Home / Animais / Reprodução do Chow Chow: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Chow Chow: Filhotes e Período de Gestação

A reprodução é uma parte essencial da vida de qualquer animal, já que sem ela nenhuma espécie iria procriar e, consequentemente, com o passar do tempo a tendência é que os animais acabassem por sumir do nosso planeta muito rapidamente.

Assim, é sempre interessante estudarmos ainda mais sobre a reprodução dos seres vivos para que dessa maneira seja possível entendermos como as espécies funcionam de uma maneira geral e sempre por meio de dados científicos.

Filhotes de Chow Chow de Diferentes Cores
Filhotes de Chow Chow de Diferentes Cores

O chow chow é um cão extremamente fofo e uma raça que é desde os primórdios considerada como cão de guarda, já que ele possui esse instinto de proteger o seu dono e por isso é uma excelente opção para quem quer ter um verdadeiro companheiro ao seu lado.

Porém, ninguém para para realmente estudar sobre a reprodução dos cães, e é por isso que devemos sempre pesquisar mais sobre o assunto, até mesmo porque muitas pessoas querem a reprodução de cães de raça para vender os filhotes, mas não entendem nada sobre o assunto.

Portanto, neste artigo vamos falar de uma maneira mais detalhada sobre a reprodução do chow chow. Assim, continue lendo o artigo até o final para saber como funciona o período de gestação dessa raça e também saber mais informações sobre os seus filhotes.

Quando deve ocorrer a reprodução?

Antes de mais nada, devemos lembrar que o chow chow é uma raça que sofre com problemas como a displasia, e que é exatamente por isso que devemos ter responsabilidade na hora de fazer essa raça se reproduzir, já que quando algo dá errado até mesmo filhotes devem ser sacrificados.

Dessa maneira, o mais importante de tudo é respeitar o tempo do animal e, consequentemente, esperar até que ele adquira uma certa idade para que fazer com que ele se reproduza, já que se isso não for a respeitado as chances de ele nascer com algum problema são bem altas.

Assim, para estar apta a se reproduzir a fêmea deve esperar até o segundo cio. O primeiro cio ocorre entre 8° e 14° mês de vida e ele não deve servir de base para reprodução. Assim, espere até o segundo cio da fêmea para que ela consiga se reproduzir da maneira correta, já que apenas nesse momento ela terá todo o seu sistema reprodutor já formado.

Enquanto isso, o macho também possui o seu tempo certo para se reproduzir e ele chega com 1 ano e meio de vida, mais ou menos na mesma época que a fêmea, e por isso é interessante esperar que esses animais estejam em sincronia.

Portanto, lembre-se desse cálculo antes de tentar forçar o seu cachorro a se reproduzir.

O período de gestação

Quando finalmente ocorre o processo de reprodução entre os dois cães isso significa basicamente que a fêmea do chow chow entrará na fase de gestação, e é exatamente nesse momento que muito provavelmente ela precisará dos mais diversos tipos de cuidados para conseguir se desenvolver da maneira correta e também dar bastante saúde ao seu filhote com a gestação.

É interessante lembrar que o período de gestação é a mesma coisa que o período de gravidez, já que muitas pessoas podem confundir o termo “gestação” com o termo “fecundação”, e é por isso que às vezes podem acabar fazendo confusão também com as informações.

Assim, o recomendado é que durante esse período a fêmea fique em repouso e seja muito bem cuidada. É interessante lembrar que a gestação da fêmea chow chow pode durar alguns meses, sendo que a média é de até 3 meses.

Portanto, durante todo esse tempo você precisa tomar cuidados redobrados com ela para que tudo corra bem e dê certo.

Filhotes de chow chow

Os filhotes são a parte mais interessante de todo o processo, até porque eles são extremamente fofos e são o resultado de todo esse processo lento e também bem doloroso para a fêmea.

A ninhada da fêmea de chow chow geralmente tem de 5 a 6 filhotes que tendem a nascer sem nenhum problema de saúde se a fêmea receber todos os cuidados de que precisa durante a gestação e também se o período que indicamos no outro tópico for respeitado tanto para fêmea quanto para o macho.

Porém, se o período não for respeitado muito provavelmente algum dos cães pode nascer com displasia e até mesmo poderá ser sacrificado, o que acontece com uma frequência muito maior do que se pode imaginar no caso dos cães que não possuem o seu tempo respeitado, por exemplo.

Dessa forma, a tendência é que os filhotes de chow chow sejam extremamente fofos e bonitos. É importante se lembrar das vacinas necessárias para o cachorro já no primeiro mês de vida, já que elas ajudam a protegê-lo de um número bem grande de problemas de saúde que podem aparecer ao longo da vida.

Curiosidades sobre o chow chow

Por fim, vamos ver mais algumas curiosidades sobre esse animal que você muito provavelmente ainda não havia pensado, já que essas curiosidades são interessantes e não divulgadas em textos científicos.

  • O chow chow é um animal extremamente protetor, mas ao mesmo tempo não é nem um pouco carente; logo, ele tem a tendência a achar que o dono precisa dele, e não o contrário;
  • O chow chow é aquela espécie que possui língua roxa que todo mundo tanto comenta;
  • Essa raça não se dá tão bem assim com outros cães, e por isso é essencial que você inclua ele de maneira bem calma na sua casa;
  • O chow chow gosta de brincar, mas ao mesmo tempo não é um dos animais mais ativos do mundo.
Filhote de Chow Chow Branco
Filhote de Chow Chow Branco

Portanto, essas são curiosidades que podem ter te ajudado a conhecer mais essa espécie tão interessante, não é mesmo? Conte-nos se alguma vez você já viu um filhote de chow chow na sua vida! Além disso, lembre-se de respeitar o tempo do animal sempre.

Quer aprender ainda mais por meio dos nossos artigos? Então confira aqui mesmo em nosso site: Moreia-Preta – Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Whippet

Tudo Sobre a Raça Whippet: Características e Fotos

Hoje trouxemos mais uma raça de cachorro incrível para conhecermos, vamos saber tudo sobre ele, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.