Home / Animais / Reprodução do Pastor Alemão: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Pastor Alemão: Filhotes e Período de Gestação

Atualmente os pastores alemães são cães muito populares e geralmente são treinados como cães de serviço, cães de caça, cães policiais e animais de estimação.  Reproduzir um pastor alemão requer alguma atenção especial.  Mesmo para quem tem experiência na criação de cães em geral, a gravidez do pastor alemão pode diferir de outros cães de várias maneiras.

Quanto Tempo Dura a Gestação do Pastor Alemão?

Desde o momento da concepção, a duração média da gestação é de cerca de 63 dias.  Como os pastores alemães são cães grandes, o período de gravidez pode ser um pouco mais longo do que o de uma raça pequena.  Como se deseja monitorar a gravidez com muita atenção, idealmente, deve-se acompanhar o período de calor da fêmea e observar quantas vezes ela é coberta e registrar as datas e horas.  Dessa forma, se terá quase os dados exatos da concepção.

Quantos Filhotes os Pastores Geram a Cada Cria?

Em geral, uma ninhada média é de cerca de 8 filhotes.  Algumas fêmeas grandes podem ter até 15 filhotes, enquanto uma fêmea menor ou menos saudável pode ter menos de 8.  A saúde da fêmea grávida pode afetar o número de filhotes. É mais provável que um pastor alemão tenha uma ninhada moderada a grande se receber uma dieta muito saudável, exercícios adequados e cuidados clínicos supervisionados por veterinários.

Se um cão for fecundado no primeiro cio, é provável que a ninhada seja menor.  Se a fêmea for fecundada no momento exato da ovulação (liberação do óvulo), a ninhada pode ser maior. A saúde e a genética do pai também terá algum impacto no tamanho da ninhada. Um macho com uma maior contagem de espermatozoides pode produzir mais filhotes.

Como Saber se um Pastor Alemão Está Grávida?

Nos estágios iniciais, talvez não se veja muita diferença no animal, embora algumas fêmeas tenham menos apetite nas primeiras semanas de gravidez.  Muita coisa está acontecendo dentro da cadela grávida, mas ainda nada externamente.

Sinais de gravidez do cão, podem incluir:  aumento do apetite;  ganho de peso;  enjoo matinal;  aumento no tamanho e na cor dos mamilos, estes podem escurecer ou ficar mais rosados, além disso os pelos ao redor dos mamilos começam a afinar.

Após o acasalamento, os óvulos são fertilizados e o sistema reprodutivo do cão está se preparando para a gravidez.  Por volta do décimo-décimo segundo dia,  se os ovos permanecerem saudáveis, eles normalmente se implantarão no revestimento do útero.

Pastor Alemão Grávida
Pastor Alemão Grávida

Na terceira ou quarta semana,  o seu cão começar a parecer inquieto pela manhã, isso pode ser um indicador de gravidez.  Por volta do final do primeiro mês, algumas fêmeas começam a vomitar regularmente, nesse momento provavelmente estão grávidas. Será possível ouvir os batimentos cardíacos dos filhotes com um bom estetoscópio.

Mesmo se pressionar o estetoscópio contra o abdômen, provavelmente não será possível dizer muito sobre o número de filhotes, mas poderá ouvir batidas extras que claramente não são o coração da mãe.  Nesse ponto, haverá a certeza de que a fêmea está grávida e que os filhotes são viáveis ​​(vivos) e fortes.

Após o primeiro mês, pode-se começar a sentir ao redor do abdômen da mãe e ver se consegue sentir os filhotes.  Quem tem uma mão experiente ou é muito paciente, pode ser capaz de contá-los e ter uma ideia de quão grande será a ninhada.

A barriga da fêmea ficará maior e mais pesada. Nesse ponto, mesmo uma pessoa inexperiente provavelmente pode dizer que é provável que a fêmea esteja grávida.

Cuidando de uma Cadela Grávida

Não interrompa a nutrição durante a primeira parte da gravidez se o cão estiver com uma comida de boa qualidade e com um peso saudável.  À medida que seu peso aumenta nas últimas 5 semanas de gravidez, recomenda-se aumentar gradualmente a ingestão de alimentos, até que se consuma de 35 a 50% a mais do que o normal.

Aumente lentamente a ingestão e forneça pequenas e frequentes refeições, pois grandes partes dos alimentos podem causar desvantagens. Visite seu veterinário regularmente para manter um estado saudável dos cães.

Os mamilos da mãe logo começarão a inchar em preparação para os filhotes.  A fêmea começará a executar o que é chamado de comportamento de “aninhamento”.  Isso varia de cachorro para cachorro. Alguns mostrarão apenas pequenos sinais e outros serão bastante fortes. Parte disso depende de quão familiar a fêmea está com os seres humanos.  A mãe ficará muito inquieta.

Ela normalmente começará a investigar espaços que possam ser adequados para privacidade e segurança e passar mais tempo lá.  Certifique-se de fornecer toalhas ou cobertores e deixe-a mexer com tais itens para preparar seu ninho.  Isso também ajudará a saber quando a hora está chegando e reduzirá as chances da fêmea se esconder em algum lugar desconhecido no momento do nascimento.

A Hora do Parto

Por volta de 45 a 55 dias, o estômago da fêmea começará a ficar firme quando os filhotes começarem a se aglomerar.  Isso continuará a aumentar até o dia do nascimento. Algumas fêmeas serão muito sensíveis com o abdômen nesse momento e outras deixarão sentir a forma dos filhotes. O abdômen ficará gradualmente mais duro e parecerá distendido. A maioria das fêmeas mostram pouca fome quando se aproxima do trabalho de parto.

Como uma fêmea pode dar à luz cedo, observe atentamente até o 50º dia após a concepção. Se nada aconteceu no 63º dia, isso não é necessariamente algo para se preocupar.  Se ela continuou a ingerir uma pequena quantidade de comida e principalmente com água e parece bastante confortável, ela pode ser do tipo que fica um pouco atrasada. É muito incomum que a entrega demore mais de 70 dias.

Se a fêmea mostrar sinais de desconforto ou dor ou se passar vários dias sem se alimentar, procure um veterinário para examiná-la.  Se ela parar de tomar água a qualquer momento, definitivamente faça uma consulta. Caso contrário, as coisas devem prosseguir muito naturalmente.  Sua temperatura cairá um pouco e pode haver algum corrimento vaginal.

Quando o parto começa, a fêmea pode olhar para o abdômen ou até beliscá-lo e parecerá muito inquieta. Ela pode respirar mais forte ou ofegar.  Fique atento, se perder um momento, um incidente pode acontecer. Os cães pastores alemães são excelentes mães e é provável que sempre lide com o parto muito bem, desde que ela seja saudável e tudo correrá normalmente.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *