Home / Animais / Por Que os Cachorros Gostam de Morder?

Por Que os Cachorros Gostam de Morder?

Você sabe por que os cachorros gostam de morder? Eles são amigos, tão amorosos que podem, vez ou outra, dar mordidas de amor. Você acha que é fofo, e eles nunca o machucam. Pelo contrário, recebem muitos carinhos quando fazem isso.

Realmente esses pets gostam de morder e, na maioria das vezes, não é por mal. Mas é importante entender os motivos e se há riscos de machucar as pessoas acidentalmente.

No artigo abaixo, as mais importantes informações estarão disponíveis. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas acerca do assunto.

Por Que os Cachorros Gostam de Morder?

Grande ou pequeno, macho ou fêmea, jovem ou velho, qualquer cão pode morder. Até o animal de estimação mais fofinho é capaz de tal ação se for provocado para isso.

Os pets mordem como uma reação a alguma coisa. Se ele se encontra em uma situação estressante, pode morder para se defender ou a seu território. Os animais podem mordiscar por estarem assustados ou por se sentirem ameaçados. Entre os outros motivos relevantes podem estar a proteção a algo valioso, como brinquedos ou comida.

Assim, o por que os cachorros gostam de morder pode não ser por prazer. Os cães, às vezes, não estão se sentindo bem. Eles podem estar doentes ou doloridos devido a ferimentos.

Cachorros Mordendo
Cachorro Mordendo

Os animais também podem mordiscar durante uma brincadeira. Mesmo que beliscar possa ser divertido para o animal, é capaz de ser perigoso para as pessoas. É uma boa ideia evitar lutar ou brincar de cabo de guerra com seu pet. Esses tipos de atividades podem deixa-lo excessivamente excitado, o que pode levar a um mordidão daqueles.

A socialização é uma boa maneira de ajudar a impedir que seu cão tenha essa atitude. O por que os cachorros gostam de morder não pode ser resumido em poucos itens. Assim, socializar seu animal de estimação ajudará a se sentir à vontade em diferentes situações.

Ao apresentar seu pet a pessoas e outros animais enquanto ele é um filhote, ele passará a ficar mais confortável à medida que envelhecer. Também é importante usar uma coleira em público para garantir que você seja capaz de controla-lo.

A Raiz do Comportamento

É possível entender que os filhotes usam a boca como uma maneira padrão de explorar. Tudo é novo para eles, e beliscar objetos, pessoas e outros cães é uma maneira instintiva de se familiarizar com um mundo muito novo.

Geralmente, a mãe ensina seus filhotes a controlar a mordida, mas às vezes eles são colocados em novos lares muito cedo. Assim, não aprendem essa lição poderosa.

Isso pode levar os tutores a entender por que os cachorros gostam de morder quando são mais velhos. Eles podem nunca ter aprendido com a mãe como controlar esse impulso.

Os cães também mordiscam quando desejam atenção. Eles não têm voz, portanto, imaginam que uma mordida de amor pode encorajá-lo a oferecer o alimento que desejam.

Os pets também podem morder suavemente um ser humano porque gostam do sabor da pele salgada. Às vezes, o resíduo ou cheiro de comida também fica presente aguçando o ato.

Mordidas de Amor em Cães Mais Velhos

Por que os cachorros gostam de morder? Por amor, em especial, nos pets mais velhos. Essa é uma maneira de demonstrar afeto e é equivalente a dar um abraço em alguém querido.

Alguns animais têm dificuldade em diferenciar a força de suas mordidas lúdicas. Assim, embora não intencionais, as mordidas de amor podem acabar machucando outros bichos ou até você.

De acordo com várias pesquisas das associações veterinárias, os cães acham divertido brincar de morder coisas e humanos. Contudo, isso pode se tornar muito perigoso. A recomendação é que se evite a luta ou se puxe o membro quando o mal acontecer.

Alguns proprietários também incentivam as mordidinhas brincalhonas de seus cães, acariciando-os ou dando-lhes atenção positiva. Em outras palavras, faça, mas tenha cuidado para não se sair prejudicado.

Quando se Morde Outros Animais

Muitas mordidas divertidas que os pets dão em seus amigos animais são por brincadeira. Por exemplo, é comum que os cães ofereçam a boca um ao outro, e também que se mordam no pescoço um do outro se estiverem na mesma matilha.

Mas, sabendo por que os cachorros gostam de morder e se isso for em excesso, o ato torna-se irritante, causando conflitos. Os cães também não devem ser encorajados a continuar mordiscando os amigos que estiverem com dor.

Também é importante que os proprietários reconheçam o comportamento de seu cão. Um cão brincalhão que oferece mordidinhas ao outro, tem os músculos faciais relaxados. Enquanto um pet agressivo tenderá a ficar nervoso, rosnar e até cerrar os dentes.

Cachorros Mordendo um ao Outro
Cachorros Mordendo um ao Outro

O Incentivo e a Punição

Com os filhotes, é crucial que os tutores recompensem mordidas divertidas e punem as mordidas dolorosas. Os filhotes podem demorar um pouco para aprender a brincar, e devem recuar se o outro animal ou pessoa reagir negativamente.

Eles ainda estão ganhando força e, com reforço positivo para as brincadeiras apropriadas, seus pets devem permanecer no controle. Por uma questão de segurança, você deve desencorajá-los a oferecer essas mordidas de amor aos seres humanos, pois basta um acidente para causar uma tragédia.

Outras Soluções e Considerações

Você está entendendo melhor sobre por que os cachorros gostam de morder, não? Fique atento, pois os estreitamentos de amor de cães adultos são mais preocupantes do que os de filhotes. Isso pelo fato dos adultos terem dentes mais afiados e mais força do que os pequenos.

Os cães adultos também não são tão sensíveis quanto os filhotes, são mais difíceis de controlar e geralmente maiores. Por isso é essencial que os proprietários os ensine com cuidado.

Você pode fazer isso, começando por si mesmo. Ignore quando as mordidas forem excessivas. Não dê atenção e não incentive a atitude. O pet pode até emitir um som de choramingar. Parece engraçado, mas não ceda.

Cachorros Mordendo com Carinho
Cachorro Mordendo com Carinho

Além disso, faça um esforço, se puder, para treinar os filhotes desde que os adquira. Ofereça-lhes brinquedos para mastigar e reforço positivo para não morder outros animais e pessoas. Seja especialmente vigilante quando seu filhote estiver perto de crianças. Isso definirá um comportamento seguro no futuro.

Entender por que os cachorros gostam de morder é essencial para que não ocorram acidentes. Preste sempre atenção nos sinais e nos excessos!

Veja também

Qual a Diferença Entre Jaguatirica e Gato do Mato?

Jaguatirica: O Que São? A jaguatirica é o terceiro maior mamífero do continente americano. Fica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *