Home / Animais / Qual é o Animal Que Tem Mais Dentes na Boca?

Qual é o Animal Que Tem Mais Dentes na Boca?

Diversas pessoas têm uma curiosidade peculiar: qual animal que tem mais dentes na boca? Os dentes podem ser interessantes ou assustadores para um ser humano.

A arcada dentária se torna incrível quando você se lembra de que ela não está lá apenas para ajudá-lo a mastigar. Você sabia que alguns seres vivos realmente usam seus dentes para se comunicar? Uma boca humana adulta normal é composta por 32 dentes, mas existem alguns animais com milhares de dentes na boca.

Não há dúvida de que o mundo animal guarda muitas surpresas e aqui, queremos descobri-las. Se você quiser saber quais animais têm mais dentes no mundo, não poderá perder este artigo.

Qual Animal Que Tem Mais Dentes?

Graças a milhões de anos de evolução, os animais se adaptaram aos seus ecossistemas. Eles se desenvolveram de tal maneira que fazem o melhor uso possível das características que sua própria espécie possui.

Você consegue adivinhar qual animal que tem mais dentes no mundo? Vamos dar uma pista, existem dois deles, e não, eles não são tubarões.

Dentes de um Peixe-Gato

Peixe-Gato
Peixe-Gato

O peixe-gato (Siluriformes) é o animal com mais dentes no mundo. Um peixe-gato tem uma quantidade impressionante de 9.280 dentes. Existem mais de 3000 espécies, cada uma com suas próprias características. Além desse atributo peculiar, alguns são capazes de emitir pequenas descargas elétricas.

Embora os dentes sejam pequenos, o peixe-gato usa todos eles. Com eles, alimenta-se de outros peixes, pequenos girinos e pequenos animais. Geralmente, prefere procurar suas presas no fundo dos rios, entre pedras.

Os “Dentes” do Caracol

Caracol
Caracol

E o principal concorrente do peixe-gato, para surpresa de todos, é um caracol. Um caracol com dentes? Todos têm a mesma reação. Um caracol é um molusco gastrópode, portanto, não possui “dentes” no sentido estrito da palavra.

A boca de caracóis contém uma rádula que é uma cavidade que oculta os dentículos. Os dentículos são pequenas estruturas semelhantes a dentes que são usadas para extrair alimentos das rochas e da terra. Um caracol tem quase 25.000 dentículos.

Qual Mamífero Tem Mais Dentes?

Na maioria dos casos, os mamíferos compartilham semelhanças com os humanos quando se trata de seus dentes. Especificamente com a inclusão de: caninos, incisivos, pré-molares e molares. Mas isso, embora, é claro, dependa se o animal em questão é herbívoro ou carnívoro. O mesmo dente não é usado para roer bagas, folhas e raízes, do que para rasgar carne e/ou quebrar ossos.

Nesse sentido, o animal que tem mais dentes é o tatu-gigante (Priodontes maximus).

Priodontes Maximus
Priodontes Maximus

Ele tem 100 dentes. O tatu vive na América do Sul e está em perigo de extinção, principalmente devido à caça indiscriminada e à coleta de espécimes dissecados.

Qual Animal Tem os Maiores Dentes?

O prêmio para os maiores dentes do mundo vai para o elefante. Um elefante tem duas presas enormes, proporcionais ao seu tamanho grande. Eles medem entre 1 e 3 metros, pesando mais de 100 quilos cada. Um elefante usa suas presas para se proteger.

Quando se trata de tamanho, o narval também ocupa uma posição em ter dentes grandes (Monodon monoceros).

Monodon Monoceros
Monodon Monoceros

Sua presa, embora tenha mais do que um elefante medindo quase 6 metros de comprimento, pesa apenas 10 quilos. Portanto, não supera o poderoso paquiderme.

Os Fatos Interessantes Sobre o Animal Que Tem Mais Dentes

Esses animais acima não são os únicos cujos dentes merecem ser mencionados. A verdade é que, olhando a fauna presente em nosso planeta Terra, encontraremos muitos detalhes interessantes sobre esses instrumentos indispensáveis:

  • Você sabia que a girafa tem 35 dentes? De todo o reino animal, seus dentes são os mais semelhantes aos do ser humano, tanto em número quanto em forma;
    Dente da Girafa
    Dente da Girafa
  • Você sabia que os golfinhos não mastigam com os dentes? Eles apenas os usam para emitir som, porque, quando se alimentam, preferem engolir os alimentos de uma só vez;
  • Você sabia que um grande tubarão branco pode ter 20.000 dentes ao longo da vida? Um tubarão tem fileiras de dentes, organizadas uma após a outra, portanto, quando perde um dente, pode ser substituído muito rapidamente;
  • Você sabia que o coelho não está dento da lista do animal que tem mais dentes, entretanto, merece ser citado porque os dele nunca param de crescer? Esses mamíferos precisam de algo para roer constantemente. Essa é a única maneira de desgastar a arcada dentária, que não para de crescer.

Uma tendência natural ao fazer esse questionamento é tentar se associar a quantidade dos dentes do animal ao tamanho da boca. Nesse caso, podemos arriscar dizer que o hipopótamo é o líder, tendo a maior boca entre as espécies terrestres.

Mas, de fato, o tamanho das bocas ou mesmo o tamanho do animal não possuem absolutamente nenhuma conexão com o número dos dentes que eles têm.

E o Número dos Dentes dos Vertebrados?

Os vertebrados, golfinhos e tubarões, estão no topo da listagem pelo animal que tem mais dentes na boca. Existem espécies de tubarões com mais ou menos 60 dentes, o que inclui aqueles que se dispõem na mandíbula superior e inferior.

Dentes de Tubarão
Dentes de Tubarão

Nos seres humanos, o número tem a variação dos 28 até 32 dentes, como sabemos. No tubarão branco, esse número amplia em 50 vezes. Esse vertebrado tem até 3.000 dentes de forma triangular, serrilhados e bem afiados, com aproximadamente 7,5 cm, inseridos nas mandíbulas em fileiras, suavemente inclinados para dentro. Este conjunto exerce uma força de 3 toneladas por cada centímetro quadrado na mordida.

Ainda assim, o tubarão perde mais ou menos 30.000 dentes durante sua vida. Entretanto, quando um cai, outro nasce no lugar.

Se Tem Mais Dentes, a Mordida é Mais Forte?

Não. O animal ter a mordida forte não se relaciona com a quantidade dos dentes que tem. Por exemplo, uma mordida irregular de até 115 kg, bem como 30 dentes, pode ter a força parecida com o tubarão branco de 3.000 dentes e de 2.250 kg.

Nos humanos, a força da dentada de alguém com 70 kg e 32 dentes é somente um quinto da dos animais.

Agora você não tem mais dúvidas sobre qual animal que tem mais dentes na boca, não é? Assim, se encontrar uma das espécies que citamos, tome muito cuidado para não ser mordido. Como citamos, não importa a quantidade, e sim, a força com que a mandíbula é aberta e fechada.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *