Home / Animais / Reprodução Do Dobermann: Filhotes E Período De Gestação

Reprodução Do Dobermann: Filhotes E Período De Gestação

O dobermann está entre as raças de cachorros mais conhecidas do mundo. E entre as suas características mais marcantes está a forma como esses animal se reproduz, e como são seus filhotes nos primeiros dias de vida. Vamos saber mais a respeito disso?

História do Dobermann

Pra quem não sabe, essa raça aqui é bastante recente, tendo sido criada no século XIX, e o responsável foi um cobrador de impostos alemão chamado Louis Dobermann, que, provavelmente, cruzou duas raças para chegar até essa daqui: o pastor e o pinscher alemães.

Após esses primeiros cruzamentos, outros foram feitos com as seguintes raças: Manchester terrier, Greyhound e Weimaraner. O resultado de todas essas linhagens veio, enfim, a ser chamado de dobermann, e em pouquíssimo tempo já tínhamos um clube inteiramente para a raça, no ano de 1899.

Em 1908, essa raça ficou bastante popular no país, sendo amplamente usada na caça e em trabalhos da polícia, bem como cão de guerra alguns anos depois, especialmente, nas grandes guerras mundiais que estavam prestes a eclodir.

No ano de 1977, o dobermann era um dos cachorros mais populares da América como um todo, especialmente devido às suas habilidades de proteção, além de ser uma raça com porte elegante e natural, fazendo dele um cão visualmente bonito.

Um pouco mais tarde, iniciaram a reprodução do que viria a se chamar doberkmann albino, algo que desagradou ao clube oficial dessa raça. Tanto é que representantes deles pediram à AKC para que se usasse a letra “Z” na nomenclatura de exemplares que fossem albinos.

Variedades de Dobermann

Há duas vertentes de dobermanns criadas no mundo, que popularmente são conhecidas como tipo europeu e tipo americano. Essa separação aconteceu por conta de algumas divergências quanto aos padrões seguidos tanto num continente, quanto em outro.

O cão com linhagem europeia é mais robusto, sólido, forte e com ossos mais pesados, além da pelagem ser mais escura. Essa linhagem também é considerada a mais apto ao trabalho de cão de guarda. O de linhagem americana é mais leve e elegante, sendo mais comumente usado em exposições de cachorros, além, é claro, de ser mais usado como animal de estimação em geral também.

Inclusive, a maior parte de exemplares encontrados no Brasil são de linhagem americana.

Como É a Reprodução Da Raça?

Por ser perfeitamente adaptável a todo tipo de ambiente, o dobermann não tem tanta dificuldade de se reproduzir, como acontece com outras raças. As ninhadas que nascem de sua gestão, geralmente, também são muito saudáveis. Por sinal, a fêmea dá a luz entre 3 e 4 filhotes por ninhada, mas, há casos de ninhadas com até 7 filhotes de uma única vez.

No entanto, ele é conhecido por amadurecer mais devagar do que outras raças, o que implica dizer que por volta dos 2 anos de idade ele ainda pode agir como se fosse um filhote. Caso seja você a fazer um cruzamento entre um macho e uma fêmea, é importante que os pais da próxima ninha estejam geneticamente estáveis, para evitar que nasçam filhotes com algum problema.

Filhote de Doberman
Filhote de Doberman

Já o tempo de gestação de uma fêmea de dobermann dura, em média, 60 dias, podendo ser um pouco menos, ou um pouco mais. O crescimento dos filhotes que nascem é bastante acelerado até os 6 ou 7 meses de vida, porém, como já dito antes, o amadurecimento do animal se dá após o primeiro ano de vida, e em alguns casos, só após o segundo ano de vida.

Cuidando dos Filhotes

Quando os pequenos dobermanns nascem é preciso ter uma série de procedimentos para cuidar deles, que, como todo filhote de cachorro que se preze, nascem bem vulneráveis. É necessário, entre outras coisas, controlar o seu peso e o seu crescimento como um todo semanalmente. Para isso, o acompanhamento de um médico veterinário será fundamental.

É importante também que desde pequeno essa raça seja socializada tanto com as pessoas da casa, quanto com outros animais de estimação, pois como o dobermann possui um temperamento muito forte, ele pode causar certos problemas se não for devidamente adestrado para entender quem manda naquele ambiente. Lembre-se: este cão aqui possui uma personalidade ansiosa e territorialista, então, é fundamental fazer esse trabalho desde cedo.

Se não for um cãozinho recém-nascido, que seja, pelo menos, um filhote de suas 3 ou 4 semanas de vida. Com essa idade (que, pra muitos especialistas, é a ideal) já dá pro animal conviver com o maior número possível de pessoas. Ou seja, não devem ser mantidos isolados, longe de qualquer contato humano frequente.

Já outros cuidados como vacinar o seu cãozinho, por exemplo, isso quem vai indicar melhor é o veterinário. É esse profissional que irá orientar quando devem ser tomadas doses para cinomose, parvovírus, adenovírus canino, leptospirose, hepatite infecciosa canina, vírus da parainfluenza e a doença de Lyme, além, é claro, da vacina contra a raiva (esta, obrigatória). Esses cuidados também valem para a chamada vermifugação.

Quanto a castração, isso pode ser discutido com o veterinário, mas, em geral, de 4 a 6 meses para a fêmea, e de 6 a 10 meses para o macho, é tempo suficiente para realizar o procedimento, e, consequentemente, deixar o seu pet mais tranquilo.

Temperamento E Cuidados Gerais Com O Dobermann

Doberman Com o Dono
Doberman Com o Dono

Desde filhotes, os dobermanns se mostram cães bastante ativos e agitados, e quando crescem, podem se tornar cães de guarda extremamente inteligentes. Outro traço de sua personalidade é que ele é um animal leal ao seu tutor, ao mesmo tempo em que é aventureiro também. Também é receptivo com toda a família, mas é um pouco desconfiado quando se trata de estranhos.

Como se trata de um animal ativo e que não para desde pequeno, o dobermann é daqueles cães que necessitam de exercícios físicos e mentais constantes, em praticamente todos os dias. Longas corridas ou mesmo passeios com coleira são ótimos exemplos de como manter o cão ativo e sem estresse.

Já outros cuidados, como pelo, por exemplo, são mínimos, visto que a sua pelagem é bastante curta, e não necessita de escovações muito frequentes. E, por fim, quanto à alimentação, esta deve ser balanceada, e como o dobermann é propenso a inchaço no estômago, o recomendável é não comprar rações baratas à base de cereal e soja.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *