Home / Animais / Quais Animais São Curiosos?

Quais Animais São Curiosos?

Você sabia que alguns animais são extremamente curiosos? Pois é, assim como os humanos, alguns animais querem explorar e entender tudo o que está acontecendo ao redor dele. Fique com a gente até o final entenda sobre as curiosidades desses bichos.

Os Animais Também São Curiosos?

Pode ter certeza que a resposta é sim! Inclusive esse pode ser um instinto natural dos animais, pois é necessário uma certa curiosidade deles na natureza para poder sobreviver. Acontece que a curiosidade precisa de uma certa dose de coragem também, pois ao investigar eles não sabem o que podem encontrar, ou seja, ou eles podem descobrir algo muito útil, ou podem estar arriscando a vida. Podemos citar como exemplo um pássaro que de tanta curiosidade resolve experimentar uma fruta nova, essa fruta pode ser um novo alimento delicioso, ou algo tóxico para ele. Dentro de todos os animais, alguns tendem a ser mais curiosos que os outros, na lista estão os cachorros, os primatas e os ratos.

O que Pensam os Cachorros?

Cachorro Curioso
Cachorro Curioso

Muita gente tem dúvidas sobre os pensamentos dos cães, o que eles pensam quando vêem um animal diferente ou porque estão correndo atrás de sua própria cauda? Para facilitar o que se passa na mente desses cães tão curiosos, alguns cientistas estão desenvolvendo um aparelho capaz de ler a mente deles.

O aparelho adotado é o mesmo utilizado para ressonância magnética de humanos e animais, portanto extremamente seguro. O exame serve para reconhecer algumas atividades do cérebro do animal.

Eles estimulam o cérebro do animal a reagir a uma ameaça, a reação então é gravada pelo aparelho. Sempre que o cão tiver essa reação, o aparelho vai identificar.

O único problema é que ela faz muito barulho, que irrita os humanos e pode assustar os cães, para isso eles precisam ser treinados para não se assustarem, e parecem estar indo muito bem.

Quais Animais São Curiosos?

Cães Curiosos

Podemos observar no dia a dia a curiosidade de nossos caninos, querem saber tudo o que está acontecendo ao redor. Quando ainda filhotes são ainda mais curiosos, saem cheirando e olhando para cada canto da casa. Faz parte do instinto do cachorro essa curiosidade, ele quer desbravar todos os cômodos de cada casa para identificar esconderijos seguros e até por onde fugir caso seja necessário.

Gatos Curiosos

Quem tem um gato em casa sabe muito bem do que estamos falando, não é à toa que existe a famosa expressão “ A curiosidade matou o gato”, não é verdade? Isso também é instinto desses animais, eles querem saber tudo o que está acontecendo ao redor deles, se algo cai no chão logo aparecem para saber o que aconteceu, quando você chega com os sacos do supermercado fazendo barulho  querem saber o que você trouxe. A natureza desse felino é realmente de querer investigar tudo. Assim como os cães, eles também são muitos curiosos, e isso é uma característica de animais inteligentes, assim como os golfinhos e os primatas. É bem fácil de perceber um gato curioso, eles não se contém. Assim como os humanos, esses animais utilizam de todos os seus sentidos para sentir o mundo. É muito fácil identificar um gato curioso, pois eles se portam e se movimentam de forma interessante, bem parecido com nós quando estamos prestando atenção em alguma coisa. O comportamento desse felino nesses casos é bem similar a nossa, quando algum barulho diferente ou algo diferente chega ele vai lá correndo ver o que é, parece muito quando uma criança está curiosa com algo.  Quando algo diferente chama a atenção desse animal ele vai voltar o seu olhar para ele, esticando o pescoço sem cerimônias em direção a situação ou objeto, fica estático e focado só vendo e ouvindo

Animais Curiosos São Inteligentes

Sim, curiosidade é uma demonstração de inteligência, assim como outras capacidade cognitivas como ter boa memória e não repetir os mesmos erros. Isso está ligado à evolução desses animais, ao longo do tempo apenas os inteligentes sobreviveram. Um animal que é inteligente consegue entender o que se passa ao redor dele e é capaz de prever o que pode acontecer. A melhor forma de conseguir isso é ficar atento a tudo que acontece à sua volta, só assim ele vai saber onde encontrar comigo, onde fica seus inimigos e onde se esconder caso seja preciso.

Por exemplo, os gatos que vivem na natureza são caçadores e, sozinho, estão sempre disputando entre si comida e território. Eles utilizam de seus sentidos para se comunicarem, como cheiro, sinais sonoros e olhares.

É importante entender esse tipo de comunicação, pois dessa forma eles conseguem se livrar de possíveis ameaças. Utilizando os seus sentidos eles conseguem proteger seu território, proteger a sua integridade física também.

São animais carnívoros, para isso precisam caçar, e quando não tem presa por ali precisam ir buscar em outro lugar. Para isso precisam conhecer muito bem o local antes de ficar por ali, para isso precisam conhecer cada canto, pois é extinto de sobrevivência.

Mesmo depois de anos sendo domesticados, esses felinos ainda trazem consigo essas técnicas selvagens, e por isso eles precisam entender tudo que acontece dentro de casa. Pode reparar, trocar os móveis de lugar por exemplo, eles já vão ficar desconfiados e tentar entender o que está acontecendo.

Sabemos que alguns outros animais também apresentam curiosidade quando chegam em um lugar diferente, mas basta uma volta para ficarem satisfeitos. Já os bichanos não importam quantos anos ele mora no mesmo lugar, qualquer coisa diferente vai aguçar sua curiosidade. Ele precisa saber de tudo que acontece, qualquer mudança ele precisa entender o motivo, o que houve e o que ele precisa fazer depois disso.

A curiosidade desses animais é natural, mas sempre feita com muito cuidado. Quando ele está interessado em algo, geralmente olha de longe, estica o pescoço mas não chega perto enquanto não tiver certeza que é seguro. O medo protege o animal de se colocar em risco, a curiosidade é uma questão de sobrevivência para todos os animais.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.