Home / Animais / Qual Cachorro Tem a Mordida Mais Forte e Pesada?

Qual Cachorro Tem a Mordida Mais Forte e Pesada?

Cerca de 44,3% dos 65 milhões de domicílios no Brasil, possuem pelo menos um cachorro, segundo IBGE, sendo um dos animais mais dóceis, estão nos primeiros lugares quando se fala sobre lealdade, não é atoa que um de seus adjetivos é ser o melhor amigo do homem.

São muitas as características que cada um carrega, entre tantas raças, há cachorros para todos os gostos, e, dentro destas peculiaridades, uma característica marcante dos cachorros é a mordida.

Como todos os animais, os cachorros dependem de suas mandíbulas para se alimentar, mas também são usadas para defesa ou ataque. Independentes do tamanho, todos mordem com uma determinada força, variando a intensidade por tipo de raça.

Os cães que se encaixam com as mordidas mais fortes são denominados como Cães de Guarda, são animais que tem por instinto natural a proteção. Ensinados a identificar o perigo, e quem está induzindo este perigo, sabem a hora de atacar e assim guardar famílias, casas, rebanhos ou outros animais.

Extremamente obedientes e mansos aos seus donos e as suas famílias, podem ser agressivos com pessoas que não são do seu território, por isso o ensinamento é indispensável, para que eles entendam a hora de agirem, e essa hora é quando seus donos estão dispersos.

Como Funciona a Mordida Desses Animais?

O veterinário Dr. José Pedutti, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à Superinteressante explica que essas raças possuem o músculo do maxilar inferior, chamado masseter muito forte e os ossos que formam a maçã do rosto, o arco zigomático, são adaptados para sustentá-lo.

Sua mandíbula também é mais curta que a de outros cachorros e funcionam como uma espécie de alicate. Os fortes músculos, aliados a mandíbula curta, fazem com que a mordida destes cães seja entre oito e dez vezes mais forte que a do homem.

Além do poder da mordida, eles podem segurar as presas por mais tempo entre os dentes, e com isso evitar que ela fuja. A parte do focinho onde estão as narinas, é mais curta que onde está a boca, com isso, o cão mantém a presa na boca sem que ela feche a sua respiração na hora do ataque.

A unidade de medida para sabermos qual a intensidade de uma mordida é “Pound force per Square Inch (PSI)” ou libra-força por polegada quadrada, é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

A American Veterinary Medical Association (Associação Médica Veterinária Americana) fez uma pesquisa e listou algumas raças que estão, por estudo, ranqueadas como as raças cujas mordidas são as mais fortes.

Qual Cachorro Tem a Mordida Mais Forte E Pesada?

O ranking dos animais com a dentada mortal são esses:

Kangal

  • Força de 743 PSI

A raça Kangal, com origem na Turquia, é um cão grande e muito forte, tem origem nos cães molossos. Essa antiga raça teve origem na Grécia, mais precisamente nas regiões montanhosas do noroeste da Grécia e sul da Albânia, onde um povo chamado Molossis habitava.

Essa raça se espalhou e tornou a mais desejadas por diversos povos, ela era usada como cão pastor e cão de guerra.

Os romanos usavam esses cães nas arenas contra tigres, leões e ursos e também nas guerras, descrições antigas relatam que em uma guerra quando os inimigos faziam uma parede de escudo era quase impossível mantê-la quando esses cães eram soltos nas batalhas, o terror se espalhava entre eles, pois eles perfuravam as paredes e entravam no meio dos inimigos, levando vantagem para seu exército.

Algumas lendas descrevem a origem da raça Kangal na cidade da Babilônia, atualmente Iraque, outros descrevem na Pérsia, atualmente Irã, os povos destas regiões migraram para a atual Turquia levando seus preciosos bens, os cavalos, suas ovelhas e seus fortes e protetores cães Kangal.

Sinônimo de força, essa raça tem capacidade de alcançar 50 km/h passam por obstáculos com mais de dois metros de altura com facilidade e suportam o clima da região, que é muito fria durante o inverno e muito quente e seco no verão.

Os machos medem entre 73cm e 82cm e pesam cerca de 45 a 70 quilos, as fêmeas medem entre 68cm e 78cm e pesam entre 42 e 60 quilos. A pelagem é dupla, com subpelo protetor e pelo curto e liso, com cores amarelo-claro e máscara negra, sendo que qualquer cor fora destas descrições não se encaixa na raça.

Sua mordida é cerca de 743 PSI, a mais forte entre os cães de guarda, estudados minuciosamente, a raça Kangal é considerada, hoje, como os cães com a mordidas mais forte do mundo.

Capaz de enfrentar animais selvagens de grande porte, se mostram extremamente violentos ao serem ameaçados ou se seu território estiver em perigo. Com toda sua força, há relatos que eles já mataram lobos, chacais, hienas e leopardos que ameaçaram seu rebanho.

Mastim

  • Força de 556 PSI

Considerado um dos maiores cães do mundo, antigamente, ele era usado como cão de briga. Um dos grandes motivos é sua mordida potente, capaz de levar a vítima à morte quando a recebe.

Outro fator pelo qual ele era apreciado em lutas é sua pele. Enrugada e com pele em excesso, fazia com que ele não fosse tão afetado quanto os outros em um duelo. Sua força descomunal também possibilitava com que este animal fosse um transportador de carga ou até puxador de carroças.

Sua altura pode alcançar até 80 centímetros, enquanto o seu peso fica entre os 70 quilos.

Cão Lobo

  • Força de 406 PSI

Não é porque ele está em terceiro lugar que sua mordida não é tão potente. O famoso cão-lobo, apreciado por sua beleza e majestade está entre as três dentadas caninas mais cruéis.

Como o seu nome indica, sua aparência é bem semelhante aos seus parentes, os lobos. Como a raça selvagem, eles são fortes, ágeis, bons em corridas e possuem uma altura intimidadora.

Apesar da aparência, ele é extremamente calmo, dócil e brincalhão. Um dos únicos motivos para ver a sua mordida em ação é quando ele se sente extremamente coagido ou quando seus donos estão passando por algum tipo de perigo.

É considerado o lobo que se dá bem com os humanos. Sua altura alcança até 65 centímetros (caso seja macho) e 60 centímetros nas fêmeas. Seu peso raramente ultrapassa os 30 quilos.

Veja também

Reprodução da Chinchila, Filhotes e Tempo de Gestação

As chinchilas constituem várias espécies de roedores comuns à mesma família taxonômica, a qual é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *