Home / Animais / Alce Americano: Características, Nome Científico E Fotos

Alce Americano: Características, Nome Científico E Fotos

Existem algumas espécies de animais que são típicos e símbolos de um lugar. Quando pensamos neles, automaticamente, remetemos aquele local específico. Com o alce americano acontece isso. Dificilmente desvencilhamos a imponente figura deste belíssimo animal ao fato dele habitar aqueles lugares próximos ao pólo norte, por exemplo.

Vamos descobrir um pouco mais a respeito dele?

Principais Características Do Alce Americano

De nome científico Alces alces, esse é o maior cervo existente, conseguindo facilmente atingir 2 m de altura a pesar mais do que 450 kg. Em se tratando de outros cervos, o alce se diferencia por conta de sua peculiar galhada, e que está presente, geralmente, só nos machos. Em formato de taça, essas galhadas podem atingir até 1,6 m de amplitude.

Trata-se também de um animal que é típico de regiões que chamamos de circumpolares no Hemisfério Norte. Na América, o alce se encontra, especificamente, no Canadá (e é, obviamente, esse americano do qual estamos falando aqui), enquanto que na Europa, os países onde os alces habitam são a Noruega, a Suécia e a Finlândia.

Em termos de aparência, além das características galhadas (que servem para amenizar a temperatura interna no verão), esses animais possuem pernas longas e pescoços curtos. Devido a essa última questão, o alce não consegue se alimentar de plantas que sejam rasteiras, comendo folhas de árvores e de plantas aquáticas.

Os pelos do seu corpo são curtos e espessos, o que ajuda a manter a temperatura corporal em dia tanto na época do inverno, quanto na do verão, realizando, assim, um trabalho em conjunto com as galhadas, que também possuem essa função. E, mesmo pesados, podem ser bons velocistas, quanto necessário. Com distâncias que sejam curtas podem correr até 56 km/h. Já em um ritmo constante podem correr até 32 km/h.

Durante o verão, a comida é mais abundante, e quando o gelo derrete, esses animais podem ser facilmente vistos em lagos, rios e pântanos. Por sinal, apesar do tamanho e do peso, os alces americanos adoram a água, e são bons nadadores. Podem, inclusive, nadar por quilômetros, e permanecerem submersos por cerca de 30 segundos.

Em média, a expectativa de vida desse animal é de 20 anos.

Comportamento Padrão

Alce Americano Dentro de Um Lago
Alce Americano Dentro de Um Lago

Em termos gerais, podemos dizer que o alce americano possui um comportamento bem tímido, mesmo que isso não combine necessariamente com a sua aparência. Até mesmo porque, em determinados momentos, ele pode ser muito bravo e agressivo, especialmente na época em que estão acasalando, o que faz com que os machos fiquem mais arredios.

A missão das fêmeas é de defender os filhotes, mesmo que as suas galhadas são sejam tão grandes e fortes como as dos machos. Ainda assim, o tamanho avantajado do alce (seja macho ou fêmea) garante que uma grande força em sua musculatura, o que faz com que possam atacar qualquer animal menor do que eles.

Em se tratando do comportamento desses animais quanto à dieta, eles são essencialmente herbívoros, e também ruminantes. É capaz de consumir todo tipo de frutas e vegetais. Em geral, um alce americano adulto necessita de mais de 9 mil calorias diárias para manter o seu grande peso. Como boa parte da alimentação deles se baseia em plantas pobres em sódio, eles compensam isso comendo plantas aquáticas.

Os machos tem como hábito emitirem um forte grito, cujo intuito é atrair as fêmeas. O acasalamento entre esses animais, geralmente, ocorre entre os meses de setembro e outubro. Também podem se envolver em brigam para poderem atrair a atenção das fêmeas nos arredores. Após o acasalamento, ambos se separam, e mesmo que estejam na mesma região, a tendência é se ignorarem.

O parto das fêmeas ocorre na primavera, e os filhotes já nascem com cerca de 14 kg. Comumente, nascem 1 ou 2. São animais, inclusive, que crescem com bastante rapidez, e já com 5 dias de vida já correm tão rápido quanto os adultos. Esses filhotes ficam com a mãe, em geral, até o próximo período reprodutivo, quando passam a viver de maneira mais solitária.

Alerta De Perigo

Caçador de Alce Americano
Caçador de Alce Americano

O alce americano (e os alces em geral) não possuem muitos predadores naturais, porém, são bastante atacados por nós, seres humanos. Seja através da caça predatória, seja simplesmente devido a atropelamentos nas estradas, esses animais são bastante prejudicados pelos homens,

Neste último caso, os acidentes ocorrem pelo fato dos alces serem atraídos às rodovias, já que eles lambem o sal que é usado para derreter o gelo das estradas. Esses atropelamentos ocorrem com muito mais frequência na primavera

Algumas Curiosidades a Respeito Dos Alces Americanos

O alce, apesar dos problemas que sofre por conta da relação com o ser humano, pelo menos, é um animal que consegue detectar um perigo que esteja a espreita. Afinal, ele tem a capacidade de virar seus olhos, e detectar movimentos que estejam atrás dele, sem que seja preciso virar a cabeça.

Além da visão, outro sentido bastante desenvolvido nele é o olfato. Alguns pesquisadores, inclusive, acreditam que pelo fato das narinas desse animal estarem muito afastadas uma da outra, ele pode conseguir farejar um objeto em escala tridimensional.

Bom destacar também que a audição dele também é bastante apurada, com as orelhas girando em todas as direções possíveis, o que faz com que ele possa detectar outro alce a uma distância de pelo menos uns 3 quilômetros.

Mesmo que fiquem afastados no restante do ano, na época do acasalamento, machos e fêmeas tendem a ser carinhosos uns com os outros. Por sinal, é muito bonito ver a lealdade da mãe com o filhote, mesmo que, após ficarem prenhas novamente, elas afastem os filhotes mais velhos para que possam se virar sozinhos.

O alce também é um animal de bastante simbologia. Por exemplo, em determinadas culturas, ele representa a vitalidade, a agilidade e a nobreza. E, isso tem muito a ver com o comportamento do animal na natureza, já que ele é, de fato, ágil e possui uma vitalidade que podem chamar de “invejável”.

Por fim, mesmo sendo fieis ao seu território, os alces, nesse sentido, são animais pacíficos, e permitem que outros se sua espécie habitem no mesmo local, com todos habitando em harmonia.

Veja também

Pomada Antibiótica Para Picada de Carrapato. Qual a Melhor?

Mordida de carrapato? Se um dia acontecer, não adianta correr imediatamente para a sala de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *