Home / Animais / Cachorro com Mau Cheiro no Nariz ou Focinho: Como Resolver?

Cachorro com Mau Cheiro no Nariz ou Focinho: Como Resolver?

Os cachorros são um dos animais mais amados pelo brasileiro, e é exatamente por isso que eles também são os mais domesticados não apenas no Brasil, mas ao redor de todos os países do Ocidente, principalmente na América do Sul.

Com isso, é comum que as pessoas pesquisem mais informações sobre como cuidar desse animal de maneira correta, geralmente de acordo com uma raça específica, o que permite que o cuidado seja ainda mais preciso.

Porém, às vezes alguns apuros podem acabar fazendo com que dúvidas diferentes surjam, e nesses momentos é importante saber  como resolver o problema da maneira mais simples de prática possível.

Portanto, neste artigo falaremos principalmente sobre o mau cheiro que pode acabar aparecendo no focinho dos cães e como resolvê-lo. Caso o seu cão esteja com esse problema e você não saiba exatamente o que fazer, continue lendo o artigo para saber como sair dessa situação!

O que é o Mau Cheiro no Focinho do Cachorro?

Provavelmente você pode ter se assustado ao pegar o seu cachorro e se deparar com o mau cheiro no focinho a primeira vez que isso ocorreu, mas a verdade é que de primeiro momento não há motivo para se preocupar. Você deve se preocupar apenas se o mau cheiro não sumir com as dicas que daremos, aí sim pode ser a hora de consultar um veterinário para ver exatamente o que está acontecendo.

Porém, é normal que o focinho do cachorro tenha um mau cheiro de vez em quando. Ele pode ser causado pelos mais diversos fatores, mas no caso de não ser nenhuma doença os dois fatores principais são: secreções e sujeira.

Em primeiro lugar, podemos citar as secreções, que basicamente existem em qualquer animal. Assim como ocorre no ser humano, todos os orifícios do cão são meio úmidos e possuem secreções, e essas secreções podem acabar gerando um mau cheiro caso o cachorro esteja com o nariz escorrendo ou transpirando muito, por exemplo.

Cachorro com Mau Cheiro no Focinho

Além disso, a sujeira também é um fator de grande relevância quando falamos no focinho do cão. Isso porque algumas raças (principalmente as com mais pelos) acabam ficando com mais sujeira concentrada no focinho, e é exatamente aí que o mau cheiro se concentra.

Portanto, esses são os motivos que podem estar causando mau cheiro no focinho do seu cão caso ele esteja completamente saudável. Agora vamos ver como resolver isso em casa!

Dica 1: Banhos

Como já dissemos, muitas vezes o seu cão está com mau cheiro no focinho por conta da sujeira, que é claramente resultado de uma falta de higiene adequada para o cão. Dessa forma, é importante que você dê banhos na frequência correta necessária para cada raça, isso evitará esse mau cheiro no focinho com toda certeza.

Assim, dê banhos com frequência no seu cachorro e você com certeza verá uma grande diferença com relação a esse mau cheiro presente no focinho do animal, que com certeza é algo extremamente incômodo não só para você, mas para ele também!

Dica 2: Pet Shop

Caso você esteja dando banho em casa e não esteja funcionando, vale a pena levar o seu cachorro a um pet shop para tomar um banho profissional. Isso porque no pet shop ele também terá o pelo secado, o que facilita muito a vida do animal, que não precisará ficar com o pelo úmido e nem poderá desenvolver um futuro resfriado.

Nesse caso, o normal é que o cachorro volte com cheiro de limpeza e shampoo, e não com o focinho com mau cheiro, já que ele estará limpo. O banho de pet shop não precisa ser feito com frequência caso você não tenha dinheiro, essa é apenas uma exceção.

Porém, vale muito a pena dar banhos no seu cachorro com produtos específicos para cachorros e também secá-lo após o banho, um hábito que muitas pessoas não possuem. Isso pode até mesmo evitar fungos na pele do animal, evitando também o mau cheiro causado por conta da ação desses fungos no focinho.

Portanto, com certeza o banho é uma excelente estratégia para eliminar o mau cheiro do focinho do seu cachorro, basta que ele seja feito da maneira correta  e por profissionais, para que não restem dúvidas de que foi bem feito.

Dica 3: Médico

Como já dissemos, um banho bem feito é essencial para que o seu cachorro fique sem qualquer mau cheiro, inclusive em seu focinho, local em que a maior parte da sujeira do animal está concentrada.

Apesar disso, o banho pode acabar não funcionando e o seu cachorro continuará com o focinho com mau cheiro, e aí sim é a hora de ir atrás de um médico veterinário para entender o que está acontecendo com seu animalzinho.

Isso porque o focinho com mau cheiro pode ser apenas sujeira, mas também pode indicar que algo está errado com a saúde do seu cachorro, principalmente se ele é extremamente forte e tem um odor que remete mais a uma disfunção que está ocorrendo com o corpo do que a apenas uma sujeira acumulada.

Por isso, não tente economizar e leve seu cachorro ao veterinário! Caso ele esteja com algo, com certeza o médico passará um tratamento e você saberá exatamente o que deve fazer para que o problema passe, não é nada de grave, mas deve ser tratado para que seu cachorro fique bem.

Portanto, podemos ver como cuidar de um cachorro não é uma tarefa tão simples, e é exatamente por isso que deve-se pensar muito antes de adotar um animal! A responsabilidade é muito grande e muitas pessoas não têm a mínima noção disso, o que é extremamente ruim, já que o cachorro acaba ficando mal cuidado com o passar do tempo e aí tudo acaba virando uma bola de neve!

Quer saber ainda mais informações sobre como cuidar de cachorros e não sabe onde encontrar textos confiáveis na internet? Sem problemas, sempre temos o texto certo para você! Por isso, leia também aqui em nosso site: Alho para sarna de cachorro? O que utilizar?

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *