O maltês é tido como um cachorro de raça pura que se comporta muito bem em ambientes fechados como casas e apartamentos, servindo muito bem, assim, como mascote para famílias ou crianças.
Conheça o Maltês
O tamanho reduzido do maltês ajuda muito nesse sentido, já que o cãozinho se adapta bem a locais fechados justamente por ser pequeno e conseguir se acomodar praticamente em qualquer local. Assim, outro fator muito conhecido do maltês é a sua beleza extremamente evidente.
Isso porque o maltês parece um floco de neve, com os pelos brancos e um rosto angelical. É muito comum que os cachorros dessa raça vençam prêmios e competições para animais, por exemplo, sendo também muito normal ver diversas fotos de cães da raça maltês nas redes sociais como Facebook e Instagram.
Ademais, o cachorro maltês é muito inteligente e possui uma memória muito boa. Ambas as características são importantes para quem pretende treinar o cachorro e melhorar as habilidades do cão, já que a resposta do animal é muito boa nessa raça e adestrar um cão maltês é tarefa muito fácil e divertida.
Além disso, o maltês também sabe utilizar a inteligência diferenciada para procurar por brinquedos escondidos ou pegar itens que são arremessados. Esses fatores também ajudam a fazer com que o maltês seja um vencedor muito comum de concursos de beleza ou de adestramento de cães, já que a inteligência somada a um visual muito belo facilitam todo o caminho para esses cães.
Outro detalhe muito característico do maltês, além disso, é a forma como os cachorros dessa raça costumam ser protetores e gostam muito de sentir que os donos estão em uma posição confortável. É bastante comum que um cão maltês estranhe algum visitante na casa, por exemplo, sobretudo, se este jamais tiver visitado o local anteriormente.
As Doenças do Maltês
Contudo, se existe o lado positivo, também há todo um lado negativo relacionado ao maltês. Por ser tão pequeno e tão frágil, apesar de tentar não demonstrar isso, a raça costuma ter problemas de saúde com mais facilidade que outros tipos de cachorros.
Ademais, por vezes esses problemas são muito sérios e podem até mesmo levar à morte da mascote. Isso acontece pelo fato de o sistema imunológico do maltês ser muito frágil, algo parecido com o que acontece com os cães da raça poodle, por exemplo.
Assim, doenças ligadas a fatores e agentes externos, como vírus ou mesmo bactérias, atingem em cheio a qualidade de vida desses cães e os tornam muito suscetíveis a doenças dos mais variados tipos. Contudo, por sorte há como se prevenir dessas doenças e aumentar as chances do seu cachorrinho na luta contra esses problemas de saúde.
Para tal, é bastante recomendado que você leia com atenção as dicas que daremos a seguir e acione o seu veterinário de confiança assim que enxergar sinais de algum problema de saúde que possa estar acometendo o seu cachorro.
Portanto, veja abaixo mais informações e detalhes a respeito dos problemas de saúde e doenças mais comuns do maltês, além de como tratar.
Quais Doenças São Mais Comuns no Maltês?
Como já explicado, o cachorro da raça maltês possui uma predisposição a ter algumas doenças e, por isso, é importante estar sempre atento ao que o cachorro pode apresentar de sinais relacionados a isso.
Pois, embora apresente problemas de saúde com alguma frequência, o maltês também costuma sempre dar sinais prévios de que algo pode estar errado com o seu corpo ou com o seu modo de vida. Assim, esteja sempre atento e perceba os futuros problemas do seu cão antes que eles aconteçam.
Um dos problemas mais comuns do maltês é a luxação da patela. O problema é simplesmente anatômico e envolve o rompimento da rótula, algo que pode ser muito doloroso para o cachorro. A doença é hereditária, ou seja, passa de pai para filho, então é recomendado que você evite deixar o seu maltês cruzar caso ele seja diagnosticado com o problema.
Essa é a única forma de evitar que os genes do seu cão, que possui uma predisposição a um problema de saúde, sejam passados adiantes e mais cachorros sofram.
O tratamento envolve remédios controlados e, em último caso, o cachorro pode precisar de cirurgia.
A PDA, ou persistência do ducto arterioso, é outra doença muito comum no cão maltês e que pode causar sérios problemas.
O problema nada mais é, em forma resumida, do que uma passagem excessiva de sangue pelos pulmões do maltês. Isso porque uma artéria que normalmente se fecha logo após o nascimento do cachorro permaneceu aberta, fazendo com que a passagem de sangue seja acima do normal.
Esse problema pode afetar o bombeamento de sangue para o coração e gerar sérios problemas para o cachorro.
O tratamento da doença se dá através de uma cirurgia para o fechamento da artéria, algo extremamente perigoso para o cão.
Outras Doenças Que Podem Atingir o Maltês
A lista de doenças que podem atingir o maltês não para por aqui e, como dito, muitas delas possuem tratamentos doloridos e de preço bastante elevado. Outro dos problemas comuns para o maltês é a alergia de pele do cão, algo muito comum.
A dermatite nada mais é do que uma vermelhidão na pele do maltês. Ela pode ser gerada por fungos ou bactérias e é bastante difícil evitar que esse problema atinja o seu cachorro, já que essa doença é iniciada por fatores ambientais e, assim, seu cão pode entrar em contato com um agente infeccioso em qualquer lugar.
O tratamento se dá através de remédios controlados, que podem ser adquiridos com o seu veterinário.
Por fim, os problemas oculares são muito comuns na vida do maltês e é bastante natural que esse tipo de cachorro tenha dificuldades relacionadas aos olhos. O glaucoma, por exemplo, é bastante popular entre os cachorros da raça.
Para curar a maioria dos problemas oculares, o veterinário irá recomendar o uso de pomadas especiais para os olhos e, ademais, o uso de uma solução lubrificante. Pode ser difícil aplicar ambos no seu cachorro, mas vale a pena e os resultados são positivos.