Home / Animais / Quais São os Predadores do Tubarão e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Tubarão e Seus Inimigos Naturais?

O tubarão é muito conhecido por ser um animal extremamente forte e imponente, por esse motivo é comum entender que ele é um ser vivo que possui poucos predadores e inimigos naturais. Apesar dessa informação ser verdade, sempre existem algumas exceções que devem ser levadas em conta na natureza, e por isso podemos afirmar que o tubarão possui sim alguns inimigos naturais.

Apesar de se tratar de uma exceção, é extremamente importante estudar mais sobre os predadores e os inimigos naturais desse animal, principalmente porque ele se encontra em uma posição muito privilegiada na cadeia alimentar da qual faz parte, independente de qual bioma ele habite.

Por isso, neste artigo vamos ver um pouco mais de informações sobre tudo o que envolve a cadeia alimentar do tubarão: como ela funciona, qual animal é considerado seu predador, qual é o seu inimigo natural e até mesmo quais são suas presas na natureza!

Portanto, continue lendo para saber tudo sobre esse assunto!

A Cadeia Alimentar

Todo ser vivo precisa de energia para conseguir desenvolver suas atividades básicas e sobreviver. Essa energia na maioria das vezes é obtida por meio dos alimentos, principalmente quando o assunto são os organismos heterotróficos, como é o caso do tubarão.

Um organismo heterotrófico nada mais é do que um ser vivo que não consegue produzir a própria energia e por isso precis conseguir essa matéria em outros seres vivos.

Logo, a cadeia alimentar nada mais é do que a forma como os seres vivos se relacionam no meio ambiente para obter matéria que será transformada em energia; ou, de maneira mais vulgar, quais são os predadores e as presas existentes em determinado habitat.

Como já percebemos, no caso do tubarão estamos falando de um animal que se encontra basicamente no topo da cadeia alimentar, o que significa que ele não possui predadores (salvas raras exceções, como veremos) e ao mesmo tempo é um predador muito importante no ambiente onde vive.

Portanto, a cadeia alimentar do tubarão é extremamente benéfica para ele: ele possui todo o resto da cadeia para se alimentar e, ao mesmo tempo, quase nenhum animal que se alimenta dele.

Tubarão Branco Colossal E Canibal – Predador

Como já dissemos, o tubarão na verdade não é um animal que possui predadores na natureza, já que ele se encontra em uma posição extremamente privilegiada em sua cadeia alimentar. Apesar disso, há um certo tempo pesquisadores descobriram uma espécie de tubarão responsável por caçar um outro exemplar do mesmo gênero.

Agora você deve estar se perguntando “como assim?”, e é isso mesmo! O tubarão é um animal tão importante e imponente que o único animal capaz de caçá-lo é ele mesmo, porém quando os exemplares não são da mesma espécie.

O caso foi divulgado por cientistas australianos no ano de 2014. Isso porque um tubarão branco foi engolido completamente nas águas australianas, o que causou grande curiosidade entre pesquisadores, já que o exemplar media 3 metros de comprimento e essa espécie pode chegar a medir até mesmo 7 metros.

Após muitas pesquisas, os cientistas descobriram que o tubarão (utilizado como cobaia) mergulhou a mais ou menos 609 metros e de uma hora para a outra sua temperatura corporal subiu muito, indo de 4°C para mais de 25°C.

Ilustração de um Tubarão Canibal
Ilustração de um Tubarão Canibal

A única explicação plausível para esse acontecimento, de acordo com os cientistas, é o fato de que o tubarão foi engolido completamente e por inteiro por seu predador, e com isso seu corpo obteve a temperatura do estômago do predador; com isso, o predador passou a ser chamado de tubarão branco colossal e canibal, por conta de seu tamanho e por consumir sua própria espécie.

Logo, o tubarão branco perdeu o posto de maior peixe predador existente para outro animal de sua própria espécie! É interessante notar que o tubarão branco colossal e canibal estudado media cerca de 4m de comprimento, sendo maior do que a presa, que possuía cerca de 3m de comprimento.

O Ser Humano – Inimigo

O tubarão branco colossal e canibal é uma grande exceção, principalmente quando levamos em conta o tamanho do tubarão, um fator muito importante que faz com que ele praticamente não tenha predadores.

Caçando Tubarão no Fundo do Mar
Caçando Tubarão no Fundo do Mar

Apesar disso, o maior inimigo desse animal com certeza é o ser humano; se pararmos para analisar o número de espécies de tubarão que já foram extintas e as que estão ameaçadas de extinção, ficaremos assustados. E tudo isso é causado pela ganância humana, que é refletida na caça excessiva do animal.

Por isso, é muito triste percebermos que um animal que nem possui predadores naturais está desaparecendo da natureza. Ao mesmo tempo, é importante levarmos isso em consideração para entender qual a nossa importanção na natureza, principalmente quando o assunto é a conservação da fauna.

Presas Do Tubarão

Por estar em uma posição muito privilegiada na cadeia alimentar do seu bioma, o tubarão possui diversas presas, que tendem a variar de acordo com a região que é levada em consideração.

Por isso, vamos ver agora algumas das presas que o tubarão possui.

  • Focas: as focas são animais de porte médio e uma das principais presas dos tubarões;
  • Caranguejos: os caranguejos são um dos crustáceos preferidos dos tubarões, principalmente por estarem muito presentes nas águas em que eles vivem;
  • Cobras do mar: o tubarão tigre é o principal predador das cobras do mar;
  • Tartarugas: assim como as cobras do mar, também são presas fáceis do tubarão tigre. Isso porque ele possui dentes extremamente resistentes (motivo de seu nome popular) que permitem romper o casco da tartaruga;
  • Lulas: as lulas são os moluscos favoritos dos tubarões das mais diversas espécies.

Esses são apenas alguns exemplos de animais que podem ser considerados presas dos tubarões, tudo isso poderá variar bastante de acordo com a região e o bioma em que o animal está inserido, já que as espécies nativas também mudam muito. Por isso, essa lista poderia ser maior ainda.

Quer saber mais informações sobre os tubarões e não sabe onde encontrar? Não se preocupe! Leia também em nosso site: Diferenças Entre o Tubarão Duende, Mako, Boca Grande e Cobra

Veja também

Como o Rinoceronte se Locomove? Sistema Locomotivo: Funcionamento

O rinoceronte é um animal de grande porte e que pesa toneladas. E isso faz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *