Home / Animais / Raças de Cães de Guarda de Pequeno Porte para Apartamentos

Raças de Cães de Guarda de Pequeno Porte para Apartamentos

Veja a seguir uma lista de alguns cachorros ideais para quem quer ter um cão de guarda pequeno para cuidar  do apartamento.

Pinscher

O pinscher já tem uma fama devido ao seu temperamento há um bom tempo. Entretanto, é uma ideia meio equivocada em relação a eles. Sua personalidade é bastante forte, apesar de ter um corpo bem pequeno. E apesar disso, são bem brincalhões e amorosos com seus donos. Ele é ótimo para ter em apartamento devido ao seu tamanho, e melhor ainda para servir de cão de guarda por causa de seu comportamento territorialista e protetor.

Qualquer sinal de algo que não seja comum para ele, eles vão pra cima e começam a latir tentando proteger seus tutores. Para ter um pinscher que seja sociável, deve começar quando ainda é bem pequeno, pois tem dificuldades, especialmente com crianças. Ele também é muito inteligente, ocupando a posição 36 do ranking do livro A Inteligência dos Cães. Facilmente conseguem aprender novos comandos e saber o que deve ou não fazer.

O pinscher é muito estressado, tendo até uma expressão que os designa “50% ódio, 50% tremedeira”, já que costumam se tremer todo quando estão irritadiços.

Jack Russell

Jack Russell é uma das raças mais agitadas existentes, entretanto, não é tão conhecida no Brasil. Seu nome completo é Parson Jack Russell Terrier, e tem sua origem da Grã-Bretanha há mais ou menos 200 anos. Acreditam que ele é o resultado do cruzamento entre o Old English White Terrier (que hoje é extinto) e o Terrier Preto e Dourado. São bastante comuns na Inglaterra.

Seu tamanho os fazem ideais para ter em apartamento, pois medem cerca de 26 centímetros de comprimento e pesam em torno de 4 a 7 quilogramas. Seu pelo é branco com algumas manchas pretas e/ou castanhas. Vivem por cerca de 13 anos e requerem uma atividade física bem intensa. Conseguem se adaptar em apartamentos, porém é ideal sair para caminhar com ele pelo menos uma vez no dia, já que são muito ativos e energéticos.

Muitíssimos inteligentes e leais aos seus donos, podem ser bem teimosos, logo, precisam de um dono que tenha pulso e paciência para dar comandos e ensina-los corretamente como se portar. O Jack Russell ama ficar caçando e brincando com bolinha, uma meia ou até um rato pela sua casa. Isso o faz ainda mais engraçado, seu jeito brincalhão. Sempre ideal escolher esse cachorro quando você tem pique para aguentar e seguir seu ritmo, e não o contrário.

Apesar desse seu jeito, foram criados com o propósito de serem cães de guarda e de caça. Possuem características de caçador, por isso, quando estão sozinhos tendem a ir atrás de caça, o que pode ser perigoso. Também não são muito sociáveis, e não é adequado deixa-los sozinhos com outros animais, pois pode acabar gerando uma briga e chegar até a morte.

O Jack Russell é considerado um dos cães mais corajosos de todas as raças. Sua braveza faz com que enfrentem cães duas vezes o seu tamanho, e por isso pode ser um cachorro meio difícil de lidar. Apesar disso, é extremamente belo e fofo. E ainda são ótimos cães para família, se dando bem facilmente com crianças mais velhas – eles não gostam que puxem seu rabo e suas orelhas, como fazem as crianças menores. Uma das coisas mais surpreendentes nos Jacks é que eles são muito gentis e fiéis. Idolatram seus donos, podendo até ser ciumento e protegê-los demais.

Shiba

A raça Shiba é originada do Japão e é uma raça muito fofa e vem conquistando cada vez mais admiradores no Brasil. Entretanto, tem uma personalidade meio  desconfiada e difícil de socializar. Pode ser muito sensível a punições e você nunca deve brigar ou bater nele, pois é um cachorro que tende ao medo. Originalmente, ele era utilizado para a caça de animais pequenos.

Seu tamanho é pequeno, não passando de 40 centímetros de comprimento, e tem um peso entre 9 e 14 quilogramas. Existe uma teoria sobre como surgiu o nome Shiba. A primeira diz que ele simplesmente quer dizer pequeno. Porém, também pode significar mato em referência às árvores brilhantes vermelhas que alinhados com a pelagem vermelho da raça os tornou bons caçadores devido a camuflagem. Após a Segunda Guerra Mundial, a raça quase foi extinta e foi ainda mais dizimado pela cinomose em 1952.

Seu comportamento é bem ousado e independente, mas ainda assim muito ligado aos seus donos. Quem quiser ter um desses em seu apartamento, precisa saber que ele gosta de ficar ao ar livre, logo caminhadas pelo menos uma vez ao dia são imprescindíveis. São bastante territoriais, e qualquer estranho ou algo fora do comum ele já alerta. Sendo então, um perfeito cão de guarda.

Dachshund

Muitos chamam de salsicha ou salsichinha, mas o nome dessa raça é Dachshund. Ele teve sua origem na Alemanha, da onde saiu o seu nome que significa cão texugo, e sua função antigamente era o controle de texugos. O tamanho desse cão é pequeno, ótimo para quem vive em apartamentos. Os machos costumam ser um pouco maiores que as fêmeas, medindo cerca de 20 centímetros e pesando de 5 a 14 quilogramas.

Ele está na posição 49 de cães mais inteligentes do mundo. São pequenos caçadores determinados que perseguem sua presa, entram na toca, tiram sua presa e a matam. Sua pelagem tem o pelo liso e curto, com a cor mais comum sendo marrom. Para quem quer um cão de guarda, o salsicha é ótimo, pois é corajoso e curioso na medida certa.

Podem ser complicados de domar de primeira, mas depois se tornam bastante leais. São independentes, mas amam ficar próximo de seus humanos.
Esperamos que o post tenha te ajudado a encontrar raças de cães de guarda pequenos para apartamento. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Gato Mourisco no Rio Grande do Sul e no Brasil

A fauna brasileira é realmente muito exuberante nos vários tipos de animais que podemos encontrar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *