Home / Animais / Quanto Tempo a Cadela Sangra Quando Está no Cio?

Quanto Tempo a Cadela Sangra Quando Está no Cio?

Ter e cuidar de cachorros é algo extremamente normal na vida do brasileiro, principalmente porque praticamente todas as famílias possuem pelo menos um cachorro em nosso país, e é exatamente por isso que cuidar de cachorros é algo que a maioria dos brasileiros faz.

Por esse motivo, é extremamente normal que as pessoas pesquisem ainda mais sobre cachorros e seus hábitos, já que algumas pessoas podem ficar em dúvida na hora de criar da maneira correta do cachorro, principalmente se ele for de uma raça que o dono não conhece.

O cio de uma cadela pode ser uma fase de muitas dúvidas para os donos de cachorro, principalmente porque podem ocorrer algumas coisas nessa época que geram grande dúvida e confusão na mente de quem tem um cachorro, como sangramento do animal.

Portanto, neste artigo falaremos de forma mais profunda sobre o sangramento que a cadela tem quando está no cio: quanto tempo ele dura, por que ele ocorre e muito mais! Por isso, continue lendo para entender tudo sobre esse assunto.

O Que É O Período De Cio?

Cio da Cadela
Cio da Cadela

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é na verdade o período de cio pelo qual os animais passam, e nesse caso mais especificamente, o período pelo qual a cadela passa.

O cio nada mais é do que o período em que a cadela está fértil e diversos fatores biológicos de seu corpo fazem com que ela tenha vontade de acasalar, criando as situações e condições favoráveis tanto para a gestação quanto para a fecundação.

Fazendo um paralelo, o período de cio das fêmeas animais pode ser comparado com o período fértil das mulheres, já que ele também existe justamente com o intuito de fazer com que a mulher tenha mais vontade de se relacionar e, consequentemente, mais chances de engravidar.

Portanto, esse é um período considerado perigoso para as cadelas não castradas que vivem na rua, já que a chance de ficar prenha é extremamente alta.

Por Que a Cadela Sangra Durante O Cio?

A verdade é que o sangramento da cadela não é algo obrigatório em todo cio, mas pode acabar acontecendo por alguns motivos.

Basicamente a cadela fica extremamente sensível durante esse período, e é comum que ela solte pequenos jatos de sangue em pequenas quantidades, principalmente por conta da liberação dos óvulos, que também faz com que a fecundação seja mais propicia.

Apesar disso, é importante prestar atenção nesse sangue. O sangue deve ser sem cheiro e com uma cor viva; caso ele possua odor e outras colorações, pode ser uma boa ideia ir atrás de um veterinário, já que isso indica que há algo de errado com a cadela.

Portanto, é extremamente comum que a cadela tenha sangramento durante o período de cio, mas desde que ele seja em pouca quantidade, sem odor e com uma cor comum de sangue, jamais de cor diferente, já que isso pode acabar indicando que há algo de errado e aí você precisará procurar um veterinário.

Por Quanto Tempo a Cadela Sangra No Cio?

Cadela Sangrando No Cio
Cadela Sangrando No Cio

Antes de mais nada, você precisa saber que o ciclo da cadela é dividido em fases. Basicamente, ele é dividido em 2 fases: proestro e estro.

Na primeira fase o sangramento é extremamente comum e pode ocorrer, desde que nas condições que citamos anteriormente.  Geralmente, ela costuma durar no máximo 3 semanas e a cadela apresenta outros sintomas de cio, como por exemplo a vulva inchada e uma maior quantidade de urina.

Na segunda fase o sangramento não deve existir, e você deve levar a cadela ao veterinário caso ela esteja sangrando. Essa é a fase em que ela está mais fértil e provavelmente ficará mais irritada do que em qualquer outra fase, além de ficar extremamente carente.

Logo, basicamente podemos dizer que a cadela sangra por até 3 semanas quando está no cio, se o tempo de sangramento durar mais que isso é porque você deve levá-la a um veterinário para ver o que há de errado.

Protegendo a Cadela No Cio

Caso a sua cadela não seja castrada, o período de cio pode ser extremamente estressante, principalmente se ela tem livre acesso à rua ou se você tem algum cachorro macho em casa, já que o extinto natural desses animais será o de acasalar.

Por isso, proteger a sua cadela durante esse período é essencial para que ela não passe por tanto estresse e ao mesmo tempo para que ela não acabe ficando prenha sem que você queira, já que cuidar de uma ninhada pode ser bem difícil.

Cadela Cruzando no Cio
Cadela Cruzando no Cio

Em primeiro lugar, não deixe que ela ande na rua fora da coleira, já que ela facilmente irá escapar ao ver um macho. Além disso, é interessante que você coloque roupinhas na cadela para inibir o cheiro que ela exala para outros machos.

Em segundo lugar, é importante que você dê atenção à cadela nesse período, pois a tendência é que ela fique extremamente sensível e carente, tudo isso é efeito dos hormônios do cio e é algo muito comum.

Em terceiro lugar, utilizar fraldas próprias para cachorro durante o período de sangramento do cio é essencial. Isso evitará incômodos na sua cadela, evitará que ela acabe sujando a casa e também irá proteger o animal de possíveis infecções, já que o sangue deixa a vulva mais suscetível a infecções, assim como ocorre com a mulher durante a menstruação.

Por fim, mantenha a calma e lembre-se que isso irá passar. Geralmente o cio ocorre apenas duas vezes ao ano e com certeza castrar a cadela após esse período pode ser uma boa ideia, já que irá evitar sofrimento até mesmo para ela.

Portanto, esses são alguns cuidados que você deve ter durante o cio para proteger a sua cadela da forma correta e ficar sem maiores preocupações na hora de cuidar!

Quer saber ainda mais informações sobre cuidados com cachorros e não sabe muito bem onde encontrar artigos de qualidade? Sem problemas! Leia também em nosso site: Cachorro com Mau Cheiro no Nariz ou Focinho: Como Resolver?

Veja também

Quantas Vezes Por Dia um Filhote de Bull Terrier Deve Comer?

Quem já se deparou com um bull terrier certamente achou a sua aparência muito exótica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *