Home / Animais / Salamandras-Negras: Curiosidades, Habitat e Fotos

Salamandras-Negras: Curiosidades, Habitat e Fotos

Os animais podem apresentar versões muito anormais e estranhas. Logo, isso faz com que as espécies tenham muitas diferenças entre si, o que dá sentido ao fato de os especialistas se preocuparem tanto com a diferenciação entre os diferentes animais de cada espécie. As mais curiosas e únicas, dessa forma, acabam por receber muita atenção por parte das pessoas.

Ou, em alguns casos, são esquecidas por estarem presentes apenas em algumas poucas partes do mundo. Esse é o caso da salamandra-negra, um animal bastante incomum e que possui todo o seu corpo na cor preta. Esse tipo de anfíbio não é nada comum no planeta, existindo apenas em uma parte limitada da Europa.

Isso faz com que as salamandras-negras não recebam tanta atenção por partes dos menos curiosos, mas o grande caso é que nem mesmo os profissionais da biologia costumam valorizar tanto as variações existentes nas salamandras-negras.

Esse tipo de salamandra ainda presenta outras subespécies, mas todas possuem uma série enorme de características em comum, o que facilita o processo de identificação das salamandras-negras em geral. Embora esteja presente em mais de 10 países, o que acontece é que esse animal apenas habita a áreas das montanhas nesses países europeus, onde até mesmo o acesso é complicado.

Conheça as Salamandras-Negras

As salamandras-negras são comuns em muitos países da Europa, em uma lista longa que pode levar a crer que o animal é dos mais populares de todo o continente. Contudo, na verdade esse tipo de anfíbio apenas habita as partes montanhosas do continente, algo responsável por dificultar bastante o acesso das pessoas a esse animal.

No caso, as salamandras-negras estão presentes em países como Alemanha, Albânia, Croácia, Eslovênia, Suíça, Montenegro, Sérvia e muitos outros. Animal de modo de vida noturno, as salamandras-negras se tornam quase invisíveis à noite, quando a sua identificação fica muito mais complicada. Logo, as salamandras-negras utilizam da ótima camuflagem para buscar por alimentos, algo essencial na vida desse tipo de anfíbio, ainda que o acesso a porções de água também seja fundamental para as salamandras-negras.

Curiosidades da Salamandra-Negra
Curiosidades da Salamandra-Negra

Quanto ao tipo de alimentação, as salamandras-negras costumam comer os invertebrados, como alguns insetos, moluscos ou larvas. Animal de ataque rápido, o fato de a sua camuflagem ser quase perfeita à noite facilita o acesso do anfíbio aos alimentos que procura. Esse animal ainda costuma ter deslocamento e movimentos ágeis no momento de fugir dos predadores que aparecem.

Estado de Conservação e Ameaças às Salamandras-Negras

As salamandras-negras são um tipo animal não muito famoso na Europa ou no mundo, por mais que estejam presentes em muitos países – contudo, apesar disso, os climas e os locais de habitação das salamandras-negras são, em geral, muito semelhantes.

De qualquer forma, até mesmo pelo fato de não gostar muito da aproximação humana, vivendo de forma isolada em relação ao mundo urbano, as salamandras-negras se encontram em bom estado de conservação. Logo, na grande maioria dos países em que existe o panorama é o mesmo, com o animal provocando poucos movimentos em favor da sua existência, já que não está em perigo. Em todo caso, ainda que esteja longe da extinção, as salamandras-negras estão diminuindo em número em muitos dos países em que vivem.

As razões para isso são muitas, mas podem incluir a destruição do seu habitat e a intensificação do turismo para áreas mais isoladas da Europa. Isso porque, quanto mais as pessoas se aproximam das salamandras-negras, mais cresce a chance de esse animal enfrentar problemas sérios relacionados à sua vida. Além disso, as salamandras-negras precisam estar perto de rios ou riachos para sobreviver, algo que limita a área de atuação desse anfíbio.

Características das Salamandras-Negras

As salamandras-negras são únicas, embora haja algumas subespécies dentro dessa espécie de anfíbios. Porém, com detalhes físicos diferenciados, a grande verdade é que as salamandras-negras deveriam ocupar uma posição central quando se trata de anfíbios de áreas montanhosas em todo o mundo, ao menos para alguns dos principais especialistas do mundo.

Medindo 15 centímetros de comprimento, o corpo das salamandras-negras é todo preto, sem traços de outras cores para chamar a atenção de predadores ou presas, o que seria negativo em ambos os casos. Ademais, as salamandras-negras ainda possuem uma capacidade de brilho sem igual, o que dá destaque ainda mais a esse animal.

Quanto a fatores de reprodução, a salamandra-negra apresenta dimorfismo sexual, ou seja, há o macho e a fêmea separados. Os machos são muito mais fortes e maiores do que as fêmeas, vivendo até mesmo por mais tempo em decorrência da sua superioridade física. A reprodução dessa espécie se dá toda no ambiente terrestre, não sendo necessário o uso da água para que o filhote das salamandras-negras possa nascer. Outro detalhe curioso é que as larvas se desenvolvem de maneira muito independente em relação à sua mãe, algo nem tão comum.

Mais Informações Sobre as Salamandras-Negras

As salamandras-negras gostam de viver em regiões situadas entre os 600 metros e os 2500 metros de altura, ou seja, apenas em posições mais elevadas em relação ao nível do mar. Isso faz com que nem todos os ambientes sejam adequados para o animal, que não seria capaz de sobreviver a muitas das regiões do Brasil, por exemplo. Outro detalhe é que as salamandras-negras gostam de viver em sociedade, não sendo muito adeptas da vida solitária.

Salamandras-Negras - Suas Características Físicas
Salamandras-Negras – Suas Características Físicas

Essa característica não é nada comum entre os anfíbios, já que muitos animais desse tipo gostam de caçar e de viver sozinhos, apenas se aproximando para a relação sexual e, assim, para a posterior reprodução. As salamandras-negras ainda são bastante resistente às temperaturas mais baixas, sendo capazes de suportar o frio de forma muito positiva.

Logo, nessa fase de frio ou até mesmo nas épocas de chuvas mais fortes, as salamandras-negras costumam se esconder em buracos ou tocas ao longo das cadeias de montanhas, buscando proteção. Já nas fases de secas prolongadas, o animal sofrer um pouco mais, até mesmo pelo fato de necessitar de água com frequência para manter o seu modo de vida sem grandes alterações. Portanto, a seca chega como um grande problema para as salamandras-negras na Europa.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *