Home / Animais / Filhote de Tucano Legalizado Para Venda: Como Conseguir?

Filhote de Tucano Legalizado Para Venda: Como Conseguir?

Os tucanos são animais exóticos, muito populares e diferentes. Com certeza estão entre as aves mais bonitas e chamativas que existem. Suas cores não deixam espaço para erro, pelo menos a espécie mais conhecida é facilmente reconhecida. É uma ave conhecida para nos brasileiros pois é nativo de nossas terras e faz parte da nossa fauna. Muito visada no comercio das aves silvestres por seu tamanho, beleza e cores.

A espécie de tucano mais conhecida é o tucano-toco, provavelmente você conheça e já tenha visto de alguma forma. Suas penas são pretas, seu bico é amarelo e laranja e seus olhos são azuis. Apesar de ser a mais comum, não é a única denominada ‘tucano’. Existem outros pássaros com outras cores, tamanhos e que também são tucanos. Alguns biólogos diferenciam esse tamanho com nomenclaturas diferentes como tucanos e araçaris, outros preferem incluir todos os tamanhos no grupo dos tucanos.

Essa ave é muito visada, portanto vamos explicar suas características e cuidados necessários para manter os tucanos.

Sobre os Tucanos: Características

Mencionamos acima que existe mais que uma espécie de tucanos. Na américa latina é possível encontrar mais de 20 dessas espécies, algumas mais comum que outras e algumas nem saberemos dizer que são tucanos ao encontra-las, de tão diferente que são dos tucanos que conhecemos. Porém fazem parte desse clima tropical no qual vivemos.

Essas aves são diferentes de muitas outras, mas no geral as aves já são conhecidas por suas cores tão vivas e chamativas. Alguns exemplos são os papagaios, araras, gaviões, periquitos, enfim. Todas com características que as tornam exuberantes.

Sejam os tucanos ou Araçaris, todas possuem um bico maior que de todas as outras aves. Alguns filhotes de tucanos quando nascem já possuem um bico maior que algumas espécies de passarinhos.

Os maiores tucanos são também os mais conhecidos, eles podem chegar a altura de 46 centímetros e pesar até 580g. Seu bico, apesar de grande é oco, não pesa e é muito importante para o organismo os tucanos, por isso, não os atrapalha em nada, mesmo sendo grande. Os maiores bicos podem ter até 24 centímetros de cumprimento.

Tucanos Onde Encontrar

É comum o interesse pela domesticação de aves silvestres, infelizmente há muitos casos de piratarias e tráficos dessas aves tão únicas. Mas existem meios legalizados de conseguir essas aves.

Existem criadouros especializados em criação de aves silvestre, eles são localizados em locais abertos, pertos da natureza e com todas as condições para que as aves vivam saudáveis e se reproduzam com segurança. Nos casos de pirataria, as aves são criadas em locais de péssimas condições para qualquer ser vivo. Sem arvores, ninhos, exposição ao sol e muitas vezes não tem nem ao menos a alimentação adequada. São criadas com o único proposito de se reproduzirem e gerar filhotes para a venda. Normalmente essas aves vivem doentes, com suas asas cortadas e dentro de gaiolas. Esse mercado de trafico não tem nenhuma autorização e quando descobertos podem ser multados e os responsáveis podem ser presos.

Criadouros de Tucanos Legais
Criadouros de Tucanos Legais

Por outro lado, os criadores possuem toda a estrutura necessária, bem como realizam suas atividades dentro da lei e com autorização do Ibama para realizarem qualquer comércio. Eles também providenciam um ambiente arborizado, ensolarado, protegido e limpo para que os pássaros possam viver normalmente e se reproduzirem quando for a hora certa. Além de toda a estrutura e autorização, os criadouros também contam com o auxílio de profissionais da saúde dos animais, e sempre que há qualquer complicação, existem pessoas especializadas para cuidar das aves. É comum que esses criadouros colaborem também com estudos e pesquisas.

Por isso é interessante que, ao procurar um local para compra de um tucano, seja analisado antes quais são as condições desse lugar. Vale a pena desembolsar um valor maior, pois o mais barato pode tornar você um co-responsável de toda a crueldade que cometem com os tucanos.

Tucanos: Como Cuidar

O ideal para a criação de aves silvestres é providenciar tudo o que eles tem na natureza, porem num cercado grande e com mais recursos. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre os cuidados e instalações.

  • Saúde: A primeira coisa a se fazer ao adquirir um tucano é verificar sua saúde. Por isso, o primeiro passo é uma consulta especializada com profissionais. Além dessa consulta inicial, periodicamente essas consultas devem ser realizadas para um bom acompanhamento da situação da saúde dos tucanos. Além disso, essas consultas poderão avaliar outros quesitos como alimentação, instalações, etc.
  • Local: Como citamos, quanto mais parecido com a natureza, melhor. Eles precisam de viveiros com mais de 6 metros de altura, não é recomendado que sejam colocados dentro de gaiolas, pois voar faz parte de seu instinto. Por isso os viveiros devem ser grandes e espaçosos. Caso não tenha todo esse espaço, é recomendado que procure por outro tipo de ave.
  • Instalações: O tucano precisa de sol e sombra, por isso providencie um local que ele possa fazer essa escola. O ideal é que o ambiente arborizado já proporcione esse equilíbrio de temperatura. E não tem problema caso chova ou tenha ventos fortes. Tudo o que vai precisar são abrigos e ninhos instalados caso eles precisem.
  • Alimentação: Os tucanos se alimentam basicamente de vegetais, mas também comem pequenos animais e são importantes para a nutrição deles. O ideal é que a alimentação seja oferecida a um metro do chão.

Curiosidades Sobre os Tucanos

Casal de Tucanos
Casal de Tucanos
  • O bico dos tucanos é leve e possuem um sistema vascular que permite que o calor seja liberado através do bico. Por muito tempo os cientistas pensaram que o bico grande e colorido servia para atrair as fêmeas, mas com detectores de temperatura foi possível constatar que o bico pode variar de 15o a 30o
  • Apesar de grande, o bico é muito leve, não causando nenhum incomodo para a ave.
  • Os tucanos amam se banhar na chuva.
  • Os machos e fêmeas se diferenciam pelo bico, um tem um bico mais curvado que o outro.
  • Há crenças de tribos indígenas que dizem que o canto dos tucanos anuncia a chegada de fortes chuvas.
  • São aves territorialistas, podem chegar a brigar pelo seu espaço.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Nenhum comentário

  1. Quero comprar um filhote de tucano legalizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *