Home / Animais / Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset

Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset

Inegavelmente o que motiva uma pessoa a ter um cãozinho para chamar de seu, é uma companhia para brincar e alegrar nos dias que mais precisamos, não é? O cão Basset Hound é a raça especializada em matéria de amigo e companheiro. Ele é um mar de tranquilidade e sempre está bem humorado.

Fique por aqui e saiba muitas coisas sobre esse cão tão interessante, como Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset, além de outras informações imperdíveis!

Cadela Basset: Quantos Filhotes Podem Ela Pode Ter?

A fêmea Basset pode ter de 8 a 9 filhotinhos.

Mas, para que esta gravidez e para o parto sejam tranquilos e bem sucedidos, a futura mamãe precisa de certos cuidados e acompanhamento profissional.

O motivo é pelo fato de seus filhotes serem pesados como também compridos. Infelizmente, devido a isso, alguns filhotes nascem mortos, pois comprimem o útero da sua mãe. Isso pode, consequentemente, provocar o sufocamento de outros filhotes.

Características Físicas do Basset

O Basset é um cão de porte médio e tem o título de 2º melhor cachorro farejador de todo o mundo. Apesar de ser uma raça de médio porte, tem patas curtas.

Além disso, eles podem chegar facilmente até os 30 quilos, semelhantemente ao peso da raça de porte grande.

O Basset tem rugas tanto na testa como também ao redor dos olhos. Seu focinho é negro bem aberto e grande, ferramenta essencial para um bom farejador.

Tem olhos de aspecto cabisbaixo e orelhas longas e caídas – dando a impressão de um cão constantemente triste. O que é um tremendo engano!

Características Físicas do Basset
Características Físicas do Basset

Em relação ao tamanho e o peso da raça, a média é:

  • Machos: têm até 35 cm e pesam entre 18 kg e 27 kg.
  • Fêmeas: chegam até 32 cm e pesam de 15 kg a 25 kg.

Temperamento e Personalidade do Basset

Este cão tem um temperamento de “amigo para todas as horas”. É extremamente sociável, compartilhando com alegria o espaço com seres humanos, cães e, até mesmo, outros animais como, por exemplo, os gatos.

Quem tem crianças em sua residência, se delicia com a algazarra que o Basset e eles fazem juntos, provando que ele é ótimo com crianças! É extremamente amoroso, sendo impossível ser agressivo, principalmente com seus donos.

Também não é nem um pouco tímido com chegada de visitas a sua casa.

É um típico amante de um aconchegante colo. Se deixar ele fica lá por horas e horas, o problema é que seu peso não permite esse luxo.

É um animal fácil de conviver com todos os entes da família. Sendo assim, esses bichinhos odeiam ficar sozinhos.

Sendo assim, a dica é planejar uma atividade, uma espécie de treinamento para ele se distrair nos momentos em que ficar sozinho até a chegada de alguém para bagunçar com ele. Ou, até mesmo, um cão companheiro para animar em toda a casa.

Apesar de ser uma raça extremamente sociável, principalmente com crianças, o Basset, quando ainda filhote, precisa receber um treinamento para ficar mais carinhosos e sociáveis, pois são bebês tímidos e desconfiados.

Mas, se acaso sua casa é movimentada, sempre recebendo muitas visitas, fique tranqüilo, pois o Basset é um ótimo anfitrião! Recebem convidados com todo charme e simpatia que a raça tem.

Para este cão, quanto mais pessoas na casa, melhor!

Problemas Mais Comuns da Raça Basset

Puxa vida! Como nada é perfeito, o Basset sofre de alguns problemas complicados de saúde como:

  • Germes e bactérias podem querer habitar no canal auditivo do seu animal, causando inflamações devido ao fácil acesso. As suas orelhas são longas e representam um ambiente propicio também para o desenvolvimento de fungos.
  • Tem forte tendência a ficarem obesos.
  • Seu corpinho alongado pode ocasionar problemas na coluna, justamente por ela ser baixa. Por isso, não deixe seu pet subir com frequência escadas, em camas, em sofás e demais elevações, para prevenir problemas futuros.

Outros problemas que podem acometer essa raça de cão são: comprometimento das patas dianteiras, glaucoma, problemas no disco intervertebral, torções musculares,  problemas gástricos.

Curiosidades Sobre o Basset Hound

Agora que já sabemos Quantos Filhotes Podem Ter Uma Cadela Basset e muito mais coisas sobre essa raça, conhece algumas curiosidades:

1 – Cão francês: a origem da raça é francesa – onde esses cães eram usados para caçar coelhos e lebres.

2 – Século 16: trata-se de uma raça antiga, sendo a primeira menção aos Bassets Hound feitas durante o século 16, em manuscritos sobre a caça;

3 – A partir de 1900: araça se torna mais popular e domesticada a partir dos anos 1900, onde o Basset ganha até espaço na publicadade;

4 – Babões: esses cães costumam salivar e babar muito, por isso, a higiene do focinho deve ser diária e regular;

5 – Expectativa de vida: é uma raça com expectativa de vida moderada, indo de 8 a 12 anos;

6 – Parece, mas não é… Há diversas raças parecidas com a Basset Hound e que costumam até serem confundidas, porém, mesmo com semelhanças, são cães diferentes:

Filhotes de Basset Hound
Filhotes de Basset Hound
  • Bloodhound
  • Beagle
  • Foxhound Americano
  • Dachshund
  • Harrier
  • Foxhound Inglês
  • Pequeno Basset Griffon
  • Otterhound
  • Rhodesian Ridgeback.

7 – Teimosia: Apesar de extremamente carinhosos, dóceis e sociáveis, muitas vezes, são teimosos.

8 – Sempre junto: atenção! Ao passear com o seu Basset, mantenha a guia totalmente sob o seu controle. Isso porque o seu instinto caçador pode detectar a presença de algo interessante e chamar a atenção, o que o faz desviar do caminho e até não atender aos seus comandos.

9 – Comilões: ainda, são cães um tanto atrevidos em relação à comida. Tendem a insistir demais para ganhar um pedaço do seu alimento ou até avançar ou roubar qualquer coisa que ache saborosa;

10 – Roncos: o Basset é um cão que também costuma roncar bastante quando dorme. Se isso é um incomodo, acostume-o a dormir sempre no seu cantinho.

11 – Latidos: é um cão que late bastante, e alto! Portanto, prefira essa raça se não há vizinhos que costumam se incomodar, pois isso pode até colocar o bichinho em perigo.

12 – Manhosos: são cães manhosos, também, e costumam choramingar quando querem a atenção do dono.

13 – Preguiçosos: o Basset é uma raça que adora ficar horas sem fazer nada, apenas relaxando. Ainda, gostam muito de colo – o que passa a ser um incômodo para o dono, às vezes, devido ao fato de a raça não ser uma das mais leves. Mas não custa dar um pouco de carinho e manter o pet um pouco deitado sobre você!

 

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *