Home / Animais / Picada de Marimbondo dá Febre? O Que Acontece?

Picada de Marimbondo dá Febre? O Que Acontece?

Os marimbondos são insetos pertencentes à ordem Himenópteros, que polinizam inúmeras espécies diferentes de plantas. Eles se dividem nas seguintes subordens: Symphyta e Apocrita. Aqui no Brasil, recebem o nome de marimbondos as vespas da família Pompilidae, Sphecidae e Vespidae.

Esses insetos contam com 2 pares de asas, 1 ferrão e 1 ovipositor. Quase todos têm vida terrestre. Os marimbondos desempenham um papel muito importante no controle biológico, pois a grande maioria dos insetos tidos como pragas, possuem uma vespa como o seu predador natural.

Os marimbondos vivem em casas que se parecem com as casinhas de abelhas. Elas se encontram divididas em favos, que desempenham o papel de depósito para uma substância produzida a partir das larvas de pequenos insetos.

Para quem nunca foi picado por marimbondo, saiba que a sua picada é muito dolorida, causando uma vermelhidão intensa no local e muito inchaço. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, os sintomas não estão relacionados com o quão intenso é o seu veneno, mas sim com o tamanho dos ferrões desses seres.

Normalmente, os marimbondos picam apenas em situações nas quais se sintam ameaçados. Sendo assim, aquelas casinhas que estiverem longe do seu alcance, não tendem a representar risco, desde que você não se aventure a incomodá-los.

Se você quer saber se a picada do marimbondo dá febre, o que acontece e muitas outras curiosidades, continue lendo e descubra aqui tudo sobre a picada desse inseto.

Quais São os Principais Sintomas da Picada do Marimbondo?

Uma dúvida que algumas pessoas costumam ter é se a picada do marimbondo dá febre. Antes de mais nada, é importante frisar que os sintomas da picada podem variar de uma pessoa para outra. Algumas costumam ser mais resistentes, enquanto outras já são bem mais sensíveis.

No entanto, o mais comum de acontecer são os sintomas mais leves, que não provocam nada mais grave, como os abaixo citados:

  • Vermelhidão e inchaço no local onde houve a picada.
  • Dor intensa na região.
  • Uma enorme sensação de queimação.
  • Local da picada difícil de ser movimentado.

É Preciso ir ao Hospital ao Ser Picado Por Marimbondo?

Na maioria dos casos, a picada do marimbondo não costuma causar sintomas diferentes dos citados acima, e também não costuma ser perigosa para a saúde, a menos que o indivíduo picado tenha uma alergia mais grave.

Se for esse o caso, pode acontecer uma reação alérgica bem mais intensa, que é mais conhecida por reação anafilática. A identificação dessa reação pode se dar por meio de sintomas como lábios e rosto inchados, intensa coceira na região da picada, problemas para respirar e uma sensação de estar com uma bola na garganta.

Picada de Marimbondo

Se algum desses sintomas ocorrer, é preciso ir a um hospital imediatamente. Normalmente, é dado início a um tratamento com medicamentos como, por exemplo, antialérgicos, corticoides ou com antibióticos.

Quanto Tempo Demora Para o Local da Picada do Marimbondo Desinchar?

Na maior parte dos casos, o inchaço causado pela picada do marimbondo dura somente 1 dia. Em geral, após a aplicação de uma compressa de gelo, o inchaço tende a melhorar bastante.

Porém, como dissemos, algumas pessoas são bem mais sensíveis, e podem apresentar uma dificuldade maior no alívio dos sintomas. Aqueles indivíduos que possuem mais sensibilidade ao veneno do marimbondo e insetos em geral podem, inclusive, apresentar uma reação mais intensa, fazendo com que o inchaço leve de 2 a 3 dias para diminuir ou desaparecer.

Há ainda alguns casos mais raros, onde o inchaço melhora e, dois dias depois da picada, o inchaço pode piorar novamente, durando por cerca de mais 7 dias ainda. Em casos como esses, pode-se deixar o local da picada um pouco mais elevado, em especial na hora de dormir. Além de realizar as compressas geladas também. Essas duas medidas aceleram a cicatrização.

O Que Fazer Para Aliviar Após Uma Picada de Marimbondo?

Apesar de os marimbondos parecerem ser ainda mais venenosos do que as vespas, eles não são. Com isso, os sintomas apresentados após uma picada de marimbondo também são bem mais leves.

No caso do marimbondo, após a picada, o ferrão não fica no local, com acontece com as vespas.

Confira abaixo algumas medidas que ajudam a aliviar os sintomas após a picada de um marimbondo, e evitar contaminação:

  • Lavar bem o local da picada com água e sabão. Isso ajuda a prevenir que micro-organismos entrem no local e intensifiquem as reações alérgicas.
  • Passar, no local da picada, uma pomada anti-histamínica para picada.
  • Aplicar no local da picada uma compressa gelada, por cerca de 5 a 10 minutos. Você pode mergulhar uma toalhinha limpa em água gelada e colocar sobre o local da picada.

Você pode repetir a aplicação da compressa gelada várias vezes no decorrer do dia. Todas as vezes que quiser atenuar a dor ou aliviar o inchaço no local. E a pomada, você pode aplicar entre 3 a 4 vezes durante o dia, ou conforme as orientações do fabricante, na embalagem do produto.

Em geral, essas medidas já são suficientes para aliviar a dor e o inchaço. E também para melhorar o desconforto que a picada do marimbondo provoca. O resultado já pode ser sentido em poucos minutos.

No entanto, se os sintomas se intensificarem, a dor aumentar e o indivíduo começar a sentir dificuldade em movimentar o local da picada, este deverá procurar um médico imediatamente. Pois há grandes chances de uma reação alérgica mais grave estar se desenvolvendo. Se for o caso, será preciso tratar o caso com uma medicação apropriada.

Como Afastar Marimbondos da Forma Adequada?

Se o seu quintal estiver com uma infestação de marimbondos, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional capacitado para tomar as devidas ações. Isso pode ser feito por meio do serviço de dedetização.

Ninho de Marimbondo

Após a retirada, uma dica é passar cal no local, ou algum tipo de amoníaco, que ajudará a acabar com o cheiro, evitando que os marimbondos voltem. Se quiser usar algo natural no lugar de produto químico, uma dica é usar repelentes mentolados, como é o caso do óleo de hortelã-pimenta, por exemplo, que pode ser usado diluído em água.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *