Home / Animais / Quantos Dedos Tem o Bicho Preguiça na Mão?

Quantos Dedos Tem o Bicho Preguiça na Mão?

O bicho preguiça é um animal conhecido ao redor de todo o mundo justamente por conta do seu metabolismo muito lento que faz com que ele desenvolva ações de maneira devagar e também com que coma pouco, justamente por conta dessa dificuldade de se mover.

Apesar de todo esse reconhecimento, a grande verdade é que a maioria das pessoas não sabem tantas características sobre esse animal e, por esse motivo, muitas das vezes diversas características interessantes e também curiosidades sobre ele passam despercebidas.

Pensando por esse lado, devemos estudar sobre o bicho preguiça de maneira mais ampla para que seja possível entender exatamente como essa espécie funciona, além de seus hábitos e outras características interessantes que podemos citar.

Portanto, continue lendo o artigo até o fim para saber exatamente quais são as características do bicho preguiça, como por exemplo quantos dedos ele possui na mão!

O Bicho Preguiça

O bicho preguiça é conhecido cientificamente como Bradypus variegatus e isso significa basicamente que o nome do seu gênero é Bradypus e o nome da sua espécie é variegatus.

Esse animal pode ser encontrado apenas no continente americano e de maneira mais específica podemos dizer que ele está presente apenas na América Central e na América do Sul, já que esse animal prefere climas tropicais em seu habitat natural.

Algo muito interessante para percebermos é que o bicho preguiça é um animal natural do Brasil, e de maneira mais específica, podemos dizer que esse gênero é natural da Floresta Amazônica e também da Mata Atlântica.

Ele faz parte do grupo de animais que vivem de maneira solitária na natureza e acabam se encontrando com o sexo oposto apenas no momento de acasalar, já que precisam perpetuar a espécie.

Além de tudo isso, podemos dizer que a gestação desse animal pode chegar a durar 8 meses e apenas um filhote nasce por vez, de forma que podemos perceber que a espécie pode acabar ficando ameaçada de extinção por conta do excesso de caça e o baixo índice de natalidade.

Por fim, você também precisa saber que o bicho preguiça possui algumas características físicas diferentes muito interessantes, como por exemplo a quantidade de dedos que ele possui em sua mão e muitas outras coisas. Logo, vamos continuar a ler um pouco mais sobre esse animal!

Quantos Dedos O Bicho Preguiça Tem Na Mão?

Como já sabemos os animais são muito diferentes uns dos outros com relação não apenas às características fisiológicas, mas também às características físicas. Por esse motivo, devemos aprender mais sobre eles de maneira separada.

Quando falamos sobre as mãos dos seres vivos é normal que as pessoas pensem que todos os seres vivos possuem 5 dedos, mas a verdade é que nem sempre é assim, e no caso do bicho preguiça essa realidade é muito diferente da que estamos acostumados.

Provavelmente você já ouviu falar ou percebeu que o bicho preguiça não possui 5 dedos em suas mãos; mas afinal, quantos dedos o bicho preguiça possui em cada mão?

A realidade é que esse número pode variar de espécie para espécie, já que temos diversas espécies diferentes de bicho preguiça no mundo. Porém, esse animal possui entre 2 e 3 dedos em cada mão, de forma que o manuseio de muitas coisas pode ser considerado um pouco complicado para ele.

Bicho Preguiça Abraçado a Árvore
Bicho Preguiça Abraçado a Árvore

Logo, é interessante percebermos que esse animal se alimenta de vegetação, justamente porque com apenas 2 ou 3 dedos ele não conseguiria caçar tão bem na natureza e, por esse motivo, podemos perceber também que o bicho preguiça se alimenta de pouco mais de 20 espécies vegetais ao redor de todo o seu habitat.

Curiosidades Sobre O Bicho Preguiça

Logo, agora você já aprendeu muitas informações sobre o bicho preguiça, mas vamos te falar algumas curiosidades que você com certeza ainda não saiba para que seja possível entender ainda mais sobre esse animal sem textos  tão complexos.

  • A maioria dos animais desse gênero medem no máximo 60 centímetros em sua fase adulta;
  • Esse animal era muito comum no nordeste de nosso país, mas com o passar do tempo está desaparecendo por muitos motivos relacionados com a exploração do ser humano na natureza;
  • Temos atualmente na natureza 6 espécies diferentes de bicho preguiça;
  • O grupo que possui dois dedos é aquele do gênero Choloepus e o grupo que possui três dedos é aquele do gênero Bradypus;
  • A espécie Bradypus pygmaeus não existe em nosso país, já que atualmente ela só pode ser encontrada no Panamá;
  • Esses animais costumam pesar no máximo 4kg em sua fase adulta;
  • Os pelos do bicho preguiça possuem tonalidades que variam, mas podemos destacar os tons de marrom, bege, branco e também amarelo dependendo da espécie;
  • Os membros da parte de cima do corpo do bicho preguiça são sempre mais longos do que os membros da parte de baixo do corpo.

Portanto, essas são curiosidades que você muito provavelmente ainda não sabia sobre esse animal!

Estado de Conservação

O estado de conservação de um animal é algo muito importante de se aprender, já que por meio dele podemos saber qual é a situação da espécie na natureza no momento atual.

No caso do bicho preguiça podemos dizer que essa situação varia dependendo da espécie, mas já temos números preocupantes de espécies que estão desaparecendo com o tempo, como por exemplo o bicho preguiça comum.

Isso pode parecer irônico, já que os predadores da preguiça estão entrando em extinção com o passar dos anos e por isso a tendência é justamente que existisse uma hiper população desse animal.

Porém, temos que nos dias atuais o maior predador desse animal é o ser humano por meio da caça ilegal e também por conta do aumento desgovernado de centros urbanos, de forma que as espécies acabam ficando sem habitat.

Portanto, é importante estar sempre atento ao estado de conservação das espécies de foram que nenhuma delas acabe por entrar em extinção porque as pessoas acabaram não dando a devida importância ao problema.

Gostou do artigo e gostaria de aprender mais com nossos textos? Confira aqui: Pulga Das Aves – Características, Nome Científico E Fotos

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *