Home / Animais / Quantas Vezes Por Dia Um Filhote de Dachshund Deve Comer?

Quantas Vezes Por Dia Um Filhote de Dachshund Deve Comer?

Dificilmente um brasileiro chamará um dachshund por esse nome, pois em nosso território nacional ele é mais conhecido pelo nome de “salsicha” ou “cachorro-salsicha”, assim como “salsichinha”.

O dachshund é um cachorro que engana muitas pessoas pelo seu porte e tipo físico, já que são cachorros extremamente corajosos e podem demonstrar ser bastante agressivos com pessoas estranhas ou com pessoas que esgotam a sua paciência.

O dachshund é um tipo de cachorro ideal para se ter em casa, mas é necessário levar algumas informações em consideração, já que o tipo físico do dachshund faz com que ele tenha alguns sérios problemas na coluna e na bacia.

Casas que possuem muitos degraus, por exemplo, não são indicadas para o convívio de um dachshund, já que degraus podem fazer com que o cachorro role e acabe quebrando a coluna.

Dachshunds são muito ativos e energéticos, tanto que é possível facilmente notar a disposição que o mesmo demonstra em passeios ou quando são soltos em locais amplos.

Nos Estados Unidos e Alemanha (de onde o dachshund é originário), muitas pessoas os levam para caçar nas temporadas em que tal atividade é permitida.

Esses cães são excelentes farejadores e são destemidos, encarando outros cachorros de porte muito maior que o deles, sem demonstrar nenhum tipo de receio.

Como Alimentar Corretamente um Dachshund?

O datchshund é um cachorro de porte pequeno, atingindo cerca de 15 centímetros em altura e 30 centímetros e comprimento, o que indica que o peso ideal desse cachorro deva variar entre 8-10 kg, estando acima do peso caso passe essa marca.

Vale lembrar que um cachorro acima do peso faz com que o mesmo não consiga dormir bem e se sinta fatigado a maior parte do tempo, podendo ocasionar em estresse e outros problemas, além de diminuir consideravelmente a estimativa de vida do animal.

O datchshund é um cachorro de raça que necessita de uma alimentação fidedigna, por isso ao se pensar em adquirir um cachorro desses é preciso ter em mente que gastos com ração específica serão necessários todos os meses.

Infelizmente muitas pessoas acham que qualquer ração de qualidade duvidosa pode ser dada ao animal pelo simples fato dele comer, mas rações específicas existem porque elas são baseadas nos nutrientes dos quais os animais mais precisam.

Não obstante a ração é também necessário acompanhar outros alimentos que irão auxiliar no desenvolvimento do dachshund, como vitaminas e suplementos vitamínicos para a raça.

Outro aspecto importante é levar em consideração o tipo do dachshund, pois alguns são peludos e outros possuem pelo liso, além também de haver a necessidade de identificar as raças no caso do dachshund não ser puro.

Quantas Vezes Por dia Se Deve Alimentar um Dachshund?

É obrigatório alimentar o dachshund seguindo sua idade e dando a ração apropriada baseada na mesma.

Quando o dachshund é filhote, é necessário comprar ração específica para a raça e para filhotes até um ano de idade. As refeições devem ser dividias em 3 vezes ao dia, com cerca de 50 gr cada refeição, para equilibrar o peso do cachorro.

Perto do primeiro ano de vida do dachshund, é aconselhável comprar ração para raças adultas e ir misturando com a anterior, para fazer o processo de digestão associativa, dessa forma o cachorro não sofrerá problemas de estômago ao ingerir uma ração diferente, o que é muito comum de acontecer.

Ou seja, um dachshund filhote deve comer cerca de 3 vezes por dia, podendo dividir a mesma porção de ração para 4 vezes se achar melhor ou necessário. Às vezes o cachorro sente muita fome, por isso é melhor dividir em mais porções a mesma quantidade e mantê-lo saciado por mais tempo.

Filhotes de Dachshund Comendo
Filhotes de Dachshund Comendo

Vale lembrar que um cachorro nunca se sente completamente saciado e pode comer tanta ração que pode acabar passando mal depois, por isso se o cachorro continuar insistindo em comer, lembre-se de que o necessário já foi dado.

Devo Dar Apenas Ração Para Meu Dachshund?

Uma pergunta muito comum é sobre outros tipos de alimentos que pode ser dado aos dachshunds além da ração. Como já foi visto anteriormente, além da ração pode ser dado ao dachshund vitaminas e outros suplementos que irão ajudar no desenvolvimento do animal, fortalecendo seu organismo e prevenindo-o de doenças.

Agora, se a ideia é dar outros tipos de alimentos como aqueles consumidos por humanos, lembre-se de que o cachorro pode não voltar mais a comer a ração, e isso irá interferir definitivamente na qualidade de vida do animal.

É aconselhável dar determinados tipos de fruta para o dachshund, isso pode ajudar o mesmo a abrir o apetite e assim procurar por seu pote de ração. Essa é uma dica principalmente para quando o dachshund não apresentar apetite.

Vale lembrar que frutas, principalmente cítricas e que tenham muita poupa, podem soltar o instestino do animal, assim como ressecar, portanto é necessário dar somente pequenas doses de alimento saudável fora das refeições.

Outros alimentos interessantes que podem ser administrados são aqueles encontrados em pet-stores, como aqueles biscoitos integrais e também sticks que ajudam na limpeza dos dentes e também no hálito do dachshund.

Curiosidades e Fatos Sobre os Dachshund

Os dachshunds, apesar do porte, são excelentes farejadores e cães-de-caça, principalmente na caça de animais que vivem em tocas, como os roedores. O dachshund tem a capacidade de entrar nas tocas e trazer os animais silvestres nos dentes.

O dachshund pode ter aparências distintas, assim como a coloração, variando do caramelo para o preto, assim como também pode possuir um pelo liso, um pelo liso com orelhas peludas ou totalmente peludo, parecendo uma mistura com a raça schnauzer.

Além de ser um excelente caçador, o dachshund também é um excelente vigia e protetor, zelando muito pelas pessoas que estão em seu convívio assim como por outros animais com quem mora.

Muitas pessoas concluem que não existem cachorros mais nervosos que os pinchers, mas elas nunca estiveram no convívio com um dachshund, que pode demonstrar ser um cão muito agressivo, principalmente se tratando de dominância e alimentação.

Curtiu esse artigo sobre o dachshund? Aproveite e confira outros aqui em nosso site Mundo Ecologia:

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *