caça e principalmente ao crescimento das cidades, que acaba destruindo seu ecossistema.

A seguir apresentamos suas características, habitat e outras informações desse pequeno primata. Acompanhe.

Características E Comportamento do Sauim de Coleira

O sauim é um animal pequeno, medindo entre 20 e 28 centímetros de comprimento mais a cauda que mede aproximadamente 38 centímetros. Seu peso não passa de 450 gramas, sendo mesmo um animal bem pequeno. Ele pode viver em média cerca de 10 anos em seu habitat natural.

Seu nome cientifico Saguinus bicolor, deriva da presença de duas cores em seu corpo. A parte de trás do corpo é marrom nas costas e laranja na parte interna das pernas e na barriga enquanto a parte onde estão o pescoço, braços e tórax é branca. Sua face é preta e não possui pelos, bem como sua cabeça.

O sauim possui unhas em todos os dedos, exceto no polegar e elas funcionam como garras para que o animal escale nas árvores. Pertence à família Callitrichidae, da ordem dos primatas neotropicais pequenos.

São animais que preferem o dia, ao invés da noite. Vivem em grupos de 2 a 15 indivíduos, adotando a palavra “família” com muita apreciação. Esses animais estão sempre nas árvores e saltam entre os galhos facilmente. São encontrados andando no chão apenas quando estão com sede e fazem dos troncos ocos, suas casas.

Características E Comportamento do Sauim Preto

Mico estrela sagui de tufos pretos ou apenas sagui é uma espécie de macaco, com nome cientifico de Callithrix penicillata. É uma espécie restrita ao Brasil que faz parte de um grupo de saguis que vive no leste brasileiro, típico da Mata Atlântica.

Essa espécie está espalhada por várias regiões do Brasil, podendo ser encontrada principalmente nos cerrados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí e norte de São Paulo, nas regiões do rio Tietê e rio Piracicaba.

Quanto a suas características, sua cabeça é mais escura que o restante do corpo e ele possui uma mancha branca na testa, próprio da espécie. Sua cauda mede cerca de 35 centímetros e ajuda o animal a se equilibrar nas árvores. Seu comprimento é de até 30 centímetros e seu peso é de cerca de 250 gramas. O sauim de tufos pretos possui dentes inferiores estreitos e alongados, que são utilizados para perfurar o tronco das árvores para que estes produzam a goma que é essencial em sua dieta.

Reprodução E Alimentação Do Sauim

Sauim é um animal onívoro, ou seja, sua alimentação inclui alimentos de origem vegetal e de origem animal, possuindo uma dieta bem variada e paladar diversificado.

Dentre os alimentos consumidos pelo sauim estão:

  • Frutas
  • Flores
  • Insetos
  • Lesmas
  • Répteis
  • Ovos
  • Néctar das árvores
    Alimentação Do Sauim
    Alimentação Do Sauim

Quanto a reprodução desse animal, apenas a fêmea alfa do grupo é quem se reproduz, pois, a reprodução em outras fêmeas, se não ela, é reprimida dentro do grupo. Os sauins costumam ter seus filhotes entre uma e duas vezes no ano, pois a fêmea já pode cruzar novamente dois dias após o parto.

A gestação dura entre 140 e 170 dias e gera de um a dois filhotes por vez. Após o nascimento toda a família ajuda a cuidar do filhote, sendo que o filhote fica agarrado nos pelos do pai, dos tios e irmãos mais velhos e vai junto da mãe apenas para se amamentar. A amamentação vai até os seis meses de vida do filhote. Nesse período o filhote aprende a se alimentar e a caçar com toda a família.

Habitat Do Sauim

O sauim habita as florestas de vários países da América e possui cerca de 35 espécies diferentes, das quais 25 são brasileiras. As espécies estão distribuídas nos planaltos entre o Rio Preto da Eva e Rio Cuieiras. No Brasil, vive exclusivamente em Amazonas, na região de Manaus e nas cidades vizinhas.

Habitat Do Sauim
Habitat Do Sauim

Inimigos E Predadores Do Sauim

Existem diversas ameaças quando se fala da sobrevivência do sauim. Isso porque seu habitat natural vem sendo destruído, deixando a espécie em risco, principalmente devido ao crescimento da cidade de Manaus que acaba destruindo a mata.

Não obstante, o sauim ainda possui predadores na natureza, sendo a jiboia e o gavião os principais. Ainda, parece existir uma espécie de competição das áreas de distribuição entre o sauim e outros macacos, o que também afeta sua sobrevivência.

Risco De Extinção

O sauim é um dos animais que estão na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil. Isso ocorre devido à perda de habitat, que por sua vez é causada pela grande quantidade de incêndios, predação por cães domésticos e animais selvagens, assentamentos rurais, poluição, desmatamento e aumento das cidades. Isso tudo fez com que diversos institutos estimem que a população desses animais reduziu cerca de 80% nos últimos anos.

Para evitar a extinção, institutos de pesquisa vem mapeando a população dos animais em diversas regiões e também realizando resgate de animais em situação de risco, os quais são levados para unidades de conservação. Existem também a produção em cativeiro de algumas espécies.

Tudo isso ajuda na sobrevivência da espécie, porém, o mais importante, é conscientização das pessoas. Isso serve não só para animais que sofrem com a ação do ser humano, mas para todo o meio ambiente.

É essencial que as pessoas entendam que todas as ações de hoje, como poluição de rios e do ar, acumulo de lixo e outras ações, trarão consequências negativas num futuro não tão distante.

Que tal aprender mais sobre o mundo das plantas e dos animais? Nosso site tem as informações que você precisa. Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *