Home / Animais / Urso é um Canídeo? É Mamífero? Qual Sua Classificação?

Urso é um Canídeo? É Mamífero? Qual Sua Classificação?

Urso designa qualquer uma das oito espécies de grandes mamíferos carnívoros de cauda curta encontradas nas Américas, Europa e Ásia, desde o urso-de-sol ( Helarctos malayanus ) o menor dos ursos, pesando menos de 50 kg, até o maior deles, uma subespécie do urso-pardo do Alasca , o Urso Kodiak ( Ursus arctos middendorffi ). O urso polar ( Ursus maritimus ), no entanto, é a maior espécie de urso. O urso negro ( Ursus americanus ) é o mais comum em partes dos Estados Unidos e Canadá.

Urso é um Canídeo? e Mamífero? Qual Sua Classificação?

Alimentação

Os ursos polares viajam muitos quilômetros de suas casas.Os ursos são geralmente onívoros, consumindo muitos itens que parecem pequenos para um animal de tamanho tão grande. Formigas, abelhas, sementes de árvores, raízes, nozes, bagas e larvas de insetos. As exceções são o urso polar, cuja dieta totalmente carnívora  é ditada pelo ambiente do Ártico , já que pouca vegetação cresce dentro de seu alcance, o urso de óculos largamente herbívoro (Tremarctos ornatus) e o panda gigante ( Ailuropoda melanoleuca ) que tem uma formação óssea especial do ante pé, que funciona como um sexto dígito, oponível aos outros cinco e, portanto, é útil no manuseio do bambu, seu principal alimento.

Alimentação do Urso Polar

Muitos ursos saboreiam mel, e o O urso-sol é chamado às vezes de “urso-de-mel” por causa dessa preferência. As presas capturadas pelos ursos incluem roedores, peixes, veados, porcos e focas. Grizzlies (subespécie norte-americana do urso pardo, Ursus arctos ) são conhecidos por sua hábil pesca durante as corridas de desova do salmão. O asiático Urso-preguiça (Melursus ursinus ) se delicia especialmente em invadir e destruir ninhos de cupins , sugando cupins e larvas com seus lábios semelhantes a funil.

Hibernação

A maioria dos ursos, incluindo os ursos negros americanos e asiáticos ( Ursus americanus e U. thibetanus ), ingerem grandes quantidades de comida antes de entrar em um covil por um período de sono profundo durante o inverno. O urso polar cava um covil na neve, enquanto os ursos cinzentos constroem grandes montes de terra na frente de suas tocas.

Ursos, no entanto, não têm as características fisiológicas (menor freqüência cardíaca, temperatura corporal, freqüência respiratória e pressão arterial) exibidas por animais que realmente hibernam .

Geralmente ganhando peso de antemão, a maioria dos ursos dorme intermitentemente durante a maior parte do inverno, mas eles não hibernam de verdade . Apesar do seu volume, a maioria dos ursos sobe árvores com facilidade e nadam fortemente, principalmente o urso polar.

Distribuição

Ursídeos são principalmente animais de regiões temperadas do norte e são encontrados mais ao norte do que qualquer outro mamífero . A raposa do Ártico é encontrada ao norte em terra firme, mas o urso polar vagueia regularmente no gelo marinho a centenas de quilômetros da costa. A África e a Austrália não têm ursos por completo. O urso de óculos da Cordilheira dos Andes da América do Sul é a única espécie que vive ao sul do Equador.

Características

Embora desajeitados na aparência, os ursos podem se mover surpreendentemente rápido, mesmo através de uma cobertura densa que seriamente impediria um ser humano ou um cavalo. Seus sentidos de visão e audição, no entanto, são pouco desenvolvidos, e a maioria das caçadas é feita pelo cheiro . Alguns, como os ursos negros e de óculos e são fortes alpinistas. Os ursos geralmente não se comunicam pelo som e geralmente são quietos, mas rosnam às vezes quando se alimentam, quando são desafiados por outro urso ou por humanos, e quando competem por parceiros.

Urso é um Canídeo?

Na maioria das espécies, o macho é maior que a fêmea. Ao contrário dos gatos e dos canídeos, como os cães e os lobos, os ursos andam de forma plantígrada (nas solas dos pés, com os calcanhares tocando o chão). Cada pé tem cinco dígitos que terminam em grandes garras não retráteis, às vezes adaptadas para escavar, como no urso-preguiça asiático. As garras nos pés da frente são geralmente mais desenvolvidas do que as da parte traseira, e são especialmente adaptadas para escavar pequenos roedores ou raízes de plantas nutritivas. Os pés geralmente têm solas sem pelos, mas os do urso polar são cobertos com pelos, permitindo que o animal ande sobre o gelo com firmeza. Os ursos não têm clavícula, mas possuem um baculum (osso do pênis).

Os ursos têm um crânio alongado que é especialmente pesado na parte de trás, e suas mandíbulas são controladas na articulação por um poderoso conjunto de músculos. Os dentes dos ursos onívoros não são especializados. Os três primeiros pré-molares geralmente estão ausentes ou são extremamente pequenos. Exceto pela variabilidade quanto à presença de pré-molares, a fórmula dental de ursídeo é a dos Carnívoros em geral, mas o urso-preguiça não possui um par de incisivos superiores. Os dentes de cisalhamento (carnassiais) são pouco desenvolvidos e os molares têm coroas largas e achatadas.

Evolução

A família dos ursos é a mais recente linhagem evoluída de carnívoros. Sua linhagem ancestral parece ter divergido do estoque de canídeos durante o final do Mioceno e ter se transformado em espécies modernas através de formas pliocênicas como os Hyaenarctos da Europa, Ásia e América do Norte . Estudos de DNA mitocondrial (mtDNA) realizados durante o início do século 21 mostraram que ursos negros, ursos marrons e ursos polares divergiram entre 4 milhões e 5 milhões de anos atrás, no início do Pliocene Epoch (5,3 milhões a 2,6 milhões de anos atrás).

Restos fossilizados de um  Dormaalocyon latouri, um caninoraforme que teria vivido há 55 milhões de anos, parece ter sido o ancestral comum de ursos, leões, tigres, além de cães e gatos. Com um focinho comprido, cauda, orelhas empinadas e  garras nas patas, ele viveria em árvores no início do período Eoceno, quando mamíferos começam a se diversificar em forma e tamanho, originando os canídeos, os felídeos e os ursídeos.

Embora possuam um ancestral comum, o urso pertence a uma classificação própria que, como vimos apresentam uma diversidade de características fisiológicas e hábitos próprios que são completamente diferentes dos apresentados nos estudos de canídeos e dos felídeos, com os quais compartilham a mesma classe animal, são todos mamíferos.

Respondendo a nossa pergunta:

Urso é um Canídeo? Não;

É Mamifero? Sim;

Qual Sua Classificação? Ursídeo.

 

Veja também

Com Que Idade o Yorkshire Para de Crescer? 

Com que idade o Yorkshire para de crescer é uma das dúvidas mais comuns sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *