Home / Animais / Quais São os Predadores do Bicho Preguiça e Seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Bicho Preguiça e Seus Inimigos?

Não é novidade para ninguém que a fauna do nosso planeta está sendo destruída com o passar do tempo e a culpa disso não é da nossa cadeia alimentar natural, mas sim da influência do ser humano de maneira errada em todos os acontecimentos da nossa natureza.

Porém, ainda assim devemos nos lembrar que os animais não sofrem apenas com as nossas ações, mas também com as ações de seus predadores, e é por isso que devemos estudar mais sobre a cadeia alimentar dos seres vivos nas mais diversas situações.

Pensando por esse lado, podemos até pensar que o bicho preguiça é um animal que não possui tantos predadores, justamente porque ele tende a ficar mais “na dele” e exatamente por esse motivo possui diversas táticas para afastar os predadores, mas a verdade não é essa.

Portanto, vamos neste artigo falar um pouco mais sobre o bicho preguiça de uma maneira geral. Assim, continue lendo o texto até o final para entender exatamente quais são os predadores naturais dessa espécie, quais são seus inimigos e também qual é o estado de conservação no qual o bicho preguiça se encontra atualmente.

Predadores Naturais – Aves De Rapina

As aves de rapina são aves com hábitos carnívoros que possuem diversas características corporais parecidas justamente para conseguirem consumir os alimentos das quais elas necessitam, como por exemplo os bicos curvados e grandes, a visão extremamente bem desenvolvida e também as garras bem resistentes.

Dessa maneira, devemos nos lembrar que o bicho preguiça vive mais da metade da sua vida sobre as árvores, de modo que esse animal tende a ficar muito suscetível ao ataque de aves, principalmente essas que enxergam tão bem a longa distância.

Porém, podemos dizer que apesar de serem consideradas predadoras praticamente do topo da cadeia alimentar (por serem extremamente resistentes e também por serem carnívoras), nos dias de hoje muitas aves de rapina estão cada vez mais próximas da extinção, e isso é explicado principalmente por conta da intensa caça que elas acabam sofrendo de maneira ilegal.

Dessa forma, podemos perceber de maneira bem clara que atualmente as aves de rapina não são mais predadoras tão presentes na vida do bicho preguiça como eram antes, mas com certeza elas já foram muito importantes para a cadeia alimentar envolvendo esse animal e ainda hoje apresentam influência.

Predadores Naturais – Grandes Felinos

Podemos dizer que as aves de rapina no céu podem ser comparadas com os grandes felinos que temos na terra, justamente porque eles também possuem hábitos alimentares carnívoros e por esse mesmo motivo possuem algumas adaptações no corpo que fazem com que eles consigam caçar de uma maneira mais assertiva.

Assim, alguns animais como a onça, o leopardo e o leão são um bom exemplo de grandes felinos que acabam por caçar o bicho preguiça quando esse animal decide sair de sua árvore por algum motivo – ou até mesmo atacam nas árvores no caso de animais que conseguem escalar de uma maneira mais eficaz.

Porém, não são apenas as aves de rapina que sofrem com a influência do ser humano, mas também esses grandes felinos, ainda mais quando levamos em consideração a grande visibilidade que eles possuem nas mídias, que acaba por atrair um número cada vez maior de caçadores.

Sendo assim, muitos felinos estão entrando em extinção nos dias atuais, e o desaparecimento dessas espécies acaba fazendo com que menos predadores existam para caçar o bicho preguiça de maneira natural de acordo com a cadeia alimentar que estamos acostumados a ver.

Portanto, esse é mais um dos predadores naturais do bicho preguiça que atualmente não possuem um peso tão grande assim na vida desse animal.

Inimigos Do Bicho Preguiça – Ser Humano

Ser Humano e o Bicho Preguiça
Ser Humano e o Bicho Preguiça

Como você deve ter percebido ao longo de todo o artigo citamos um predador em comum para todos os animais, inclusive aqueles que estavam quase no topo da cadeia alimentar: o ser humano.

Isso porque é extremamente comum vermos o ser humano caçando as mais diversas espécies de maneira ilegal, além de que podemos dizer que o crescimento das cidades de uma maneira em que a natureza não é levada em consideração faz com que o ser humano destrua ainda mais os animais.

Nesse caso, podemos dizer que o que está causando o desaparecimento das aves de rapina e dos grandes felinos é o ser humano, mas também o desaparecimento do bicho preguiça pode ser causado por conta da influência direta e irresponsável do ser humano na natureza.

Assim, temos um paradoxo: os predadores do bicho preguiça estão morrendo, mas ao mesmo tempo esse animal pode estar ameaçado de extinção na natureza, e isso se dá justamente por conta da influência humana na natureza.

Portanto, agora você entende quais são os inimigos não naturais do bicho preguiça nos dias de hoje: o ser humano com toda a sua ganância e ambição.

Como a Preguiça Se Defende?

Já sabemos e também já dissemos ao longo desse texto que o bicho preguiça pode ser considerado muito lento e, consequentemente, não é um animal com uma capacidade assim tão grande de lutar em busca da sua sobrevivência.

Porém, a grande verdade é que em alguns momentos a preguiça estará em situação de risco, principalmente porque ela pode ser atacada tanto por céu pelas aves quanto por terra pelos felinos, e assim ela precisará tomar a melhor atitude possível para conseguir se defender.

Nesse caso, podemos dizer que o bicho preguiça não se defende e nem mesmo ataca, mas apenas utiliza do seu poder de se esconder nas folhas para conseguir evitar um possível ataque, mas não lutar contra ele.

Isso não significa de modo algum que a preguiça se camufla, já que a sua pele não possui capacidade de fazer isso; mas sim quer dizer que ela tende a se esconder mesmo entre as folhas, de modo que essas folhas cubram o seu corpo e ela não possa ser vista.

Logo, esse animal com certeza ainda precisa aprender muito sobre técnicas de sobrevivência!

Gostou da preguiça e quer ler mais sobre ela? Então confira aqui mesmo: Quantos Dedos Tem o Bicho Preguiça na Mão?

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *