Home / Animais / Pinguim Africano: Características, Nome Científico e Fotos

Pinguim Africano: Características, Nome Científico e Fotos

A fauna do nosso planeta é extremamente diversificada, o que acaba resultando em um maior número de seres vivos e, consequentemente, em pessoas sem saber exatamente algumas informações importantes sobre os seres.

Isso acontece porque a grande quantidade de seres vivos acaba fazendo com que não seja possível estudar todos de maneira muito profunda, e isso resulta diretamente em um conhecimento bem vago sobre a grande maioria das espécies.

O pinguim é uma exceção porque é um animal extremamente conhecido pelas pessoas, mas mesmo assim não pode-se afirmar que as pessoas conhecem as características principais desse animal, já que a grande maioria delas sabe apenas reconhecê-lo entre todos os outros e não sabe exatamente informações muito específicas.

Pinguim Africano Sob Pedra

Nesse caso, o pinguim africano fica ainda mais esquecido pelas pessoas, já que ele se trata de uma espécie mais distante de nós e por esse motivo acaba ficando praticamente isolado.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o pinguim africano. Continue lendo o texto para saber quais são as características físicas desse animal, qual é o seu nome científico, qual o estado de preservação dessa espécie, e ainda aprender algumas curiosidades interessantes sobre ele!

Características Físicas do Pinguim Africano

Antes de mais nada, é interessante que você saiba exatamente quais são as características físicas desse animal, assim você consegue reconhecê-lo em meio a tantos outros e ao mesmo tempo entende um pouco mais sobre o funcionamento da espécie.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa espécie possui coloração majoritariamente preta, e por isso ela absorve bastante a luz solar. Além disso, ela possui detalhes em tons de branco na cabeça, o que é um destaque.

Em segundo lugar, algo muito diferente presente nessa espécie é justamente a marca em tom de coral presente tanto perto dos olhos quanto na barriga, o que dá um maior destaque para a cor do pinguim.

Em terceiro lugar, também é interessante notarmos que o bico é completamente preto, complementando a cor do resto do rosto do animal. Por fim, podemos dizer que esse é um animal de porte médio, o que significa que ele possui no máximo 60cm de altura, sendo menor do que muitas outras espécies de pinguim.

Nome Científico do Pinguim Africano

Aprender por meio do nome científico pode ser considerado extremamente chato, principalmente no caso das pessoas que não gostam de ciência de forma alguma e acabam por achar que o nome científico dificulta tudo.

Porém, na verdade o nome científico foi feito justamente para facilitar os estudos e a vida de quem lida com a ciência diariamente. Isso porque o nome popular se modifica de acordo com a cultura e o idioma, o que faz com que um único ser vivo tenha diversos nomes diferentes.

Enquanto isso, o nome científico é uma forma de universalizar a ciência, fazendo com que um ser vivo tenha apenas um único nome, independentemente da cultura e do idioma que está sendo levado em consideração, pois o nome científico nunca se modifica.

Podemos dizer que ele nunca se modifica pois ele é formado sempre pois dois termos: o primeiro, é o nome do gênero do animal; enquanto que o segundo é o nome da espécie.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico do pinguim africano é Spheniscus demersus, o que significa, de acordo com o que já explicamos anteriormente, que o nome do gênero desse animal é Spheniscus, enquanto o nome da espécie é demersus.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual o nome científico dessa espécie e também como esse nome científico é formado da maneira correta.

Estado de Preservação da Espécie

Entender o estado de preservação das espécies é essencial para que a gente consiga defender a fauna da maneira correta, sempre focando nos animais que realmente precisam dessa defesa. Isso porque nem sempre as pessoas sabem exatamente quais são os animais que estão correndo riscos e quais não estão. Nesse caso, é sempre importante ler um pouco mais sobre os assuntos para se conscientizar.

No caso do pinguim africano, podemos dizer que essa é uma espécie que encontra-se classificada de acordo com a Lista Vermelha da IUCN na categoria VU (vulnerable – vulnerável), o que basicamente significa que se nada for feito, dentro de pouco tempo a espécie estará ameaçada de extinção.

Isso significa que as pessoas precisam se conscientizar mais sobre a espécie, já que essa extinção vem sendo causada justamente por conta da ação do ser humano. Logo, esse é um assunto que ainda precisa muito ser discutido com relação a esse animal.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é a situação em que o pinguim africano encontra-se atualmente, e muito provavelmente já deve estar pensando o que fazer para mudá-la, pois isso é essencial!

Curiosidades Sobre a Espécie

Aprender por meio de curiosidades é algo extremamente interessante e mesmo assim pouco usual, já que as pessoas tendem a pensar que as curiosidades não são tão sérias assim ou não possuem fontes seguras, o que não é verdade.

Portanto, vamos listar agora algumas curiosidades interessantes sobre os pinguins de maneira geral para que você aprenda de maneira mais dinâmica sobre a espécie.

  • Os pinguins são animais com hábitos carnívoros, o que quer dizer que o pinguim africano se alimenta principalmente de lulas e crustáceos que vivem próximo a eles;
  • O pinguim africano mede no máximo 60 centímetros de altura, e por isso é um animal pequeno;
  • O pinguim africano pesa no máximo 2kg, o que é resultado justamente de seu tamanho bem pequeno;
  • Essa espécie teve sim origem na África, mas também está presente em outros continentes ao redor do mundo nos dias de hoje.

Portanto, essas são algumas curiosidades interessantes que podemos citar com relação ao pinguim africano. Você já conhecia alguma delas ou descobriu todas agora?

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre outros seres vivos no geral, mas não sabe onde encontrar bons artigos? Sem problemas, aqui sempre temos os melhores textos para você! Por isso, leia também em nosso site: Amendoim Preto: Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer

Os ratos são roedores comumente associados à falta de higiene e possibilidade de transmissão de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *