Home / Animais / O Que Fazer Quando Se É Picado Por Cobra?

O Que Fazer Quando Se É Picado Por Cobra?

Você já parou para pensar em todos os animais que existem na natureza? A verdade é que podemos até pensar em algumas espécies mais famosas, mas é praticamente impossível lembrarmos de todos os animais que existem, principalmente porque alguns habitam locais muito distantes e acabamos por nos esquecer deles.

Porém, a grande verdade é que enquanto alguns animais se tornam esquecidos outros ganham cada vez mais destaque, e esse destaque pode vir tanto porque o animal é muito amado quanto porque ele dá medo nas pessoas, já que existem diversas espécies em todo o mundo que causam medo nos seres humanos.

Um grande exemplo de animal muito conhecido justamente por causar medo nas pessoas é a cobra. Isso porque grande parte das espécies desse animal são venenosas, além de que algumas delas possuem o hábito de matar por meio de sufocamento e conseguem engolir animais muito maiores do que elas; assim seria impossível não ter medo, não é mesmo?

Apesar disso tudo, é importante deixar o medo de lado e enfrentar a situação. Caso você viva ou vá para locais onde possam ter cobras presentes, é essencial que você saiba o que fazer caso alguma urgência ocorra, principalmente em caso de picadas.

Portanto, neste artigo falaremos exatamente sobre o momento em que você é picado por uma cobra. Continue lendo o texto para saber exatamente o que fazer em momentos como esse e se sentir preparado em qualquer emergência!

A Cobra É Peçonhenta?

Como já dissemos anteriormente, as cobras realmente são animais que causam medo nas pessoas, e é por isso que a primeira reação que uma pessoa tem ao ser picada por uma cobra é entrar em pânico e começar a se mexer muito.

Porém, é importante perceber que duas coisas devem ser levadas em consideração: você deve saber se a cobra é venenosa ou não, e caso ela seja, quanto menos você se mexer melhor, já que assim o veneno demorará muito mais para se espalhar.

Alguns exemplos de cobras peçonhentas que temos no Brasil são: cascavel, cobra coral verdadeira, surucucu, jararaca. Assim, se você já reconhecer essas espécies logo de cara, saberá que elas são peçonhentas.

Uma outra dica muito importante é perceber se a cobra possui um buraquinho entre a narina e os olhos, caso ela tenha, isso é certeza que ela é peçonhenta; por outro lado, se ela não tiver isso significa que ela não é peçonhenta e por isso você pode se acalmar mais.

Obs: apesar dessa dica, devemos lembrar que a cobra coral verdadeira é uma exceção, já que ela é peçonhenta e não possui esse buraquinho que citamos.

Portanto, vamos ver agora como fazer os primeiros socorros da melhor maneira possível em uma situação como essa para que ninguém se desespere!

O Que Fazer Ao Ser Picado Por Uma Cobra

Picada de Cobra
Picada de Cobra

Depois de reconhecer se ela é peçonhenta ou não, chegou a hora de fazer os primeiros socorros para que tudo dê certo. Nesse caso, existem alguns passos que você pode e deve seguir.

1° Passo – Lave O Local

Existem poucas coisas melhores do que uma água no mundo, e por isso é essencial que o local da picada seja lavado com água o mais rápido possível, já que isso pode evitar infecções e também alivia a dor. Além da água, pode ser utilizado soro fisiológico.

2° Passo – Paciente Calmo

É importante que a pessoa que foi picada fique deitada e calma, já que ao começar a se mexer demais ela acabará espalhando o veneno mais rapidamente, e a intenção é justamente fazer com que ele se espalhe o menos possível.

3° – Procura Do Médico

É de extrema importância que um médico seja contatado o mais rápido possível, já que no caso da cobra peçonhenta o veneno está se espalhando pelo corpo. Por isso, procure um médico o mais rápido possível.

4° – Identifique a Cobra

Caso seja possível, vale uma pena tirar uma foto da cobra ou até mesmo levá-la (caso esteja morta) para o hospital, já que apenas dessa forma será possível identificar o melhor soro para seu caso.

Portanto, esses são alguns métodos de primeiros socorros básicos para quem precisa de uma base!

Retirando o Veneno da Cobra
Retirando o Veneno da Cobra

O Que Não Fazer Ao Ser Picado Por Uma Cobra

Além de saber bem como agir quando for picado por uma cobra, também é essencial saber o que não deve ser feito nesses casos, já que uma ação errada pode acabar tendo efeitos irreversíveis e tudo é bem perigoso no caso de cobras peçonhentas.

Assim, vamos listar agora algumas coisas que você não deve fazer quando alguém for picado por uma cobra para que você já esteja preparado.

  • Não sugue o veneno da vítima, isso pode até mesmo infectar mais o local;
  • Torniquetes e garrotes não ajudam nesse caso, e podem até mesmo fazer com que a pessoa movimente mais o corpo sem poder;
  • “Cortar” o veneno é uma péssima ideia, já que isso pode causar infecções mais graves;
  • Não tomar remédios;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não utilizar diversas plantas.

Portanto, essas são algumas dicas do que você não deveria fazer caso alguém seja picado por uma cobra. Sempre lembre-se de todas!

Picada de Cobra
Picada de Cobra

Chegando ao Hospital

Como já explicamos, pessoas que levaram picadas de cobras (principalmente peçonhentas) precisam de cuidado constante, e é exatamente por isso que o médico é a melhor opção possível.

Isso porque cada tipo de cobra possui um tipo de soro diferente para tratar a picada, e nesse caso apenas o médico conseguirá identificar o que aconteceu e qual foi o tipo de cobra que picou.

Além disso, o médico também conseguirá acalmar muito mais o paciente já estando no médico, já que a tendência é que a pessoa fique se mexendo nervosa nessas situações.

Portanto, essas foram algumas dicas que você pode seguir caso você veja alguém sendo picado por cobra. Já conhecia essas medidas ou as aprendeu agora?

Gostou do assunto e quer ficar por dentro de informações sobre outros seres vivos que habitam esse nosso planeta? Sem nenhum problema! Confira: Asno-Selvagem-Indiano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *