Home / Animais / Baleia Bicuda de Bahamonde: Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Baleia Bicuda de Bahamonde: Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Quando o assunto é voltado ao conhecimento da Baleia Bicuda De Bahamonde é importante deixar muito claro que essa é a espécie de baleia mais rara do mundo!

Na verdade, já se sabia basicamente de sua existência desde a descoberta de ossadas em 1872, mas até um período mais recente nunca se tinha encontrado uma de perto para atestar todos os estudos!

E foi na Nova Zelândia que foi possível avistar dos exemplares, mais precisamente uma mãe e seu filhote – algo que mobilizou a comunidade cientifica e muitos pesquisadores de baleia em todo o mundo!

O conhecimento acerca dessa espécie já possui mais de 140 anos no total, e isso somente acabou sendo por isso em detrimento de fragmentos de ossos que foram identificados em uma ilha bem remota do Oceano Pacífico!

Posteriormente, mais precisamente nos anos 50, na Nova Zelândia e também no ano de 1986, no Chile, pode-se confirmar não somente a existência dessa espécie como também que ela continuava habitando os oceanos!

A última aparição da espécie ocorreu em dezembro de 2010 (somente anunciada em 2012) – o tempo foi necessário para que fosse feito um estudo mais detalhado de descrição do animal.

A Baleia Bicuda De Bahamonde (Mesoplodon traversi) é detentora de um dente que chega a impressionantes 23 centímetros de largura e habita as profundezas do Oceano Pacífico, alimentando-se de peixes de porte pequeno e raramente marca sua presença na superfície!

Mais Detalhes Sobre os Exemplares Identificados em 2010

Os últimos exemplares confirmados da Baleia Bicuda de Bahamonde ocorreram, como já citado anteriormente, em dezembro de 2010, sendo que isso aconteceu na Praia de Opape, situada na Nova Zelândia.

Na época foram avistadas duas baleias adultas, com 5,3 metros de comprimento e sua cria, um macho com aproximadamente 3,5 metros de comprimento.

Inicialmente elas foram identificadas de forma totalmente equivocada como sendo exemplares Mesoplodon grayi, mas posteriormente entendeu-se que se tratavam de Baleia Bicuda de Bahamonde.

Infelizmente, tanto a mãe como o filhote acabar morrendo. O ponto positivo é que mesmo assim os pesquisadores foram capazes de realizar as primeiras descrições completas acerca dessa fantástica espécie.

Posteriormente, os esqueletos dos dois exemplares foram encaminhados para o Museu de Nova Zelândia Te Papa Tongarewa, situado em Wellington, onde puderam ser feitos mais estudos de caráter morfológico.

Mas, o Que é a Baleia Bicuda de Bahamonde?

A Baleia Bicuda De Bahamonde se refere a um cetáceo pertencente à família Ziphiidae, encontrada somente nas profundezas do Oceano Pacífico. Há registros de sua existência também na costa chilena e também na Nova Zelândia.

Sabe-se muito pouco ainda sobre essa espécie, até porque suas aparições são historicamente raríssimas e envoltas de grandes mistérios e ainda estudos pendentes.

Como já mencionado, os principais vestígios dessa baleia (antes de sua aparição em 2010) se limitam somente à alguns ossos, mais precisamente uma mandíbula que havia sido encontrada no ano de 1872 e também dois crânios nos anos de 1950 e posteriormente em 1986.

A Baleia Bicuda De Bahamonde é considerada uma exímia mergulhadora, e isso lhe permite se alimentar de diversos peixes de porte bem menor que o seu.

Outro detalhe que chama atenção são seus dentes e também seu focinho, sendo esse muito parecido ao dos golfinhos – e isso ajuda a justificar o nome!

É um animal realmente exuberando e dotado de uma aparência robusta que lhe permite dominar perfeitamente as águas onde habita! Por ser uma excelente mergulhadora, segundo muitos estudos, suas aparições na superfície também são muito raras!

Veja a Classificação Científica Dessa Fantástica Espécie de Baleia!

Veja abaixo a classificação cientifica da Baleia Bicuda De Bahamonde:

  • Reino: A Baleia Bicuda de Bahamonde pertence ao reino animália
  • Filo: Chordata
  • Classe: assim como outras espécies de baleias, a Baleia Bicuda De Bahamonde faz parte da classe Mammalia
  • Ordem: Cetacea
Baleia Bicuda no Fundo do Mar
  • Subordem: Odontoceti
  • Família: Ziphiidae
  • Genêro: Mesoplodon
  • Espécie: Mesoplodon traversi

E Por Que Tanto Tempo Sem Aparecer?

Essa é uma pergunta que intriga muitos pesquisadores! Segundo alguns biólogos que dedicam sua vida a entender melhor o comportamento dessas baleias um dos motivos poderiam ser relacionados ao fato de que elas vivem presencialmente nas profundezas e como são excepcionalmente grandes acabam ficando pouquíssimo tempo na superfície.

Uma outra suspeita é que seus hábitos em meio a grandes profundidades oceânicas podem acabar resultando em poucos espécimes encalhados na costa.

Qual  Maior Espécime Encontrado? Outras Características Físicas!

Foi justamente o que já mencionamos anteriormente nesse conteúdo – a Baleia Bicuda De Bahamonde medida cerca de 5,3 metros de comprimento.

Vale salientar que essa baleia possui um órgão na parte posterior da cabeça, de forma que isso pode lhe ajudar a manter um sistema de ecolocalização.

Isso quer dizer que ela tem uma percepção de posição e distância de objetos ao redor extremamente apurada!

Já seu rosto, que de fato equivale a um focinho, cinza escuro é outra característica que chama atenção, sem contar uma espécie de tapa olho, que nada mais é do que uma mancha semelhante a um olho e que também podem ser identificados nas Orcas.

Há Muito Ainda a se Descobrir!

Mesmo diante de dois raros exemplares em um processo de estudo sabe-se pouquíssimo sobre esse espécime – ou seja, há muito a se avançar no entendimento e no ciclo de vida dessa baleia.

E tudo isso por conta do fato de que ela simplesmente se esconde, literalmente por trás de seus mistérios, ficando constantemente nas profundezas do Oceano Pacífico!

Pode até ser que a Baleia Bicuda de Bahamonde nada mais seja do que um animal que vive em alto mar e também em águas profundas e repletas de mistérios e segredos escondidos – ou que haja muitos detalhes surpreendentes a serem descobertos!

A aparição da Baleia Bicuda de Bahamonde foi, de fato, um golpe de sorte, que somente surpreendeu a todos nós depois de 140 anos de sua descoberta e muito provavelmente ficaremos sem ver outros exemplares tão cedo!

O fato é que esse é um animal fantástico e que certamente tem muito a ser revelado. O que nos resta? Aguardar estudos e mais pesquisas para entender mais sobre a Baleia Bicuda de Bahamonde!

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *