Home / Animais / Quantas Vezes Uma Iguana Come Por Dia?

Quantas Vezes Uma Iguana Come Por Dia?

As iguanas são répteis muito presentes nas Américas, principalmente na América Central e na América do Sul, onde esses animais passaram até mesmo a conviver perto das pessoas devido à perda de seu espaço na natureza e muitas são tratadas como pets dentro de terrários, viveiros e até mesmo dentro de aquários.

A iguana apresenta um comportamento calmo, mas pouco sociável, e elas facilmente atacam as pessoas ao se sentirem ameaçadas, assim como outros animais, mas não ao ponto de mata-los e devorá-los, mas simplesmente para se defenderem, dando mordidas e golpes com suas espessas caldas.

A espécie mais comum de iguana que existe é a iguana verdade, que pode atingir quase dois metros de comprimento desde o seu focinho até a ponta de sua calda.

A iguana, exceto pela espécie de iguana marítima, é um animal arbóreo, ou seja, ela vive muito mais tempo em cima das árvores do que no solo, e elas só passam a ficar mais tempo no solo nos períodos de reprodução, época essa em que é muito comum presenciar briga por parte dos machos por questões de território.

Sendo uma espécie que vive sempre em cima das árvores, o que ela come?

Continue a leitura desse post e fique por dentro de tudo o que uma iguana come na natureza, assim como também iremos falar sobre a forma ideal de se alimentar uma iguana criada dentro de casa.

O Que Uma Iguana Come?

As iguanas são animais herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas em geral, mas ao mesmo tempo a iguana pode ser considerado um animal folívero, que são os animais herbívoros que dão exclusividade para comer apenas folhas.

Porém, como existem várias espécies de iguanas, é importante ressaltar que apesar serem herbívoras e folíveras, é muito plausível que uma iguana se alimente de pequenos insetos uma vez ou outra, principalmente quando não encontram alimento verde com facilidade.

Em seu habitat natural, as iguanas se desenvolvem comendo apenas folhas, plantas, caules e, ocasionalmente frutas, além de demonstrarem ser grandes amantes de flores, comendo todos os tipos existente.

No entanto, é muito comum que pessoas consumam informações erradas em relação a como alimentar corretamente uma iguana que é criada como pet.

Muitas pessoas alimentam suas iguanas a base de vários tipos de pequenos insetos e até mesmo de rações específicas para lagartos e répteis.

O sistema digestivo da iguana fora desenvolvido para as que as mesmas conseguissem processar apenas alimentos naturais e fáceis de serem digeridos, e ir contra essa natureza pode ser fatal ao animal.

Quantas Vezes Uma Iguana Come Por Dia?

Em seu habitat natural, é possível ver que uma iguana, seja macho ou fêmea, passa a maior parte do dia comendo folhas e uma parte maior ainda dormindo, com poucos picos de adrenalina por dia, seja para fugir de um predador ou para brigar com outra iguana.

Porém, apesar de passar grande parte de seu tempo comendo, as iguanas se alimentam de forma muito vagarosa, isto é, elas comem por um grande período de tempo observável, mas a quantia que consomem é pouca, fazendo com que as mesmas possuam uma alimentação bem balanceada.

Isso significa que, de forma natural, a iguana não possui picos de alimentação, mas come de forma intermitente durante o dia, com longos intervalos de descanso.

Agora, como alimentar a iguana que você cuida dentro de seu lar? Nesse caso, será necessário estabelecer uma quantia ideal e uma variação completa em relação à comida que a iguana irá comer.

A forma correta de alimentar sua iguana é fornecendo de 100 a 150 g por dia quando a iguana é pequena até seus 6 primeiros meses de vida, dividindo em 2 ou 3 refeições, e depois passar a aumentar a porção de comida para até 300 g por dia quando a iguana já é adulta, fornecendo as tigelas de comida apenas duas vezes por dia.

Lembrando que as iguanas são animais que se hidratam através da alimentação, retirando a água dos mesmos, por isso esses alimentos devem consistir bastante em suculentos.

O Que Uma Iguana Não Deve Comer

É normal que as pessoas confundam os tipos de lagartos que existem, onde existe a conclusão de que uma iguana come tudo aquilo que uma camaleão ou uma lagartixa come, quando na verdade existem diferenças gritantes que farão total diferença na expectativa e qualidade de vida da iguana.

Não é indicado dar qualquer outro tipo de alimento para a iguana que não seja natural, tal como pedaços de pão e bolachas, pois apesar da iguana comer, não é algo que fará bem para a mesma, além de que seu sistema digestivo pode ser afetado.

Dar insetos constantemente para a iguana não é ideal, pois elas consomem pouquíssimos insetos na natureza e somente quando são filhotes, já que não estabeleceram sua alimentação corretamente ainda. O correto é alimentar a iguana com insetos em raras ocasiões, para que a mesma ingira uma pouco mais de proteína.

Dar ração de répteis e lagartos, assim como ração de outros animais como gatos e cachorros é um erro e tal atividade não deve ser feita.

Formas Ideais de Alimentar e Cuidar de Uma Iguana

É importante lembrar que a iguana é um animal de sangue frio, por isso o ambiente em que vivem deve ser quente ou aquecido, e isso tem ligação direta com sua alimentação, já que, geralmente, o ambiente em que vivem pode ficar seco devido ao calor, e por isso a forma da iguana se hidratar é através do alimento e de água.

Outro fator que deve ser levado em consideração é alimentar a iguana com alimentos frescos, pois esses apresentam maior quantidade de água.

Iguana Características

Vegetais congelados comprados em mercados pode ser viável quando não houver vegetais frescos, mas não deve ser feito com constância, já que no futuro a iguana pode apresentar deficiências em alguns nutrientes, assim como o excesso de sódio pode ressecar sua pele.

A alimentação é importante, mas a água é vital, portanto, um recipiente com água sempre fresca deve estar a mercê do uso da iguana para toda hora que a mesma vier a precisar.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *