Home / Animais / Aranhas não Venenosas pelo Brasil e no Mundo

Aranhas não Venenosas pelo Brasil e no Mundo

É muito comum um preconceito enorme que temos contra as aranhas, sempre esperando que elas venham e nos ataquem. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria das aranhas não são venenosas e uma parcela ainda maior não representa nenhum perigo para nós seres humanos. E é sobre essas aranhas que não possuem nenhum veneno que iremos falar no post de hoje. Apresentaremos algumas de suas características e outros. Continue lendo para aprender mais.

Características Gerais da Aranha

Provavelmente no mundo todo podemos ver aranhas das mais variadas espécies, encontramo-las em todos os continentes, com exceção da Antártida. Isso porque elas se adaptam em praticamente todos os ambientes terrestres. Essas aranhas, também chamada de aracnídeos, devido a sua classe Arachnida, fazem parte da ordem dos artrópodes.

Esse animal possui uma anatomia um tanto quanto interessante. Nela, encontramos quatro pares de pernas e quelíceras, estruturas que servem para injetar veneno na presa. Possui um dos sistemas nervosos mais desenvolvido e centralizado dos artrópodes todos. Sua característica mais reconhecida é em relação as suas teias, que utiliza da seda produzida pela própria aranha, que é uma estrutura feita a partir de base proteica. Ela possui uma leveza, mas ao mesmo tempo continua sendo muito forte e elástica, considerada mais forte que diversos outros materiais sintéticos que utilizamos. É nela que os insetos e alimentos que ela irá consumir ficam presos. O tamanho das aranhas varia de espécie para espécie, podendo ser minúscula ou a maior conhecida que tem 20 centímetros de envergadura. A menor do mundo tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Na ordem dos artrópodes, há duas subordens que divide ainda mais esses animais. A primeira é a Opisthothelae, que é a mais diversificada e com mais espécies. A segunda temos a Mesothelae, essa é mais escassa, com apenas espécies de aranhas asiáticas, que são bem raras de serem encontradas. No total entre essas subordens, existe em torno de 40.000 espécies de aranhas pelo mundo, divididas em 100 famílias. Em mitologias e simbolismos, são vistas como algo misterioso e cruel. Dessas 40 mil espécies, aproximadamente 30 espécies realmente apresentam um perigo para os seres humanos.

Aranhas não Venenosas pelo Brasil e no Mundo

Como falamos anteriormente, é errôneo acharmos que todas as aranhas existentes no Brasil e no mundo são perigosas. A realidade é que a maioria não possui capacidade nenhuma de conseguir gerar veneno e atacar, especialmente outro ser humano. As que possuem em grande parte conseguem matar animais de pequeno porte, raramente maiores que alguns pássaros de pequeno porte e roedores. As espécies que são perigosas para os seres humanos, são mínimas e mais difíceis de serem encontradas. Veja a seguir algumas das aranhas que não são nem um pouco venenosas.

Aranha Pernuda ou Pholcus Phalangioides

Essa é provavelmente uma das aranhas mais conhecidas, especialmente no Brasil. Isso porque elas podem ser encontradas em casas de todos os lugares no país, e sua existência depende de nós. Elas tem um tipo de comportamento que chamamos de cinantrópico, e é basicamente que elas se desenvolvem de acordo com os ambientes e as condições criadas pelos humanos no local. Por mais que as crianças (e até mesmo alguns adultos) tenham um receio delas, elas não apresentam nenhum tipo de veneno nem perigo para nós. Sua picada é indolor, além disso, é mais provável que se você não a ver, nem perceba que foi picado por uma aranha.

Primeiro pois estão sempre escondidas nos cantos da parede, principalmente nos locais mais altos, evitando se intrometerem na vida humana. Quando se sentem ameaçadas, não escolhem o ataque, mas sim primeiro utilizam uma técnica de balançar a sua teia de uma forma muito rápida, para criar uma ilusão e não podermos vê-la, e depois disso, ela utiliza seu estado de defesa, que é basicamente a fuga. Ela pode parecer não ter importância nenhuma, mas são elas que realizam o controle de insetos na sua casa. Você pode ler mais sobre a questão da importância das aranhas no nosso post aqui no blog: Utilidade da Aranha na Natureza e Importância para o ser Humano

Aranha de Prata ou Argiope Argentata

Essa aranha só apresenta perigo para ela mesmo. A argiope é uma aranha como a viúva negra, que logo após a fertilização das aranhas fêmeas, os machos são mortos pelas fêmeas, envoltos pela teia e depois consumidos como se fossem qualquer outra presa. Podem ser encontradas em jardins residenciais principalmente, e normalmente são muito mansas. Sua maior característica é o fato de sua teia ficar em forma da letra X, por isso muitas vezes podem ser chamadas de aranha X. Não possuem veneno, e não apresentam perigo para nós.

Aranha de Prata ou Argiope Argentata
Aranha de Prata ou Argiope Argentata

Aranha Vermelha ou Nesticodes Rufipes

Outra espécie de aranha muito comum que podemos encontrar em nossas casas. Por ter uma leve semelhança com a aranha marrom, espécie essa bem perigosa com um veneno necrosante, as pessoas costumam mata-las. Ela evita o máximo possível o contato com o homem, e apesar de ter veneno, ele é inativo nos seres humanos, completamente inofensiva.

Aranha Mesothelae

A Mesothelae é uma das espécies de aranhas mais antigas e primitivas de todas da Terra. Elas são encontradas no Sudeste da Ásia, especialmente nos países como China e Japão. Elas costumam viver em tocas que são forradas por suas teias, e não possuem as glândulas de veneno, por isso, acabam não sendo perigosas para nós.

Aranha Bagheera Kiplingi

Essa é uma aranha extremamente curiosa, tanto para os cientistas quanto para quem não tem muito conhecimento sobre esses animais. A Bagheera kiplingi é uma espécie de aranha que é encontrada principalmente nos países da América Central. O curioso, é que ela é uma das (a primeira) dentre as mais de 40 mil espécies de aranhas, que somente se alimenta de plantas. Sim, uma aranha completamente vegetariana! Além disso, é uma espécie que também não produz nenhum veneno.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre as aranhas e alguns exemplos de aranhas que não são venenosas para nós e outros animais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

O Que o Contato Com as Fezes de Rato Podem Causar?

Que a maior parte das pessoas tem pavor de ratos todo mundo sabe. Mas você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *