Home / Animais / Quais São os Predadores da Borboleta e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Borboleta e Seus Inimigos Naturais?

As borboletas são animais muito belos, que conseguem transformar os locais em ambientes mais bonitos, com mais vida e destaque. Dessa forma, as borboletas são vistas de maneira bastante positiva pelas pessoas, que insistem em querer ter esse animal por perto.

Muitas vezes, por exemplo, quando um jardim está sendo confeccionado, quem está montando o ambiente elabora formas de atrair borboletas e aves, de maneira a manter o local ainda mais belo e atrativo para quem o visitar.

Tudo isso é bastante interessante, mostrando bem como a presença das borboletas pode ser um diferencial bastante significativo em qualquer lugar. Ademais, além da questão da beleza, as pessoas dão valor às borboletas também pelo fato de esse animal voador ser um grande exemplo para toda a natureza. Isso porque as borboletas nascem como lagartas, feias e reprimidas, mas podem chegar a ficar belas e extremamente interessantes após o efeito do tempo.

A Borboleta Possui Predadores?

De qualquer maneira, seja qual for o motivo, o certo é que as borboletas são muito conhecidas por todas as pessoas e, na maior parte do tempo, bastante amadas por essas pessoas.

Contudo, muitos se perguntam se um animal tão bonito possui predadores ou inimigos naturais quando em liberdade. A grande questão a ser levada em conta é que cada borboleta é diferente da outra, então cada tipo de borboleta terá um inimigo natural em questão e o enfrentará de maneira distintas.

Porém, de uma maneira geral, é possível citar os principais predadores e inimigos naturais das borboletas, até mesmo para que se saiba quem não deve ser atraído para o seu jardim. Isso porque, se as borboletas são muito belas e tornam o jardim mais bonito quando estão voando, livres, ter borboletas mortas no local não é nada agradável para ninguém.

Predadores das Borboletas

Portanto, as borboletas possuem, sim, predadores. Porém, antes de enumerar cada um dos animais que podem atacar as borboletas, é importante ter em mente que as borboletas possuem muitos truques e técnicas para se esquivar de outros animais, sendo sábias o suficiente para fazer com que muitos desses predadores não consigam tirar a sua vida.

O trabalho não é exatamente simples, já que as borboletas não conseguem voar por longos períodos e, quando não estão voando, naturalmente se tornam uma presa mais fácil para qualquer um dos predadores. Além disso, pelas cores chamativas, as borboletas acabam por atrair a atenção de quem desejam e de quem não as interessa muito atrair.

Portanto, dessa maneira, entre os predadores das borboletas está a formiga. As formigas grandes, de espécies maiores, conseguem matar as borboletas e até mesmo carregar a carcaça da falecida para o seu ninho.

Borboleta em Cima de um Lagarto
Borboleta em Cima de um Lagarto

Esse tipo de ataque costuma acontecer quando a borboleta está parada em algum local, descansando antes de voltar a voar, o que faz com que a formiga tenha o tempo necessário para armar emboscadas e atacar a borboleta. Porém, não é apenas a formiga que pode acabar com a vida das borboletas, pois existem outros predadores muito piores. Além da formiga, as aranhas também são muito eficientes quando se trata de matar borboletas. Contudo, as aranhas em questão não aquelas pequenas e, sim, as grandes aranhas, capazes de matar as borboletas em pouco tempo, levando-as para a sua teia mais tarde.

As tarântulas, por exemplo, são uma espécie de aranha que costuma criar muitos problemas para todas as borboletas do mundo. Isso porque, pela força da tarântula e pelo veneno forte que possui, esse tipo de aranha acaba por ser uma grande predadora. Naturalmente, as borboletas sofrem grande risco de vida quando estão perto de uma teia de aranha.

Mais Alguns Inimigos Naturais das Borboletas

Pássaro Comendo Borboleta
Pássaro Comendo Borboleta

Ademais, outro inimigo natural da borboleta, capaz de matar e comer esse inseto, é o lagarto. Isso porque o lagarto, em geral, não costuma ser uma espécie animal carnívora, comendo apenas insetos e vegetais.

Dessa forma, as borboletas surgem como um prato bastante suculento para os lagartos, que podem, por vezes, escalar árvores e chegar a pontos mais altos, atacando as borboletas. Por fim, outro animal que costuma atacar as borboletas com frequência são os pássaros, que em geral são muito maiores que as borboletas e, por natureza, mais fortes que elas.

Ademais, os pássaros ainda voam, o que dá ainda mais argumentos para que esse animal consiga acabar com a vida das borboletas para ter uma oferta de alimentos mais variadas. Assim, tudo isso mostra o quanto as borboletas são frágeis e o quanto estão sujeitas ao ataque de outros animais mais fortes, sendo quase sempre vistas como alimento por grande parte dos animais selvagens.

Logo, se para as pessoas as borboletas possuem valor e sentido ligados à beleza e à ornamentação, além de seres valorizadas também pela questão da grande volta por cima que significa a vida desse animal, na selva as borboletas são apenas mais um alimento para muitos animais.

Como a Borboleta se Defende de Ataques

Borboleta Voando
Borboleta Voando

As borboletas são muito visadas como alimento por grande parte dos animais que compõem a vida na selva, mas também possuem muitos mecanismos de defesa para evitar que a espécie seja completamente devorada pelos outros.

Assim, uma forma de defesa das borboletas é a camuflagem, o que faz com que seja bastante natural ver uma borboleta completamente parada em meio a flores ou plantas, o que torna mais difícil a sua localização por parte de outros animais.

Além disso, algumas das borboletas ainda possuem um veneno, sendo capazes de contra-atacar os predadores, lutando pela vida de forma muito forte e veemente. Fora isso, uma tática muito importante usada pelas borboletas para sobreviver é o voo. Isso porque, se um predador surge pelo caminho, a borboleta possui a possibilidade de levantar voo e deixar o animal para trás.

Por mais que as borboletas não sejam capazes de voar longas distâncias, ainda assim é possível fugir de predadores e acabar com problemas momentâneos. Assim, as borboletas até possuem formas de não serem mortas pelos predadores, embora na grande maioria das vezes existam muitos em busca desse animal.

Veja também

História da Mariposa e Origem do Animal

Há diversos insetos interessantíssimos na natureza, pra quem, de repente, pensa que é tudo igual. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *