Home / Animais / Como Saber Se Meu Dachshund É Puro?

Como Saber Se Meu Dachshund É Puro?

Também conhecido carinhosamente como “salsicha” (devido ao formato do seu corpo, evidentem), essa raça de cães é bastante procurada por quem deseja ter um cãozinho de estimação diferenciado.

Mas você sabe identificar quando esse animal não é de raça pura? Bem, vamos mostrar como saber esse detalhe.

Identificando a Pureza Da Raça Do Dachshund Por Meio De Sua Aparência

Um dos grandes enganos das pessoas com relação a essa questão de raça de cachorros é achar que só porque o cão se encontra registrado, automaticamente, ele é de raça pura. E, não é bem assim. Até mesmo porque o registro em si pode não ser verdadeiro. Mas, existem algumas características que mostram que um cão pertence a essa raça.

Primeiro de tudo, as pernas têm que ser curtas, da mesma maneira que as orelhas precisam ser longas e caídas. Essas talvez sejam as características físicas mais marcantes dessa raça, tirando o seu corpo alongado em ,forma de “salsicha”. Já a testa precisa ser larga e plana.

A coloração de seus pelos, por sua vez, é bem variada, indo da branca (com manchas pretas e/ou castanhas), ao preto, vermelho, malhado, e até mesmo preto misturado com bronze. Os seus pelos, inclusive, precisam ser soltos, e estes podem ser ser lisos, longos ou ainda duros.

Por fim, podemos dizer que uma das características na aparência mais próprias dessa raça são os seus olhos de tamanho médio e de formato oval.

Outros Procedimentos Para Descobrir Se Essa Raça É Pura Ou Não

Fora a questão do certificado (que é válido somente em criadores devidamente legalizados e de confiança), e de pequenos detalhes físicos, dá pra determinar se o dachshund que você tem é ou não de uma pura.

Primeiro, você pode comparar fotos de cães dessa raça com o animal que tem em casa. Existem até mesmo sites especializados que possuem um banco de imagens bastante grande com fotos de diversas raças, de todas as idades possíveis. Dá, então, pra perceber as semelhanças físicas comparando as fotos com a realidade.

Outra forma de confirmar se a raça do seu dachshund é pura é perguntar ao seu veterinário, visto que esse profissional trata diretamente com diversas raças praticamente todos os dias, e que pode dar uma opinião mais acertada sobre essa questão.

Três Dachshund
Três Dachshund

Nesse sentido de procurar a opinião de quem conhece raças de cães, dá também para procurar associações, clubes e grupos de criadores e competidores. Ao levar o seu dachshund a um evento dessas entidades e saber de alguém gabaritado nesses lugares qual a raça do seu cão.

E, por fim, você tentar fazer o bom e velho exame de DNA. Há diversos kits disponíveis em laboratórios, e incluindo também site de acompanhamento. Como não se trata de um produto tão caro assim, talvez seja uma boa pedida, especialmente se você quiser colocar o seu dachshund em alguma competição por aí.

Características Da Personalidade Do Dachshund

Claro, depois de saber como identificar essa raça pura de cães fisicamente,e  até mesmo com exames de DNA, certamente que outras características podem ser irrelevantes, mas é sempre bom saber quais as peculiaridades gerais de seu pet.

No caso do dachshund, aqui temos um cão bem amigável e que se dá bem em lugares pequenos. Tão bem que consegue aprender técnicas de higiene com grande facilidade, sem que o dono se esforce muito pra ensiná-lo. Talvez o único problema de sua personalidade é que se trata de um cão possessivo, que tende a ser ciumento.

Outro fator que faz parte da personalidade dessa raça é que se trata de um cão que late bastante, fazendo um barulho estridente, o que pode chegar a incomodar até mesmo os vizinhos. E até mesmo a pelagem do animal pode influenciar em sua comportamento, de acordo com especialistas. Cães dessa raça que possuem pelo curto são mais sociáveis, ao passo que os de pelo duro são considerados mais agitados.

Como Escolher Um Canil Para Adquirir Um Dachshund De Raça Pura?

Um dos primeiros passos para se conseguir um cão dessa raça que seja pura é, claro, encontrar um canil que seja de inteira confiança, até para evitar ficar fazendo os procedimentos que listamos até aqui. E, para encontrar um bom estabelecimento, primeiro, você pode pedir indicações a amigos que já tenham animais dessa raça.

Importante saber desses amigos se o animal estava sendo bem cuidado no canil, se o dachshund deles foi entregue inteiramente saudável, sem vermes ou qualquer outro problema do tipo, e se toda a documentação foi emitida de maneira correta. Recorra à internet também, e veja se existem reclamações desse mesmo canil do qual você está se informando.

Estabelecimentos de confiança estarão devidamente registrados, devendo, em primeiro lugar, ser filiado à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). É essa a instituição responsável por gerir a cinofilia em território nacional, além de manter o chamado serviços de registro genealógico de cães de raça pura.

Filhote de Dachshund
Filhote de Dachshund

Descubra essas informações no Kennel Clube que fica localizado em sua cidade. Depois disso, visite o canil escolhido, o que será algo bem simples de fazer. Isso permitirá que você analise a estrutura do local, sabendo se as instalações são adequadas, higienizadas e se os animais que ali se encontram estão confortáveis.

Conheça também os padraedores do pet em questão (no caso, os “pais do cachorro”). Há também a possibilidade de solicitar o pedigree e o histórico de saúde desses pais, ao mesmo tempo em que se verifica se possuem acompanhamento veterinário básico.

Fora isso, converse com o criador, e faça algumas perguntas simples, como, por exemplo, há quanto tempo ele trabalha com cães, há quanto tempo o canil tem registro, como o processo de cruzamento é feito, com quantos dias o filhote pode ser levado pra casa, e se os filhotes são socializados com outros cachorros e humanos também.

Fazendo esses pequenos procedimentos, você estará tendo a certeza quase que absoluta de estar adquirindo um cão dachshund de raça pura, sem precisar se ´preocupar com outras coisas, a não ser aproveitar bastante a companhia do seu novo pet.

Veja também

Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

O pato é um animal curioso e cheio de particularidades. Ele está presente na família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *